Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

O ocaso das escolas tradicionais de São Luís…

Colégios que formaram gerações, Maristas, Batista, Sta Teresa e Dom Bosco mantêm tendência de queda na avaliação do Enen; Reino Infantil ainda é a melhor escola de São Luís

 

O novo ranking do Enem para as escolas brasileiras traz uma dura realidade para o ensino no Maranhão – público ou privado: a melhor escola do estado, o Reino Infantil, ocupa apenas a 234ª posição nacional.

Ainda assim, é a melhor opção, apesar do ensino estritamente católico e do rigor conservador na hierarquia e disciplina.

Mas a realidade do Maranhão parece ainda mais cruel com tradicionais escolas do ensino privado, como Maristas, Batista, Dom Bosco e Santa Teresa, que vêm perdendo espaço ano após ano na formação da juventude de São Luís.

O Batista, ligado à igreja de mesmo nome, por exemplo, é hoje apenas o 23° colocado entre as escolas avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Outro colégio histórico, como o Maristas, é o 15º colocado.

O Dom Bosco, por sua vez, vem perdendo espaço ano após ano, e hoje é a 5ª colocada.

Estas escolas tradicionais estão sendo substituídas por outras, mas novas e com métodos mais avançados e modernos de ensino, a exemplo do Educallis (2° colocado); Upaon-Açu (4°) e Literato (6°).

Em épocas de matrículas escolares, é importante avaliar o ranking do Enem para decidir o que espera do filho.

Se alguém formado para vida ou se máquinas de passar em vestibular.

A escolha ainda é dos pais

Sair da versão mobile