3

A lição das manifestações…

imagem

O governo e a oposição ouviram as ruas?

No Planalto, prevalece a visão, expressa pelo ministro Miguel Rossetto, no domingo, de que o protesto foi do eleitor que não tinha votado na presidente.

No PSDB, muitas vozes repetem que a defesa da reforma política e do combate à corrupção não atende a ira social.

Na Fiesp, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, resumiu: “Não ouvi nenhum apelo pela reforma política nos protestos”.

Da coluna Panorama Político, de O Globo, com ilustração do blog

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Claro, o PSDB não quer a reforma politica e o fim do financiamento privado de campanha. Simples assim!!!

  2. O que assistimos nessas manifestações, foi o cumprimento do pacto social. As pessoas têm que respeitar as regras que elas próprias estabeleceram para viver em sociedade. Essas regras são as leis. Se a lei não é boa, lute-se para modificá-la, mas sempre dentro da lei, nunca fora.
    Essa foi a principal diferença entre as duas manifestações havidas no fim de semana. Na sexta, houve uma manifestação pela indulgência. Uma manifestação artificial, convocada por entidades desgastadas (PT) e, por isso mesmo, amorfa. No domingo foi uma manifestação espontânea, articulada através do novo canal de voz da população, que são as redes sociais. (jamais pelo PSDB). Essa manifestação autêntica, e muito maior do que a de sexta, pela punição.
    É do que o Brasil precisa. Punição. Não vingança. Não essas bolsonarices de “cometeu crime, tem que sofrer”. Não: punição justa.
    Hoje, o Brasil precisa mais de presídios do que de universidades. Bons presídios, espaçosos, limpos e bem equipados. Para que esses que tentam se esconder atrás da cortina de fumaça da reforma política vivam em conforto e dignidade. Por muitos e muitos anos.

  3. SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO, OS MEUS IDEAIS E MINHAS CONVICÇÕES ME DIZEM: SOLTE A VOZ EM DEFESA DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS E DO POVO BRASILEIRO, NÃO SEJA ALIENADO.

    Há 30 anos de um presidente civil da nossa república brasileira.

    EU TINHA 17 DE IDADE, AJUDAVA MEUS PAIS NA PESCA DE CAMARÃO EM UMA ILHA QUE FEZ PARTE DE MINHA INFÂNCIA E DE MINHA ADOLESCÊNCIA E QUE NÃO FOI DIFERENTE NA VIDA DE MEUS PAIS E DE MEUS IRMÃOS. ESSA ILHA É TUBARÃO QUE FICA NO LITORAL DO ESTADO NAS PROXIMIDADES DE PRIMEIRA CRUZ E HUMBERTO DE CAMPOS. QUE SAUDADES DAQUELE TEMPO DE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA!!! AS ILHAS DE TUBARÃO E SARLAMBI ERAM OS PRINCIPAIS PONTOS DE PESCA DE MEU PAIZÃO HOJE JÁ FALECIDO.

    EU ACOMPANHAVA MEUS IRMÃOS E ELE, PESCÁVAMOS DURANTE O DIA E TAMBÉM A NOITE, AS VEZES ÍAMOS EM CARRAPATAL MINHA TERRA NATAL, E SEMPRE IRÍAMOS EM JURUCUTOCA, MUCUNAMDIBA, PAULINA, PRAIA DO GAPÓ, PRAINHA, GALINHA E ENFIM, NAS OPORTUNIDADES EM QUE TÍNHAMOS, EU NÃO DEIXAVA DE IR, APESAR DE NÃO SER PERMANENTE EM FUNÇÃO DOS ESTUDOS. FOI UM TEMPO MUITO BOM TANTO QUE TENHO MUITAS SAUDADES DE MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA…. NAQUELA ÉPOCA, eu gostava de cantar aquela música “NO TOCAFITA DO MEU CARRO TEM UMA CANÇÃO QUE FAZ LEMBRAR VOCÊ ACENDA MAIS UM CIGARRO NÃO CONSIGO TE ESQUECER”, se não estou enganado é de Valdico Soriano, época em que o Brasil teve o seu primeiro PRESIDENTE CIVIL Tancredo Neves e José Sarney primeiro VICE PRESIDENTE CIVIL ocasião em que a nação o tornou PRESIDENTE.

    Tenho lembrança dos rádios AM em tamanho grande que ficavam nas paredes das casas, essa era uma das culturas de meus pais que ouviam e ouvíamos muitas notícias do BRASIL principalmente do meu querido FLAMENGO e do meu querido MOTO CLUB. Que tempo bom, só não foi melhor devido a repressão do regime militar….

    Bravos e bravas, nós brasileiros somos felizes, aqui nós podemos adorar e se curvar livremente para o nosso DEUS DE ABRAÃO, este país é muito especial amado e maravilhoso, o único problema que enfrentamos e que não vem do presente, pois o passado marca histórias triste de corrupção. É importante lembrarmos que temos sentimentos e estes representam a defesa dos nossos valores MORAIS E CULTURAIS. Amamos nosso PAÍS, nossa REPUBLICA, nossa PÁTRIA, nós que nos cercamos desses elementos, sabemos a importância da palavra amor e patriota.

    Bravos e bravas, temos tudo para nos organizarmos e nos fortalecermos ainda mais para defendermos o nosso querido BRASIL. Temos um CONGRESSO FEDERAL que se soubermos o provocar no âmbito institucional conseguiremos aprovar as REFORMAS que já foram discutidas com as forças sociais via segmentos organizados de massa com a PRESIDENTA DILMA. É fácil já mostramos que somos capazes pelo peso das nossas manifestações no antes da copa, pela copa, e agora mais forte ainda… Não podemos esquecer que no histórico das lutas de brasileiros, a força do povo organizado conseguiu implantar a nossa democracia histórica com as diretas já, feito consolidado de tanta força social que ATÉ derrubamos um presidente civil. Já provamos que somos capazes de conquistar o melhor para o BRASIL, aqui somos livres e se tivermos organizados NÃO é DIFÍCIL DE CONQUISTARMOS O QUE QUEREMOS, pois TEMOS UM GOVERNO DEMOCRÁTICO e DE DIALOGO ABERTO PARA A MASSA POPULAR, É SÓ FICARMOS atentos no pacote em transição do poder EXECUTIVO CENTRAL PARA O CONGRESSO FEDERAL acompanhando passo a passo as discussões e priorizando para que sejam aprovadas as mais essenciais reformas que inspiram aos anseios do povo brasileiro.

    Bravos e bravas, é muito legal ser livre e poder defender seu país, mas é triste não sabermos perder…. SE OBSERVARMOS, todos devem ter assistido os semblantes de satisfação do Sen. Aécio que na sua entrevista após a manifestação confirmando a existência de um divórcio do GOVERNO COM A SOCIEDADE, e ainda copia o discurso da PRESIDENTA Dilma Roussef como se fosse de autoria dele a respeito de uma agenda propositiva.

    Bravos e bravas, isso é muito triste, um brasileiro fingir de amar o seu país, é muito triste brincar de ser patriota, só lamento por ele não ter herdado o sentimento ético de seu avô TANCREDO NEVES. Tancredo Neves, Ulisses Guimarães, José Sarney, Antônio Carlos Magalhães e Fernando Henrique Cardoso, tiveram suas contribuições decisivas para as diretas já numa linha de pensamento muito diferente das lutas de Lula, Dilma, Maria Aragão, Brizola e tantos outros patriotas capazes de sacrificarem suas próprias vidas pela democratização do Brasil, militantes defensores e resistentes para garantir os direitos fundamentais e com plena expressão de liberdade dos brasileiros, este patriotas pagaram um preço alto para que hoje continuemos presenciar o grito de expressão democrática de um povo que ama o seu país. Os nossos valores éticos e princípios representam a riqueza de um ser humano íntegro, a nossa democracia é tão sábia e fortalece aquele que sabe perder, mas ela também destrói aquele que não sabe. Bravos e Bravas, a DILMA sempre esteve pronta para aos diálogos com a massa popular tanto que oficializou uma agenda popular para conversar com as forças sociais. A Dilma de tanto ser dominada pelo o espirito público e democrático, encaminhou uma medida significante para que o GOVERNO E OS SEGMENTOS TANTOS ALIADOS OU CONTRA ESTIVESSEM JUNTOS DISCUTINDO O DESTINO DO BRASIL, QUE FOI AS IMPLANTAÇÕES DOS CONSELHOS POPULARES, só que o congresso federal com a articulação tucana DERRUBOU A MATÉRIA, agora eu pergunto: O SEN. AÉCIO NEVES TEM ALGUM MORAL PARA APRESENTAR NA SUA ENTREVISTA UMA AGENDA PROPOSITIVA??? E TAMBÉM EM DIZER QUE EXISTE UM DIVORCIO DO GOVERNO COM A SOCIEDADE??? Isso é uma lastima de mentira e de armação contra a democracia plena deste país.

    Bravos e bravas, o não saber perder e o não conformado está tão claro e muito vivo que temos uma observação gravíssima e que pode prejudicar muito o país neste momento em que o congresso federal precisa aprovar as reformas do governo. É o seguinte, analisem bem, foi só o Sen. AÉCIO terminar de ceder a sua entrevista, em seguida nas redes sociais já tinha aviso dizendo assim: Dia 12/04 vai ser maior, e em seguida, tinha mais outros anúncios, greve geral nos dias 28,29 e 30/04 comunicando que o povo precisa estar na rua pra parar tudo…. Ora bola, será se ainda não caímos na real, existe um financiador investindo alto por traz de tudo isso, este financiador, está mesmo é preocupado com o desenrolar das investigações no tocante a corrupção da PETROBRAS!!! ESTE FINANCIADOR OU ESTES FINANCIADORES QUE FINANCIARAM MUITAS AS CAMPANHAS DE SENADORES E DE DEPUTADOS FEDERAIS, SEM DUVIDA NÃO VAI DEIXAR DE ATRAPALHAR A FORÇA DO GOVERNO. CUIDADO BRASIL, CUIDADO BRASILEIROS, FICAM ATENTOS ABRAM BEM OS OLHOS…. E outra, cuidado com o CONGRESSO FEDERAL, ele pode atrapalhar esse pacote de medidas do governo Dilma. Vamos ficar atento, tem muita gente poderosa preocupada com essas investigações, pois estes já estão e vão fazer de tudo para desmontar este governo. Bravos e bravas, as armações estão aí nos olhos de todos nós, eles estão preparados para armarem até chegarem aos seus objetivos que é TER TUDO SOB CONTROLE PARA PODEREM satisfazer os seus interesses, E OS SEUS INTERESSES SÃO PROTEGER OS poderosos grupos financeiros…. Observem bem algo que tem nos chamado atenção é o interesse da globo de uma forma muito comprometida, um dos exemplos é o comentário em um vídeo de Paulo Henrique Amorim um dos jornalistas de alta credibilidade na mídia nacional e internacional, confira o vídeo pois o mesmo se encontra no meu perfil https://www.facebook.com/sebastiao.santos.9081

    Bravos e bravas, vamos defender os nossos ideais, e confirmar que as nossas convicções não nos mentem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *