4

Juiz que censurou O estado será denunciado ao CNJ…

Além de conceder um Direito de Resposta que o próprio jornal já havia dado ao governo Flávio Dino, juiz é irmão de militante do PCdoB auxiliar do governador

 

Juiz terá que explicar influências das decisões

Juiz terá que explicar influências das decisões

A direção do jornal O EstadoMaranhão decidiu denunciar ao Conselho Nacional e Justiça o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, João Francisco Gonçalves Rocha, autor do ato de censura à publicação.

As informações são do próprio jornal, em sua edição desta quinta-feira,14.

Na avaliação da direção, Gonçalves Rocha cometeu um deslize ético – ao não se declarar suspeito para julgar o caso, mesmo sendo irmão de um militante do PCdoB e auxiliar de Flávio Dino – e um provável erro técnico, ao não avaliar, nos autos, que o pedido do comunista já havia sido concedido na própria reportagem original.

O caso é o seguinte: o EMA revelou, em abril, suspeitas de que pelo menos cinco pacientes haviam morrido no Hospital Macrorregional de Coroatá por possível negligência operacional no fornecimento de oxigênio à UTI durante uma pane elétrica. Na própria matéria, o jornal ouviu o governo, que encaminhou nota com suas explicações, publicada na íntegra.

Mesmo assim, Flávio Dino resolveu pedir direito de resposta, coincidentemente a um juiz ligado por laços familiares ao seu governo. E ficou clara a intenção midiática de Dino em constranger o jornal, o que levanta ainda mais suspeitas da intenção da decisão.

O EMA entende que, se tivesse se atentado ao fato, João Francisco Gonçalves Rocha  – ou sua assessoria, como é praxe no Judiciário – perceberiam claramente que o pedido de Dino não caberia mais, já que atendido na própria matéria original.

A menos que o juiz tenha decidido com base na relação do seu irmão com o governo, e é isso que precisa ser esclarecido.

De uma forma ou de outra, o juiz terá que dar explicações ao CNJ…

P.S.: O Estado tem tentado, desde ontem, contato com o juiz Francisco Rocha, que proibiu a assessoria de fornecer os números dos telefones

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Como é que o pedido de direito de resposta foi cair justamente pra esse Juiz? Então deve estar havendo direcionamento pela Distribuição. É preciso investigar isso. Em passado recente alguns servidores foram demitidos por práticas de direcionamento de processos na Distribuição do Fórum. Com a palavra a CGJ.

  2. Engraçado que quando vcs tavam no poder, faziam tudo e tinham todos na mao ne?! Agora tu ta chorando? kkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Caro jornalista, gostaria de saber qual o parentesco da desembargadora Nelma Sarney com o grupo que até então dominava o Maranhão? Quantas não foram as decisões favoráveis ao sistema mirante no judiciário maranhense? Várias decisões contra o jornal pequeno já foram tomadas. Acho que vocês precisam aprender a conviver com a falta de influência e prestigio atualmente, humildade não faz mal a ninguém.

    Resp.: tsc, tsc, tsc, tsc, tsc, tsc…(com cara de enfado)

  4. É muito engraçado, quando o sr José Sarney censurou o jornal Estadão não teve justiça que tirasse a censura, agora vocês vão à justiça, são dois pesos e duas medidas, mas aqui é terra de “MURO BAIXO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *