16

O Maranhão em Brasília…

Com a aposentadoria do senador José Sarney e a ascensão de um governo sem relação no Palácio do Planalto, o Maranhão fica sem interlocutor na capital federal; e sem prestígio para reivindicações

 

jose-sarney_senadoO senador José Sarney (PMDB) deixará o Senado, oficialmente, a partir do dia 1° de fevereiro, quando tomam posse os novos parlamentares eleitos em outubro. Como se sabe, Sarney e sua filha, Roseana, decidiram não mais disputar eleições no Maranhão, e deixam a vida pública partir do fim dos seus mandatos.

Roseana se aposentou em dezembro, quando renunciou ao governo.

Sarney encerra seu mandato em 31 de janeiro.

A partir da aposentadoria do ex-presidente da República – quatro vezes presidente do Congresso e um dos políticos mais influentes do Brasil nos últimos 50 anos – o Maranhão perde a referência política em âmbito nacional.

Tanto que perdeu, inclusive, os dois representantes no ministério da presidente Dilma Rousseff (PT), que manteve desde 2006.

E acaba de perder, também, a refinaria de Bacabeira.

Leia também:

Flávio Dino sem acesso a Dilma…

O antes e o depois de Sarney no Maranhão…

O novo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), apesar de uma carreira importante como juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur, com fortes contatos em Brasília, não demonstrou cacife suficiente para emplacar aliados maranhenses no ministério.

Dino, aliás, não tem, sequer, interlocutor no governo Dilma.

Dos deputados federais que passarão a compor a bancada maranhense, poucos têm relações mais próximas no Palácio do Planalto.

Destaca-se neste ponto Zé Carlos da Caixa (PT), que tenta atingir um raio de influência no Ministério das Cidades. O suplente Cláudio Trinchão (PSD) assumirá cargo de segundo escalão no mesmo ministério.

Mas é só.

E assim, o Maranhão no pós-Sarney continuará representado em Brasília.

Mas sem a mesma influência que tinha até 2014….

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Desde quando Jose Sarneu reivindicou melhorias pro nosso Estado? não utilizou seu prestigiu pra nada que melhorasse o Maranhao!

  2. Santa Paciência!!!! quem defende família Sarney ou é da família ou é beneficiado pela sua corja.
    Essa família desgraçou o Maranhão e suas famílias por décadas. Já vão tarde, por mim morreriam em eterna desgraça.

  3. MEU DEUS, ATÉ QUE EM FIM. ACABOU A RAIRAGEM DO MARANHÃO, O VELHO TRAÍA SAI DA POLÍTICA, AGORA SÓ RESTA ELE SAIR DA VIDA, AH, EU IRIA SAIR DAQUI PARA SOLTAR FOGUETES EM CADA BAIRRO DE SÃO LUIS, ORA SE IA.

  4. Que prestígio é esse? Foi presidente da república e nós hoje em dia somos piores que o Piauí.

  5. Por esse prestígio que o Maranhão chegou onde chegou. Fatiamento dos recursos públicos entre amigos e parentes, propinas correndo solta em todas as esferas do governo (vide caso Constran), projetos eleitoreiros como: polo de confecções de Rosário, Refinaria premio e tantos outros engôdos, Marco, que daria paginas e páginas. Pergunta que não quer calar: por que, com todo o prestígio que gozou o Maranhão na era Sarney, o estado está no rabo da fila do desenvolvimento entres os estados brasileiros??

  6. E o que foi mesmo que tivemos ao longo desses 50 anos com todo esse prestígio de Sarney? Nada! Até a tal refinaria que seria a nossa redenção foi cancelada. Me poupe.

  7. O engodo da refinaria mostrou que Sarney não tinha prestígio algum. Isso é só mais uma invenção que faz com que os bestas daqui acreditem nessa lorota toda.

  8. Grande influência! A empresa onde trabalho teve que absorver um senhor de 50 anos que só sabe escrever o nome, é analfabeto. Culpe dele? Não! Culpa de um estado que acha bonito seu povo analfabeto. Há 50 ano Dino não era governador, mas o grupo sarney era?

  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Essa piada é ótima…. Pratígio???? KKKKKKKKKKKKKKK

  10. Desde quando Dilma é intima de Sarney ??? ela veio aqui fazer campanha pra Edinho 30 por acaso ???

  11. Te desapega dessa paixão Marquinho.
    Um cara inteligente como vc ainda fica dando importância pra essa família que nunca pensou no bem do maranhão.

  12. Do que adiantou toda essa influência em 50 anos? O que de bom esses ministérios trouxeram de fato para o nosso estado? Sermos o pior estado da federação em indicadores sociais… Pra mim já vai tarde. Os Sarneys podem até fazer falta para alguém. Mas te garanto que para o Maranhão não é…

  13. Sarney prestigio? kkkkkk olha a refinaria de Bacabeira, o maior estelionato eleitoral do Maranhão, prestigio esse povo só tem com quadrilhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *