1

Festival de toadas em Santa Inês…

As vozes femininas marcaram o encontro

As vozes femininas marcaram o encontro

Única voz feminina entre as 12 concorrentes, a cantadora de boiadas Maria Cordeiro foi a grande campeã do primeiro Festival de Toadas de Santa Inês. Ela venceu com a toada “Terra Querida”, composta e interpretada pela própria Maria Cordeiro.

Na segunda colocação ficou a toada “Minha Santa Inês”, cantada por Ribamar Cabelo Fino.

Em terceiro lugar ficou a toada “Santa Inês”, do Boi Rei das Ondas. O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, garante que o evento entrará para o calendário cultural do Estado.

A população participou da festa em meio aos grupos

A população participou da festa em meio aos grupos

O festival aconteceu nos dias 29 e 30 do mês passado, na Praça Viva Lobato, em Santa Inês, reunindo um grande público do Vale do Pindaré, uma mostra que a cultura do bumba-meu-boi permanece viva na região.

“No próximo ano, ampliaremos a divulgação e tornaremos o Festival de Toadas de Santa Inês em um evento do calendário maranhense, engrandecendo ainda mais a cultura da nossa região, pois o Governo da Gente valoriza as ações que elevam o nome do nosso município”, Ribamar Alves, prefeito de Santa Inês.

A mesa julgadora foi composta por Raimundo André (presidente), Jojoh Fersan, Luís Silva, Paulinho do Samba e Celso Aires. Os jurados julgaram os quesitos interpretação; letra e melodia; performance no palco; tempo de execução (não superior  a cinco minutos) e originalidade.

O colorido dos grupo de bumba-boi marcaram o evento

O colorido dos grupo de bumba-boi marcaram o evento

Concorreram na final do dia 30/05 as toadas Terra Querida (cantada por Maria Cordeiro); O Tempo Mudou (Mestre Chiquinho); Santa Inês, Terra Amada (Nonatinho da Rita); Minha Santa Inês (Cabelo Fino); Agonia do Povo (Alberto da Conceição); Santa Inês (Boi Rei das Ondas); É Forte Meu Rojão (João Evangelista); Menino Sonhador (Aldemir Nunes); A Cultura de Santa Inês (João do Boi); Orgulho do Maranhão (Nonatinho da Água Preta) e Linda Princesa (de Anthony Augusto). A toada Santa Inês, que seria interpretada por Zequinha do Açúcar, não foi apresentada.

De acordo com a organização do Festival, ao todo foram inscritas 19 toadas, sendo que as 12 classificadas para a final farão parte de um CD que a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santa Inês mandará produzir.

 

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *