2

Duas notas sobre Reforma Política…

osdoisO Distritão avança

 

O vice Michel Temer vai se reunir com o presidente do PSDB, Aécio Neves, nos próximos dias. Quer convencê-lo a apoiar o Distritão, pelo qual são eleitos os deputados mais votados.

A proposta tem cerca de 246 votos na Câmara.

Aprovada, ela elimina o quociente eleitoral e torna desnecessário votar leis para proibir as coligações ou instituir a cláusula de desempenho.

 

distritosA formação da maioria

 

A intenção do PMDB é isolar o PT no debate da reforma política.

Os petistas defendem o voto em lista de candidatos, mas não têm apoio. O PSDB tem sua preferência, o voto distrital misto, mas também lhe falta voto.

Os defensores do distritão tentam convencer os tucanos que suas propostas são muito próximas, pois levam à redução do número de partidos.

Mas ainda não há acordo.

Por isso, Aécio Neves vai apresentar a reforma do seu partido, após a Páscoa.

Ela contempla: voto distrital misto; fim da reeleição para o Executivo, com mandato de 5 anos; fim das coligações nas proporcionais; cláusula de desempenho; coincidência dos pleitos; e tempo de TV limitado à cota dos partidos do presidente e do vice.

Da coluna Panorama Político, de O Globo, com ilustração do blog

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. O problema não consiste na reforma política, o problema está na gestão equivocada e fracassada do PT. o que falta é foco; o que falta é compromisso com a nação. O PT, só pensou em aparelhar o partido e em ganhar eleições com o populismo.Ocorre, que essa conta teria que ser paga, e hora chegou. eles ganharam com a corja de “não faz nada” e todos nós vamos pagar a conta. simples assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *