17

De como Sebastião Uchôa mudou a realidade da Delegacia de Meio Ambiente…

Praticamente desconhecida da população, especializada ganhou nova cara com as ações do experiente delegado, que reforçou, inclusive, a difícil – e incompreendida – luta pela proteção animal no Maranhão

 

 

Uchôa em ação na delegacia...

Uchôa na delegacia…

proteçãoÉ provável que a maioria da população sequer soubesse da existência de uma delegacia especializada em meio Ambiente.

Apagada do ponto de vista policial, a DEMA não apresentava qualquer trabalho relevante, sendo apenas uma espécie de depósito para delegados e policiais desmotivados e desinteressados.

Mas a realidade da delegacia mudou desde a chegada do delgado Sebastião Uchôa.

...Ao lado do deputado Victor Mendes, em manifestação pró-animais

…Ao lado do deputado Victor Mendes, em manifestação pró-animais…

Ex-secretário de Segurança e de Administração Penitenciária, policial com anos de experiência no combate ao crime, Uchôa transformou a DEMA, articulando, principalmente, as ações de proteção animal e combate aos crimes ambientais.

...E no layout de seu Facebook, no qual exibe a paixão pelos cães

…E no layout de seu Facebook, no qual exibe a paixão pelos cães

Apaixonado por animais – daqueles que posam para foto ao lado de sua matilha de cães – o delegado tem focado, sobretudo, no resgate de animais abandonados e no trabalho de adoção, em parceria com organizações não-governamentais, entidades e pessoas físicas que lidam no dia-dia pelo melhor tratamento ao animais, doméstico e silvestres.

Detalhe: Sebastião Uchôa nem é o delegado titular da DEMA, mas adjunto.

Mesmo assim, seu trabalho já é reconhecido por quem atua na causa animal, de difícil compreensão em um estado com pouco grau de civilização.

E sua participação na causa fez, de fato,a  diferença…

Marco Aurélio D'Eça

17 Comments

  1. Ha noticiario noface de um burrinho que foi atropelado no anil , chamaram o corpo de bombeiro, e eles dizeram aue era com a blitz urbana, e o animal continuou lá se quer o corpo de bombeiro entro em contado com quem deveria atuar neste caso e o animal ficou sofrendo sabisse la se não estiver até agora. Falta completa de responsabilidaxe de que não é de sua alsada, simpresmente não tomar nenhuma.providência.

  2. Eu gostaria de fazer uma denúncia, existe uma cachorrinha na casa 6 no condomínio quintas do calhau, que está sosinha e latindo a uma semana, ontem teve uma empregada e só, eu acho isso um absurdo, se alguém puder fazer alguma coisa agradeço, o condomínio fica na rua Anapurus número 08 o número da casa e 6.

    Resp.: Você pode fazer alguma coisa. Vá lá. Por que esperar por outros? Você tem a mesma capacidade qu qualquer um para agir. Todos os que agem são como você: trabalham, têm família, estão ocupados o tempo inteiro. mas tiram tempo para agir em defesa dos animais. E não recebem nada por isso. Faça um pouco você também. Você verá que faz bem à vida.

  3. Estou muito contente em ter um delegado como Dr. Uchôa, adoro animais e quem dera que eu pudesse proteger a todos, principalmente os donos da rua. È uma pena que aqui em São Luís, não tenha uma casa de abrigo a esses bichos indefesos. Continue firme e principalmente no combate a som alto que é o que mais me incomoda na minha rua principalmente.

  4. O delegado Uchoa esta de parabéns!!!!!! Agora esse Sr. Celio Braz coitado muito triste!!!!

  5. precisamos sim,de quem dê atenção redobrada ,contra os crimes ambientais, continue atento delegado Uchôa .

  6. O delegado Uchoa esta de parabéns, pelo empenho a frente da delegacia de meio ambiente, pois não é tarefa fácil ir em defesa dos animais, enquanto a maioria dos legisladores fecham os olhos para isso essas questões!
    Siga forte delegado!

  7. 40 viaturas novas,400 pistolas .40,coletes à prova de balas,presídio de balsas,presidio sao luis 3,cursos de capacitação,etc.Este é o legado deixado por este CIDADÃO honrado,trabalhador incansável,e que o resultado do seu trabalho aparece agora.Essa conversa mole do atual governo de que em 3 meses “arrumou o sistema penitenciário”é uma inverdade.Desde outubro do ano passado que a melhora é visível.Parabéns,Dr.Uchoa!!!Quanto ao comentário do VAGABUNDO célio…sem comentários!!!Processe-o Dr.!!!!nós sabemos quem é…

  8. Parabéns, nobre e honrado Dr. Sebastião Uchôa. Continue seu brilhante trabalho à frente da DEMA. Muito obrigada por dar visibilidade à luta pelos direitos dos animais. Muito obrigada pelo que o senhor tem feito à frente dessa delegacia que, antes da sua administração, era praticamente desconhecida. Os animais que se encontram sofrendo maus-tratos precisam demais da sua competência laboral e da sua consciência humana. Caro blogueiro Marco Aurélio D’Eça, muito obrigada por divulgar o trabalho do Dr. Uchôa, bem como atos e atitudes que ajudam a causa dos direitos dos animais.

  9. NOTA DE REPÚDIO A ESTE SER DESINFORMADO… CÉLIO DAS COUVES.
    Célio, você talvez não conhecesse antes a DEMA, talvez você não precisou em algum momento de algum socorro e não obteve a ajuda necessária.
    E como você mesmo falou, você não conhece a pessoa do delegado Sebastião Uchoa, então faz um favor pra humanidade, CALA A BOCA.
    Se você por alguma razão se sentiu ofendido diretamente pela pessoa do delegado, certamente é por fazer parte de algo e de alguma coisa escusa.
    É como dizem, todo bandido odeia polícia.
    E digo a você também, procure mais é respeitar as pessoas, os seres humanos e não ouse defenestrar a imagem de uma pessoa que só tem ajudado uma causa tão sofrida como a dos animais.
    Se for muito pra você, se for algo inevitável que você cale a sua boca, então faça um favor maior, MORRA.

  10. Marinalva, Élida Monteiro,Este homem Célio Brás é um infeliz precisa de rezas, preces, pela tamanha inveja e com certeza mais um dos que nada o fez para que São Luis, MA. caminhassem bem. No meu olhar ,e sentir nada que ele falou serviu para descaminhar o grandioso processo em prol e defesa de nossos animais.Vocês estão de Parabéns pela linda e inovadora colocação! Fraterno abs.

  11. Em repúdio às colocações do Sr Célio Brás, é que venho externar minha indignação ao ato medíocre em falar de um Delegado de renome como Dr. Sebastião Uchôa. Está clarividente a inveja desse Sr. No mais, cuidado com o que diz sem saber..com certeza vários processos e até pode ir preso com tanta maldade. Sugiro que o Sr. vá rezar, e pedir perdão a Deus . Lamentável a tamanha inveja, e sua mente tão poluída.Meus parabéns a está linda e honrosa matéria do bem conceituado Blog do Sr.Marco Aurélio D `Eça.

  12. Prezado bloguista, embora não seja recomendável qualquer resposta deste subscritor as agressões do suposto (a) “Célio Brás”, que covardemente não se identifica,embora estaremos tomando todas as medidas legais para levá-lo (lá) aos braços da Justiça ante sua conduta ilegal,imoral,aética, mesquinha,pobre de espírito nem digna de compara-lo(a) ao nosso irmão animal à espécie de porco, prefiro repetir as palavras do Cristo no que tange a ” …não jogar pérolas aos porcos…”. Se tem inquéritos policiais e processos administrativos instaurados e alguns até com conclusoes para demissões de servidores penitenciarios(espero que o governo que se inicia não se acorvade e se faça cumprir a lei, separando o “joio do trigo” no já herdado corrompido sistema penitenciário maranhense que tanto lutamos par moralizarmos e pegamos um preço alto),tenha a certeza que foi obra destemida deste subscritor. Não nos curvamos aos maus servidores penitenciários muito menos a massa carcerária, vitima deles ao longo dos anos em que o sistema penitenciário do Maranhão foi irresponsavelmente repassado o comando operacional para determinados agentes prisionais que macularam os heróis que ali ainda existem e merecem o respeito do Estado e da Sociedade. Insisto que o Maranhão precisa passar a limpo as mortes,rebeliões, motins e fugas facilitadas que ocorreram reiteradamente entre os anos 2013/2014, colocando atrás das grades os autores intelectuais direta e indiretamente envolvidos com os bárbaros acontecidos. Assim, doa a quem doer, somos da posição que não devemos condescender com qualquer tipo de bandidagem e, para tanto, que a Polícia Civil não tenha receio ou medo de investigar rigosamente as denúncias e pedidos de aberturas de inquéritos que solicitamos à época mesmo que bata as portas de autoridades ou ex-autoridades públicas escondida ou não em parlamentos ou outros órgãos correspondentes. Já fui Secretário Adjunto de justiça, Diretor Geral da Academia Ibtegrada de Segurança Pública, Superintendente de Polícia Civil da Caputal duas Vezes, Delegado Regional de Pinheiro, Supervisor do então Cids Leste e por ultimo Secretário de Estado, os quais nunca subir em qualquer palanque para galgar cargos de confiança, somente por critérios técnicos e condução de vida pública sempre de forma apartidária e com dezenas de títulos e elogios recebidos ao longo dos meus quase 18anos de Maranhão e 29 de serviço Público e até elogios de ordem Nacional e da Assembleia Leguslativa do Estado de Pernambuco. E, agora, de forma voluntária, atuando no Meio Ambiente com ênfase na defesa dos direitos dos animais e brevemente na reimplantação do plantão de poluição sonora por recomendações de nossas instâncias superiores no atual comando da Polícia Civil do Maranhão.

  13. Em
    Repúdio ao Sr Célio Braz , gostaria de dizer que antes de fale i que n procedei triste e infeliz comentário ao Dr Delegado Sebastião Uchoa. No mais sugiro que ele vá rezar e pedir perdão pelas duvidosas colocações. Lembrando que ela poderá ser processado e ir até preso. Lamento saber que existe pessoas de ma de e invejoso.Meus parabéns ao Sr Marcoaurelio pela linda e honrada matéria.

  14. Não sei quanto ódio ao ler o comentário do senhor Célio Brás. Uma palavra para o absurdo escrito por ele: desnecessário. Após a saída de Dr. Uchôa da SEJAP, fim das eleições e especialmente da entrada da atual gestão, as mortes cessaram e agentes se calaram. Certamente quem hoje vem denigrir a imagem dele, teve algum de seus interesses atingidos. Se hoje não há mortes e problemas é porque bandidos revestidos de “funcionários” estão sendo bem alimentados pela máquina estatal. Em relação ao post, de certo precisamos de uma delegacia do Meio Ambiente ativa e combatente. O Direito Ambiental brasileiro é por vezes alheio a questões políticas, econômicas e, principalmente, enfraquecido pelo egoísmo do homem. Que Deus o ilumine a frente desta delegacia, onde a SSP colocá-lo para trabalhar, aparecerá. Eis a capacidade daquele que tem no sangue a vontade pelo trabalho e faz o ofício com honestidade. Att, Élida Monteiro

  15. Sem palavras diante de uma obra enriquecida e ao mesmo tempo esquecida pela sociedade e governantes e tão amargurada e maltratada por nossos seres vivos criado por Deus. Mas, como Deus é maravilhoso nos deu de presente esta preciosidade Dr. Sebastião Uchoa o qual tive prazer em conhecê-lo, amante e protetor dos animais. Parabéns meu irmão de fé.

  16. Caro Blogueiro, certamente não foi você o autor deste post, pois sabemos que você é conhecedor da realidade. Este famigerado senhor que se passa por bom moço é um destruidor de sonhos, de lares de trabalhadores. É um incompetente, um corrupto que devastou o já combalido sistema penitenciário. Perseguiu servidores, apadrinhou bandidos, desfalcou cofres públicos, enfim, cometeu toda sorte de ilícitos e desmandos. Aí vem o senhor e diz que o mesmo é uma espécie de “salvador” do meio ambiente. Não passa de um farsante! Cadeia pra ele!
    ME COMPRE UM BODE!!!

    Resp.: Não publico textos de terceiros sem a devida assinatura, meu caro. E quanto ao delgado Uchôa, não o conheço pessoalmente, mas a história que vi dele, até hoje, é de um homem que tinta, ao menos, fazer a diferença com seu trabalho por 0onde passa. Se você tem diferenças pessoais com ele – como se denota do raivoso comentário – é uma outra história…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *