Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Ex-secretário de Meio Ambiente denuncia Petrobras ao Ministério Público…

Washington Rio Branco quer que seja exigida da empresa petroleira, diante do abandono do projeto de refinaria, a recuperação ambiental da área desmatada em Bacabeira

 

O professor e ambientalista Washington Rio Branco, ex-secretário de Meio Ambiente, protocolou, semana passada, representações na Procuradoria-Geral de Justiça e na Procuradoria regional da República contra a Petrobras, que anunciou o abandono do projeto

Rio Branco no Ministério Público

de construção da refinaria Premium, de Bacabeira.

Rio Branco foi responsável pelas licenças ambientais para execução do projeto, mas entende que, diante do abandono, cabe à empresa a recuperação da área.

Em sua representação, o ex-secretário solicita do Ministério Público que seja criada força-tarefa para analisar eventuais danos ambientais pelo abandono da obra, e exigir da Petrobras a reparação destes danos.

Terreno da refinaria: de quem é a responsabilidade?

– Uma coisa é o projeto pronto, com todas as exigências legais para que o meio ambiente seja respeitado. Outra coisa é uma área abandonada, sem trabalho algum em favor do meio ambiente. A Petrobras tem obrigação de reparar o estado e, principalmente, o povo de Bacabeira – frisou Washington Rio Branco.

O ambientalista é a primeira autoridade maranhense a agir de forma prática contra a decisão da Petrobras.

– A área foi doada à Petrobras cumprindo todas as exigências legais da parceira para a construção da refinaria. Abandoná-la sem mais nem menos também constitui crime ambiental – concluiu.

Nem a Procuradoria de justiça, nem a procuradoria da República se manifestaram até agora sobre a representação de Washington Rio Branco.

Sair da versão mobile