0

Graça Paz e sua importante missão…

Palestrante fala da importância do diagnóstico precoce para o Mal de Alzheimer

Palestrante fala da importância do diagnóstico precoce para o Mal de Alzheimer

A deputada Graça Paz (PSL) conduziu hoje uma importante palestra a respeito do Mal de Alzheimer, com participação de especialistas no assunto.

De acordo com a parlamentar, que abriu o evento, ela sentiu na pele “o silêncio da doença”, diagnosticada recentemente em sua mãe, e destacou a prevenção e a observância dos primeiros sintomas como principal arma contra a doença.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Cláudia Rego, ressaltou que “informações contra a doença e o diagnóstico precoce também são importantes armas contra a doença”.

Também deu palestra Ana Lúcia Azoubel, geriatra e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAS/MA).

Todos os palestrantes destacaram a necessidade de prevenção e informações claras para a família detectar os sinais sobre a manifestação da doença. Em todo mundo, a doença degenerativa afeta 15 milhões de pessoas e pelo menos 1,5 milhão no Brasil.

Os sinais principais manifestados pelo Mal de Alzheimer são perda de memória que afeta as relações pessoais; dificuldades em executar tarefas domésticas; problemas com vocabulário; desorientação de tempo e espaço; incapacidade para julgar situações; problemas com raciocínio abstrato; colocar objetos em locais errados; mudança de humor ou comportamento; mudança na personalidade e perda de iniciativa

As especialistas falaram também de como a doença pode ser prevenida, tendo uma dieta saudável, não fumar, não beber álcool, fazer atividade física, combater o stress e buscar o lazer.

De acordo com elas, se essas medidas forem, o doente e a família terão melhor qualidade de vida.

Estudantes, médicos, enfermeiros, profissionais de saúde e familaires de pacientes acompanharam as palestras

Estudantes, médicos, enfermeiros, profissionais de saúde e familiares de pacientes acompanharam as palestras

Diversos fatores de riscos foram enumerados pelas especialistas, como o envelhecimento, baixa escolaridade, inatividade cerebral, falta de atividade de risco, obesidade, depressão, tabagismo, diabete não controlado e pressão não tratada.

A deputada Graça Paz informou que apresentou Projeto de Lei que institui 14 de maio como o Dia Estadual da Doença de Alzheimer e em 21 de setembro já é comemorado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

A deputada defendeu maior divulgação em torno da doença para minimizar o sofrimento enfrentado pelos portadores e pelos familiares.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *