0

Aeroportos têm situação precária no Maranhão…

Em reunião na Comissão de Assuntos Econômicos, convocada por Júnior Verde e presidida por Adriano Sarney, militar da FAB revela que apenas os de barreirinhas e Carolinas ainda estão no programa para receber verbas do Governo Federal

 

Ariano Sarney, Antonio Pereira e Júnior Verde ouvem explicações de oficial da FAB

Ariano Sarney, Antonio Pereira e Júnior Verde ouvem explicações de oficial da FAB

O oficial Taciano Rocha Silva, da Força Aérea Brasileira, apresentou ontem, em reunião da Comissão e Assuntos Econômicos da Assemleia Legislativa, um relatório apurado da situação dos aeroportos maranhenses.

A reunião foi proposta pelo deputado Júnior Verde (PRB) e presidida pelo deputado Adriano Sarney (PV).

– Esses aeroportos passam por uma situação de precariedade. No município de Tutoia, por exemplo, a pista se tornou avenida principal de um conjunto de casas. É importante para o nosso Estado, ter esses aeroportos funcionando e que sejam a porta de entrada do desenvolvimento econômico – comentou Adriano Sarney, que realizar outras reuniões para aprofundar as discussões.

O militar, que representa o Governo do Estado, lembrou que, em 2013, o Governo Federal reservou R$ 7 bilhões no Programa de Aviação Regional, para serem aplicados num conjunto de medidas que buscam melhorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços aeroportuários no Brasil.

Dos 11 aeroportos previstos no programa para o Maranhão, apenas 9 continuam com previsão de construção, e o montante de R$ 270 milhões reservados estão parados.

– O Brasil apresentou um crescimento vertiginoso na aviação civil, tanto que o país passou a ter um setor com empresas de porte e com marco regulatório definido, contando, inclusive, com uma agência reguladora, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), criada em 2005. O Estado do Maranhão, por sua vez, acompanhou esse crescimento. Todavia, a infraestrutura para acompanhar essa demanda não foi tratada com prioridade, causando muitos transtornos para os usuários e para a economia do Estado nesse setor – destacou Júnior Verde.

Dos projetos iniciados, apenas os aeroportos de Barreirinhas e Carolina seguem no programa, com maior probabilidade de receber essa verba.

Também têm projetos de aeroportos os municípios de Bacabal, Pinheiro, Barra do Corda, Santa Inês, São João dos Patos, Caxias, Governador Nunes Freire e Balsas.

– No Maranhão, Balsas e São João dos Patos provavelmente não deverão mais ser contemplados – alertou o militar Taciano.

Também participou da reunião o deputado Antonio Pereira (DEM), membro da comissão…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *