23

Uma sinuca para Flávio Dino…

Governador tem que optar entre duas possibilidades: eliminar uma secretária que ele mesmo não conhecia e que foi taxada de sarneysista ou destruir o discurso de perseguida da deputada Eliziane Gama

 

Primeira crise no governo Dino: o que fazer?!?

Primeira crise no governo Dino: o que fazer?!?

A crise gerada na Secretaria de Cultura pela demissão do adjunto Gledson Brito estabeleceu uma prova de fogo para o poder de discernimento político do governador Flávio Dino (PCdoB).

O comunista tem que optar agora por apenas um de dois projetos; e cada um com sua carga própria de desgaste político.

A secretária Ester Marques chegou ao governo desconhecida pelo próprio governador, que admitiu em solenidade pública tê-la conhecido naquele momento. (Leia aqui)

E só depois da divulgação do seu nome soube-se tratar de uma indicação da deputada Eliziane Gama (PPS).

Ocorre que, desde o início, Ester foi apontada como sarneysista por aliados do próprio governador, o que a forçou a criticar o governo Roseana Sarney (PMDB) – ao qual prestou serviço – e a forçar uma aproximação pessoal com Dino. (Relembre aqui)

Se demitir a secretária a pedido de Eliziane, o governador livra-se de um dos fantasmas do sarneysismo em seu governo, mas gera desgaste pessoal ao mudar um secretário com menos de um mês de mandato.

Por outro lado, a deputada Eliziane Gama é vista pela mídia – inclusive a parte aliada a Flávio Dino – como uma vítima do “projeto da mudança”. Ela sempre foi “esnobada” pelo governador, vista como alguém que não tem grupo e que abre mão de seus projetos diante da primeira pressão.

E a própria Eliziane ressente-se de que já fez mais pelo grupo de Flávio Dino do que o grupo por ela.

Entregar-lhe a cabeça de Ester Marques, agora, seria uma declaração do governador de que respeita a deputada e reconhece a sua importância política no contexto do grupo.

Mas ele sabe que isso fortaleceria o projeto eleitoral de Eliziane, que se contrapõe ao do seu principal aliado, o prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

Qualquer decisão tomada por Flávio Dino gerará desgastes e este é um processo natural da administração pública e do exercício do poder.

E só ele decide com quem – e em que grau – quer se desgastar…

Marco Aurélio D'Eça

23 Comments

  1. Acho que o Flavio Dino tem que ficar é com Eliziane que sofreu com ele, fez campanha com ele. Esses Sarneyzadas e seus agregados nunca serão Flavio Dino. Isso já é a raiz da maldição que quer malditar o nosso governador com brigas entre um aliado do Flavio com uma ou ex do Sarneys

  2. Matheus, acorda. Ester não conhece nada, nem o banheiro da SECMA. Quando esteve lá, ia só rapidamente e nada fazia. Acorda, Alice!
    Não vejo desgaste em mandar essa pessoa barraqueira embora. Ele a nomeou sem ao menos conhecê-la. Que culpa ele tem se ela fez besteira? Não é desgaste, não. Tem que se livrar desses fantasmas do Grupo Sarney, renovar todo o quadro da Secma e investir pesado na Cultura.
    Chega de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro. Fora, Ester! Já!

  3. Os comentaristas de plantão lembram bem os críticos literários que comentam livros pelas suas orelhas (as dos livros!)…

  4. Nós, artistas, não queremos na Secretaria alguém que não nos represente. Foram feitas muitas reuniões anteriores à eleição e o nome que nós escolhemos foi outro. Caso nosso querido governador não esteja a par, nós escolhemos Joãozinho Ribeiro para a secretaria de cultura e, até hoje, não sabemos o motivo pelo qual ele não está no cargo. As questões políticas nós conhecemos muito bem. Agora, nós artistas, queremos saber quando vamos ser ouvidos neste governo. Já é tempo!

  5. Realmente com relação ao povo sarneysista da cultura o fato é gritante e ninguém sabe a razão. São pessoas tão ligadas à família Sarney que eles mesmos se surpreenderam de ter permanecido. Olga Simão deve ter negociado pessoalmente com Este Marques e devem ser pessoas muito leais ao grupo Sarney, uma forma de estar por dentro de todas as ações antes mesmo delas acontecerem. O Governador deverá ter muito cuidado ao assinar estas nomeações

  6. É triste ver o nosso Maranhão jogado as cobras mesmo, de uma lado o prefeito fantasma do outro um governador que parece uma criança comendo bombom pela primeira vez… Edivaldo não vai se reeleger pode ter certeza e Flavio Dino que se cuide… Mil vezes João Castelo prefeito e Roseana Governadora sem puxar saco claro, apenas coerente.

  7. Gledson foi exonerado? Mas onde está o ato de exoneração que eu não vi em lugar nenhum. O próprio Gledson já desmentiu a notícia…

    Resp.: Já?!? Onde ele desmentiu?!?

  8. Tanto Ester Marques quanto Eliziane estão cometendo equívocos seríssimos. Ester Marques pelo pacto diabólico feito entre ela e o grupo Sarney, leia-se Olga Simão, pacto este que a submeteu a manter inúmeros Sarneysistas para vigiarem a Secretaria de Cultura e eles estão escondidos na Secretaria de Cultura em vários setores e seria muito fácil identifica-los basta a seguinte pergunta: quem acompanhou Olga Simão em todas as outras Secretarias que esteve, tais como Educação, Casa Civil, Ciência e Tecnologia e agora por último Cultura. Quem são as pessoas que não fazem parte do quadro efetivo da SEcretaria de Cultura, mas caíram de paraquedas durante o Governo de Roseana, inclusive para comandar Órgãos pertencentes à Secretaria de Cultura de grande notoriedade. Onde estão escondidas estas pessoas? em que setores? e qual importante Órgão pertencente à Secma elas chefiam? Estão por toda parte e é preciso ter muito esperteza para localizá-los, não somente na sede quanto nos órgãos.
    Quanto a Eliziane Gama, esta quer fazer da SECMA cabide de emprego e trampolim para sua candidatura, as pessoas por ela colocadas não tem o mínimo perfil técnico para exercer as funções a eles atribuídas.

  9. gente, é lamentável tudo isso, vejo que ninguém bota acima de tudo a nossa cultura. Como sempre a cultura é jogada para o escanteio. precisamos de um gestor, capacitado e isso Ster tá preparada, independente de tudo. A nossa cultura não tá resumida só em show evangélico. Políticos com determinadas religião tá me preocupando muito.

  10. Adamastor cruz tu tà falando é merda pra papista, como que ninguém ouve as duas maiores rádios evangélicas do estado do Maranhão a FM Esperança 100.9 e Rádio 92.3 procure se informar melhor abençoado tu só deu essa declaração porque só tu que nunca escutou.
    Jesus te ama e procure ouvir a palavra de Deus através dessas rádios que Deus te abençoe.

  11. A secretaria Ester é conhecedora da secretaria para qual nomeada ,a Deputada vai usar o gogó agora em Brasília lá tem prata cheio pedofilia,violência contra a mulher ,defesa dos direitos humanos todos prato cheio para se manter em evidência coisa que ela gosta muitoooo

  12. EDIVALDO NAO CONSERTA NEM AS PROXIMIDADES DA RUA DELE.E QUER GANHAR ELEICAO
    VAI SER UMA DERROTA COM CERTEZA,VOTO EM QUALQUER UM MENOS NESSE INCOMPETENTE

  13. o Luiz Francisco, talvez não sabe, mas, quem não tolera a deputada no PPS, são os que tão comendo no prato do prefeito Edvaldo.

  14. O governador não é tolo ele vai contemporizar a crise tirar Ester após o carnaval e manter o grupo assim ele se mantém incólume e bem com o povo e melhor ainda com segmento evangélico

  15. Marco, nesse momento Flávio Dino não deve decidir pensando em 2016. A chamada dessa notícia que remete a confusão do seu raciocínio. Se o momento da campanha para governo, ele contou com Eliziane e pediu apoio, porque ele tem que pesar as decisões de Prefeito?

