5

Sobre detonar a candidatura de Eliziane Gama…

fogo-amigo

Por Fred Torremolinos*

Já está mais do que evidente que esses ataques gratuitos, de quem não quer nada, mas querendo tudo, fazem parte de uma orquestração planejada, até mesmo em detalhes, para detonar literalmente a candidatura da Eliziane, antes mesmo que seja lançada oficialmente.

Ou seja, os “Brazilian Snipers”, um genérico do “American Sniper”, ainda em cartaz, os franco-atiradores timbiras, para ser mais bem entendido, via redes sociais e blogs alinhados, já deram os ares da graça e começaram o fogo de artilharia contra o alvo: Eliziane Gama.

O propósito, como já insinuado por Bira do Pindaré – que não tem o menor cacife dentro da Ilha para se eleger, mesmo com apoio do governo estadual, até porque pelo andar da carruagem não se sabe como estará a popularidade do governador no período das eleições, tantas são as manifestações de desagrado contra seu governo nos blogs e, também, nas redes sociais -, é que o nome do candidato resultante da fusão do PP com o PSB seja posto para discussão e escolha entre os próceres dos dois partidos.

Significa que o Bira, com o devido respaldo do governo estadual, de quem é secretário, já tenha calibrado sua bússola para o ponto cardeal que deseja, mesmo infringindo o magnetismo voluntário do instrumento, que, a rigor, deve sempre apontar pro norte.

Mas como em política até os pontos cardeais sofrem influência dos mandatários de plantão, é possível que a ponta da agulha seja entortada, a peso de recursos que só Deus sabe, para desorientar a candidatura da Eliziane a tal ponto, que ela se perca por não mais saber para que lado fica o norte. Isto é, já começaram a torcer a agulha para provocar pane na rosa-dos-ventos da possível, provável ou suposta candidatura de Eliziane…

fogo

Bem,o Bira já fez o primeiro ensaio para dar o tom da música. Agora já está à espera de engrossar o coro dos que vão dizer amém à sua candidatura. Em assim sendo, serão dois os candidatos do governador, Bira e Edivaldo? Ou Bira entra na jogada pra tirar votos de Eliziane e, assim, levar a eleição pro segundo turno?

Há ainda que se considerar as demais candidaturas – da Rose Sales; do PSDB, indefinida no momento, mas que pode ser a do Luis Fernando; do Astro de Ogum, cogitada; do Ricardo Murad, em busca de uma sigla, já que o Roberto Costa diz que pelo PMDB ele não emplaca, etc.

Em síntese: o cenário hoje está mais embolado que Corrida de São Silvestre antes da largada.

E aí, nessa movimentação das peças do xadrez político, o que se percebe é o encurralamento da candidata Eliziane para receber o xeque-mate. Afinal, de que forças políticas ela dispõe para evitar o isolamento e o xeque-mate?

E como uma andorinha só não faz verão, é provável que Eliziane não consiga mesmo levantar voo rumo à prefeitura.

Vale lembrar que traições políticas acontecem com a mesma rapidez com que as nuvens se deslocam pelo espaço…

O padre Antonio Vieira dizia, em Sermão da Montanha, que no Maranhão até o céu mente, numa alusão à brusca mudança do tempo: sol a pino para, em seguida, desabar um temporal.

Essa analogia com a política casa mais que mãos e luvas.

Vale recorrer à biografia do deputado Lister Caldas: “quem viver, verá!”

*Jornalista carioca

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. ELIZIANE GAMA………….AFFFFFFFFFFF……..ASTRO DE OGUM…..KKKKK……..SAO LUIS TA COM SORTE NÉ…….MUDOU DE CASTELO (joao) PARA PALACIO (tadeu)….SERÁ QUE VAI MUDAR DE EVANGELICO (edivaldo) PARA MACUMBEIRO (astro de ogum)……..credo…kkkk

  2. A população de São luis estar cansada de falsas mudança. Sou Eliziane Gama sou 23 .

  3. Muito interessante a linha 9 desta postagem. Ainda não tinha pensado nisso.

  4. O que impressiona na postura de Bira do Pindaré é o comportamento político dele. A princípio visto como novo na política maranhense; a princípio impregnado de ética, ele age como um político comum, velho, afeito, então, ao que há de mais condenável na política: o interesse de terceiros, não os interesses da população. Esse comportamento começou no momento em que aceitou, licenciando-se do mandato de Deputado Estadual para o qual foi eleito, e com o qual poderia ascender à Presidência do Legislativo Maranhense, assumir a Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pasta para a qual, pelo histórico dele, não tem a menor aptidão, pois, até onde é público, não sabe o que é Ciência, Tecnologia, nem Ensino Superior. Daí, talvez, o desempenho pífio da pasta que ocupa que, se bem conduzida, pode se constituir em um dos instrumentos do desenvolvimento que o povo do Maranhão tanto precisa, sob pena de retornar à “Idade da Pedra Lascada”. Aí, talvez, a Assembleia Legislativa perdeu um grande Deputado e o Governo ganhou um pequeno Secretário, dirigindo uma pasta que, hoje, ocupa-se de projetos, o mais das vezes mirabolantes, que não contribuem em quase nada para o crescimento intelectual e laboral do povo maranhense. Continuou quando, recém-chegado ao PSB, ao invés de se comportar como estagiário, assumiu a postura de general, colocando na vala comum membros históricos. Como Roberto Rocha, como José Reinaldo etc. etc. etc.
    Nessa condição, a de general quer, agora, ser candidato a Prefeito de São Luís. Como? Com que referencial? Pelo que revelam pesquisas de opinião, não tem apoio popular. Não tem experiência administrativa. Será que, então, quer criar dificuldades para dar facilidades ao projeto de reeleição do atual Prefeito, submetendo a população a um administrador absolutamente despreparado, isto é, um administrador que não consegue dar respostas a nenhum dos problemas enfrentados pela população ludovicense?
    A história, embora não seja isso que ela ensina, mostra que o político não é afeito ao raciocínio lógico. No entanto, é importante que Bira do Pindaré considere isso e retome a sua postura original. Que não seja instrumento de uma candidatura única, a do atual Prefeito. Volte-se, mesmo não sendo do ramo, para a pasta que dirige. Ela, com o apoio que, acredita-se, tem do Governador fará a diferença no Governo Flávio Dino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *