4

Brandão garante PSDB na disputa em São Luís…

O vice-governador e presidente regional do PSDB, Carlos Brandão, garantiu, em entrevista ao blog do Diego Emir, que o seu partido vai ter candidato próprio em São Luís, nas eleições de 2016.

Brandão cita nominalmente como opção do partido o ex-deputado federal Pinto Itamaraty, o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, e o deputado estadual e presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota.

E descartou uma eventual candidatura do ex-prefeito e atual deputado federal João Castelo.

– Conversei recentemente com o Castelo em Brasília e ele me disse que não pensa em disputar a prefeitura, assim como sua filha ou esposa. Então abriu a janela para outras candidaturas como o Pinto Itamaraty, o Neto Evangelista que está no governo, mas que tem um pré-compromisso com Flávio, mas estamos aguardando se essa norma será cumprida, a principio o Neto tem esse compromisso com o Flávio de não sair candidato e temos também o Sérgio Frota, que demonstrou interesse em disputar a prefeitura. O candidato será decidido democraticamente, cada um vai buscar se viabilizar – afirmou.

Em relação a Castelo, o vice-governador demonstra, inclusive, que a tendência é o ex-prefeito deixar o partido, sobretudo após ter perdido o comando em São Luís para Pinto Itamaraty.

Castelo me chamou e disse: ‘se não desmanchar essa decisão e não deixar o comando do PSDB de São Luís com minha mulher, eu vou sair do partido’. Eu achei algo muito autoritário, radical, o que deixa parecer que ele não concorda com o processo democrático. Eu falei ao Castelo que lamentava, mas que não podia desfazer algo orientado pela nacional.

Com relação ao o nome de Luis Fernando Silva, filiado ao partido no último fim de semana, Brandão diz nunca ter falado com ele a respeito da capital maranhense.

Também revela pouco interesse numa aliança com a deputada federal Eliziane Gama (PPS).

– Nós estamos nos preparando para ter uma candidatura própria em São Luís, assim como em vários municípios.O PPS hoje está com o PSB. Nossa conversa com o PPS nunca andou, talvez lá na frente, ande. Nós vamos lutar pela candidatura própria. Só se não tiver viabilidade. Temos quadros – afirmou.

Leia aqui a íntegra da entrevista ao blog de Diego Emir

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. carlos brandao sabe que Eliziane tem interlocução direta com aecio neves , mas ele quer barganhar !

  2. Se o PSDB quiser disputar com um candidato forte as eleições de São Luis em 2016 , tem que ser com o Dr Luis Fernando , pois esse sim é o melhor de todos esses que o Brandão mencionou.

  3. Marco,
    Brandão, como cria do Zé Reinaldo, já é uma raposa astuta em matéria de política partidária. E Zé Reinaldo, por sua vez, como cria do Sarney, teve ainda muito mais tempo para aprender quase tudo desse tabuleiro de xadrez da política maranhense. Pode-se dizer que foi um aluno nota 10.
    Brandão sabe com todas as letras que Pinto Itamaraty, Neto Evangelista e Sérgio Frota, juntos, não têm a metade dos votos na Ilha quanto Luís Fernando sozinho. Se não soubesse muito bem disso, por que então o interesse em atrair o Luís Fernando par a legenda? Só para ser prefeito de S.J.de Ribamar? Que grande importância tem essa prefeitura? Fala sério!
    São Luís já não mais tem tantos regueiros, não para eleger Pinto, mas pelo menos para alavancar sua candidatura; Neto Evangelista conseguiu a reeleição graças aos votos do interior, especialmente de Lago da Pedra, onde sua sogra, muito bem conceituada, lhe deu os votos necessários; e Sérgio Frota, deputado de primeiro mandato, nem mesmo com o dobro de torcedores do Sampaio Correia conseguiria votos para sua eleição.
    Como o Luís Fernando mal se filiou ao PSDB, e até antes não se comentava essa possibilidade, com certeza Brandão deve estar escondendo o jogo, talvez até a pedido do próprio Luís Fernando, para não atrapalhar possíveis articulações no momento, já com vistas às eleições de 2018.
    Mas agora, ignorar o potencial do Luís Fernando, se comparado a esses três possíveis pretendentes, não faz nenhum sentido. Isso parece mais história-da-carochinha…
    É só aguardar mais um mês, ou mais pelo menos, para se ver a virada desse jogo.
    Deixar de lançar Luís Fernando é o mesmo que admitir que a Prefeitura de São Luís não tem a menor importância para o PSDB. Ou seja, lançar outro candidato que não o Luís Fernando é o mesmo que entrar no jogo só pra constar, mas sabendo que vai perder de goleada.
    Este é um caso típico para se plagiar o Dr. Pêta: ora, me comprem um bode!

    RAPHAEL DE AVELAR E VILHENA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *