1

Juscelino defende ações de desenvolvimento para o Itaqui…

Juscelino explica importância da duplicação da 135 ao ministro

Juscelino explica importância da duplicação da 135 ao ministro

O deputado federal Juscelino Filho (PRP/MA) esteve na tarde desta quarta-feira (15) reunido com o ministro da Secretaria de Portos (SEP), Edinho Araújo, para interceder por ações de progresso e avanço para o Complexo portuário do Itaqui, no Maranhão.

– O crescimento da produção agrícola e as boas condições climáticas do Brasil são um diferencial para o país acelerar seu posicionamento como fornecedor de alimentos para o mundo. Hoje os desafios enfrentados são logísticos e de infraestrutura – afirma Juscelino.

O Porto do Itaqui é reconhecido como um dos mais importantes do Brasil e de maior movimentação portuária em volume de cargas junto com o Terminal da Ponta da Madeira.

Juscelino Filho destacou o acesso rodoviário ao Porto que é feito pela BR 135.

– A obra de duplicação da BR até Bacabeira precisa ser urgentemente concluída, e o trecho Bacabeira até Miranda do Norte passando pelo entroncamento com a BR-222 precisa de celeridade no início das obras. Pedimos o apoio do ministro, da SEP junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes porque toda soja produzida na região de Chapadinha deverá ser transportada de modo terrestre, e com o início das atividades do Tegram a tendência é aumentar significativamente a produção nessa região e consequentemente o fluxo de caminhões até o Porto. Além disso, outro ponto tratado foi a chegada a São Luís, onde existem diversos pontos que precisam ser aprimorados, como o acesso ao ramal da BR 135 que leva ao Itaqui. Pelo menos 20% da produção do Matopiba (a união dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) também deverá chegar por caminhões, o que aumentará ainda mais o tráfego – destaca Juscelino.

De acordo com o ministro, as demandas serão dimensionadas e encaminhadas com atenção para os setores responsáveis.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *