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Custos dos novos ônibus devem gerar aumento de passagem em SL…

Gasto mensal com financiamento e combustível chegará a R$ 3,7 milhões, e deve aumentar a partir do próximo mês, com a desoneração da folha de pagamentos e o reajuste anual dos trabalhadores dos transportes. Resultado: é quase impossível que a Prefeitura de São Luís resista a uma nova tarifa

 

ônibus apresentados como novos por Holandinha, em 20 de fevereiro

Os ônibus estão aí: quem vai pagar a conta?

As empresas de Transporte Coletivo de São Luís terão os seus custos aumentados em mais R$ 3,7 milhões ao mês com a compra dos novos 124 ônibus, anunciados mês passados pela Prefeitura de São Luís.

São R$ 2,7 milhões apenas com pagamento das parcelas do financiamento. Outros R$ 1 milhão representam o gasto com combustível.

E este custo pode aumentar ainda mais com a decisão do governo Dilma Rousseff (PT) de desonerar a folha de pagamento e com o inevitável reajuste salarial da categoria, na data-base de maio.

As empresas já arcam com um déficit mensal de cerca de R$ 9 milhões;

E para amenizar este buraco nas contas das empresas não há saída para o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a não ser o aumento de passagem.

E o usuário vai ter que pagar a conta…

Marco Aurélio D'Eça

11 Comments

  1. SÓ CEGO NÃO VÊ. COMO É QUE ESSES EMPRESÁRIOS ESTÃO INVESTINDO EM SUAS FROTAS EM VÉSPERA DE UMA GRANDE LICITAÇÃO? NESSE MATO TEM COELHO. POUCOS DIAS ESTAVA OUVINDO EM UMA RÁDIO LOCAL UMA ENTREVISTA COM O VEREADOR IVALDO RODRIGUES, ONDE ELE VALOU QUE AS EMPRESAS QUE ESTÃO HOJE PRESTANDO ESSE SERVIÇO À POPULAÇÃO ELAS TEM CERTAS VANTAGEM NO PROCESSO DE LICITAÇÃO. ISSO É UM VERDADEIRO ABSURDO, NÃO EXISTE FAVORECIMENTO DENTRO DA LEI 8.666/93. É BOM A POPULAÇÃO FICAR DE OLHO NESSA LICITAÇÃO. ETA MARANHÃO DE MEU DEUS, SERÁ QUE AINDA TEM JEITO?

  2. MARCOS, ESSE PREFEITO EDIVALDO SÓ PODE TER O RABO PRESO COM OS DONOS DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS. ELES PAGAM 1% DO IMPOSTO ISS, QUE É CONTRA A LEI. EM QUANTO, AS OUTRAS EMPRESAS PAGAM 5% DE ISS. É MOLE?

  3. Marco as passagens não podem aumentar pois a SET com sua esperteza implantou a biometria facial em alguns ônibus e estão deixando vários usuários comas carteiras de estudante bloqueadas por um mês, obrigando os estudantes a pagarem uma passagem inteira, faça uma matéria investigativa sobre isso, esse programa que implantaram não consegue reconhecer os usuários de maneira correta.

  4. O defict das empresas era exatamente por conta de gente que entrava sem pagar ou  usava carteira de outra pessoa pra pagar meia passagem. La no Bacanga eles começaram a testar biometria nos onibus exatamente pra combater isso. E vou te dizer uma coisa; empresario tem é que arcar por que empresario de transporte publico nao pensa em ninguem, so no bolso deles.

  5. Bom, mas ai  se o Governo Dilma resolver  fazer esse reajuste salarial da categoria, a culpa nao é da prefeitura, a culpa É DO PT!

  6. Que eu saiba, quem vai arcar com o deficit são os empresarios, ate por que  eles é que gostam de transferir os problemas da categoria para a prefeitura. Empresario de transporte publico é tudo uma raça de sanguessuga. Ainda que a gestao tente oferecer um serviço melhor , os empresarios é que atrapalham tudo.

  7. Meio dificil ja sair afirmando um aumento. Ate por que empresas antigas que atuavam em sao luis nao entram nessa licitação nova. Então todo mundo que passar na licitação é por que estará com as contas em dia, sem  que qualquer aumento seja repassado a população.

  8. Marco,a maioria desses ônibus NÃO são novos, alguns deles foram submetidos a um Retrofit ( vulgarmente conhecido como GUARIBADA) e foram apresentados com pompas circenses aos otári…, ops, povo, como novos. Mais um engodo em nome da “renovação”.

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