  16. O que se deve considerar é a capacidade, a competência que alguém tem para exercer um cargo(público ou privado) e isso, a professora Esther já demonstrou por onde passou, não se deve rifar uma pessoa só porque ela trabalhou no governo passado.Se tem competência é bom para a administração pública.

  17. O melhor a fazer é exonerar Ester Marques, ela não é liderança política, não tem voto, não ameaça a reeleição do prefeito Edvaldo e já chegou desgastada mesmo antes de assumir o cargo. Creio que se o Governador agir assim mostrará a Eliziane que ela tem voz no grupo, e que a relação política entre ambos é uma relação de mão dupla. Flávio Dino sabe que o perigo do fracasso de Edvaldo mora perto e chama-se Eliziane Gama. Mais inteligente seria ceder e tentar com ela uma composição, visando eleições futuras, visto que querendo ou não, Eliziane é uma grande liderança.

  18. Marco, além do contexto que você destaca, há a questão relacionada ao que exatamente Eliziane está disposta a assumir dentro do governo dinista. Ou assume sua condição de aliada do grupo, ou se declara independente e assim oposição. Quando ao adjunto exonerado, consta que é historiador de carreira do Estado, um técnico em potencial e aliado de primeira de Eliziane. Resta esperar.

  19. Marco Deça, tem um detalhe que não coloquei no comentário anterior. Justiça se lhe faça, Humberto de Maracanã tinha como um dos grandes amigos o empresário Jorge Murad. Este frequentava sua casa no Maracanã. Ambos passavam tardes e manhãs conversando na “roça de milho” que Humberto tinha. E Jorge Murad fez muito por Humberto, dona Lina, Maria de Itapera e Maria dos Peitões, suas três mulheres.

  20. Blogueiro Marco Aurélio deça, ao que parece, vc já tem anos de estrada. Eliziane Gama se diz radialista e fazia programa em uma dessas rádio evangélicas que ninguém ouve. Mas, fora isso, vc conhecia a nobre parlamentar? Conseguiu se eleger deputada estadual e, como vc sabe, cooptou alguns colegas. Não se pode negar que tem uma boa assessoria e agora chega à Câmara Federal. Mas, será que por ter um mandato ela é dona da Secretaria de Estado da Cultura? O cargo é do governador e pronto. Flávio Dino deve logo fazer um “raspa” nessa pasta e pronto. Tem que atender aos grupos culturais. Quem esteve no velório do cantador Humberto de Maracanã, por exemplo, viu um governador perdido e uma secretária de Cultura idem. Não conhecia ninguém pela simples razão de não frequentar os barracões das brincadeiras. Só não foi constrangedor a presença do governador Dino e da secretária Ester no Maracanã por conta dos puxa-sacos. Por aí vc, Marco Deça, pode ver que a escolha da professora Ester Marques por indicação de Eliane Gama foi um tremendo equívoco. Corrigindo agora, não sofrerá nenhum desgaste. Basta escolher uma pessoa identificada com a área. Simples assim, como vc diz.

  21. Sobre a decisão que o governador tem que tomar, primeiramente ele deve sentar com Eliziane Gama e juntos possam decidir sem pena a situação que o governo quer para a sua imagem. O povo vai decidir em 2016 quem ele quer para a prefeitura. Ninguém transfere votos, então Flávio Dino, mesmo atrelando a sua imagem à de Edivaldo Holanda, não terá sucesso. Já é público e notório o desgaste de Holandinha. Flávio Dino, o povo quis e quer mudanças e quem estava do seu lado era Eliziane Gama, pense nisso.

    Resp.: Está confuso seu raciocínio. Se você diz que o povo não quer mais Holandinha. E diz que, mesmo colando sua imagem à de Holandinha, Flávio Dino não terá sucesso. Diante disso, por que Eliziane precisa conversações Flávio? Não é melhor deixar ele com Holandinha e derrotar os dois em 2016, já que você mesmo diz que eles não terão sucesso?

  22. No PPS ninguém tolera Eliziane, ela não tem grupo !

    Resp.: É o que parece

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *