Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Aderson Lago ainda responde a duas ações da Ópera Prima…

Filho do ex-deputado, secretário de Transparência Rodrigo Lago afirmou que o pai havia sido absolvido em três processos e assegurou que uma das ações já estava arquivada

 

Aderson Lago é réu em ação da Ópera Prima

De O EstadoMaranhão

O ex-secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Aderson Lago, ainda responde a dois processos criminais referentes à Operação Ópera Prima, que desbaratou um esquema de desvio de recursos públicos do Executivo e resultou na cassação de um governador.

Na semana passada o secretário de Estado da Transparência, Rodrigo Lago, filho de Aderson, havia afirmado a O Estado que o pai chegou a responder três processos ligados à Ópera Prima. De acordo com ele, Aderson Lago foi absolvido nos três. Um destes processos teria sido arquivado.

Mas as duas ações nas quais Aderson figura como réu ainda tramitam normalmente na Justiça Estadual, ao contrário do que disse o filho, hoje secretário. Uma corre na Comarca de Chapadinha; outra na comarca de Caxias.

A primeira delas já é processo e a segunda, na qual também figura como indiciado o irmão de Rodrigo Lago, Aderson de Carvalho Lago Neto, está na fase de inquérito para apurar o envolvimento ou não do agora presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), que na época do início das investigações era prefeito de Caxias.

A ação de Caxias ainda está na fase de inquérito, à espera das apurações sobre a participação de Coutinho e no último dia 10, o juiz Paulo Afonso Vieira Gomes, da Terceira Vara Criminal daquela cidade, deu despacho declarando incompetência para seguir no caso, em virtude de Humberto Coutinho agora ser deputado estadual.

O caso seguiu para o Tribunal de Justiça e tem como indiciados Aderson Lago, Aderson Lago Neto, Pedro Ramos Cardoso, Celmo Luís Costa Ribeiro e Renê da Cruz.

Os fatos, portanto, vão de encontro ao que defendeu Rodrigo Lago, ao afirmar que o pai estava absolvido dos processos.

As ações tramitam na Justiça…

Sair da versão mobile