16

São João da depressão..

Em pleno junho, as barracasa da Prça Maria Aragão ainda estão sendo montadas

Em pleno junho, as barracasa da Prça Maria Aragão ainda estão sendo montadas

Por Yglésio Moyses*

O Maranhão não é um estado rico. Aceitem…

Aqui não tem ouro, não tem pedras preciosas, não tem nenhuma fonte extraordinária de petróleo e gás sendo explorada, não tem água em abundância, não tem gado de qualidade, não tem agricultura organizada.

Não tem núcleos de inteligência, não tem economia relacionada a inovação, enfim, nada gera riqueza aqui.

O que poderia gerar riqueza seria o turismo: ecoturismo e/ou o turismo relacionado às festividades, mas assassinaram esta atividade no Maranhão de uns anos pra cá.

Agendas negativas no quesito violência, passagens caras e voos com péssima capilaridade, serviços caríssimos e de má qualidade, falta de treinamento dos funcionários, enfim, trazer alguém pra passar uns dias aqui hoje é passar vergonha.

Eu já convidei antes muitos amigos de fora pra virem pra cá. Hoje eu não faço mais. Sinto vergonha…não acho que o arroz de cuxá com camarão ou a carne de sol do sertão vão salvar a imagem do forasteiro sobre o Maranhão.

Lamento muito ser dia 8 de junho e não ter visto uma placa, outdoor, bandeira na ponte, adesivo de carro,moto, nenhuma menção nos portais governamentais da internet, nada disso. O que eu vejo nesses portais é apenas personalismo, culto à personalidade dos dirigentes e bem pouco investimento midiático em turismo.

Os hotéis estão fechando, os restaurantes começam a fazer promoções para poderem vender.

Parece que o “milagre cearense” aqui aconteceu ao contrário: vivemos a derrocada do turismo no Estado e nem as matracas troando e os pandeirões batucando fazem as pessoas acordarem para a morte do São João a sangue frio, em praça pública, menos de 4 meses depois do assassinato do Carnaval.

Até quando tanta negligência com o turismo daqui?

Em breve, assim como no nosso defunto Carnaval, os maranhenses que guardam as economias e vão pro Rio e Salvador irão guardar seus vinténs pra viajar pra passar o São João na Paraíba.

Quem achar um visitante de fora, por favor poste as fotos na minha linha do tempo. Nunca mais vi um forasteiro por estas bandas. Seria legal ver alguém de fora (pelo menos aqui no Facebook) injetando dinheiro na nossa economia a cada dia mais capenga.

Com essa gestão nanica da cultura e do turismo locais, nem uma panela de camarão frito salva.

*Médico, estudante de Direito e suplente de deputado estadual

Marco Aurélio D'Eça

16 Comments

  1. Yglesio não fez o dever de casa, nunca cuidou dos seus, nunca foi eleito a nada, e nunca sera! o povo não é tão tapado…. ainda é do PT sem respaldo para criticar quem quer que seja

  2. Yglesio não passa de uma idiota querendo uma boquinha, se alguém encontrar um turista e postar na linha do tempo dele ele exclui, pois é assim que ele faz quando alguem diverge da sua opniao… só mais um idiota

  3. continue com suas cirurgias…esqueça política que esta não é sua área…

  4. SEMPRE FOI ASSIM, INFELIZMENTE , MUDA GOVERNO, E AS PRÁTICAS CONTINUAM AS MESMAS.

  5. Duas ressalvas.
    Primeira: Os visitantes que porventura aportem em nossa “Ilha Magnetica” oriundos do Sul/Sudeste e Centro Oeste, por ocasiao do São Joao, serão os “desavisados” que adquiriram seus pacotes em “suaves” prestaçoes em 2014. Segunda: Resultados da “Força Tarefa” empreendida pela Profª Socorro Araujo por municipios maranhenses e estados vizinhos na 2ª quinzena de maio 2015.

  6. Yglesio…. O blog ta perdendo credibilidade em da espaço pra esse senhor. So quem conhece iglesio sabe qm eh ele de verdade.

    • verdade..palavras bonitas vindas de um homem que não tem atitude e vislumbra chegar ao poder para se exibir para a mulherada… a culpa disso tudo é a crise que o teu PT instalou no Brasil…estamos fud%#$# e vocês não conseguem colocar a culpa no PT.. pra vocês a culpa é sempre alheia…
      como sempre, muitas palavras para pouca atitude…

  7. Lamentável… a nossa cultura popular se evaporando com as pólvoras governamentais. E o pior as escolas públicas sem os incentivos para divulgação das nossas festas juninas! Saudades dos velhos tempos, eu vivi e as minhas filhas também. Hoje os meus netos representam índios americanos mexicanos Maria bonita etc etc em escolas que não tem nada a ver. Triste!

  8. Lamentável… a nossa cultura popular se evaporando com as pólvoras governamentais. E o pior as escolas públicas sem os incentivos para divulgação das nossas festas juninas! Saudades dos velhos tempos, eu vivi e as minhas filhas também. Hoje os meus netos representam índios americanos mexicanos Maria bonita etc etc em escolas que não tem nada a ver. Triste!

  9. Verdade. São Luís é uma cidade feia, mal administrada, que representa vergonha nacional. Todas as entradas e acessos são feios, cheios de mato, e quando capinado, mal capinado, não tem capricho em nada, parece que tudo ta bom. A cultura rica, não tem os acessórios básicos para funcionar. Mais estamos observando tudo. É isso mesmo. Temos que cortar a própria carne. Tem gente que come no governo e aplaude essa mazela, que triste.

  10. Bom dia! Ontem pude constatar o estado de total falta de importancia a cultura do estado.

  11. Esse Dortorzinho, é um tremendo fanfarãoooo. Até compreendo sua “dor”, em não ter sido eleito a cargo algum. Ontem, comia no mesmo “bandeco” do Prefeito, hoje, arrota a comida fedida que se servia. Então, fica a velha “stória”, se come no bandeco, fica de bico calado (veja o comportamento do titular do blog – comia no mesmo bandeco da sua ex-patroa Roseana, e não dava um piu…agora, ficou de fora do banquet e lasca o pau com força….Eita bandeco que faz falta…..o primeiro, vá procurar trabalhar como médico que a melhor coisa que você faz…em relação ao segundo, já deveria ter ido embora daqui…essa cidade não aguenta mais jornalistazinho mal formado por aqui….

  12. Disse tudo!!! Vergonha deste São João! Mas como ser diferente com esta equipe que o governador montou, secretaria de cultura que só olha pro seu umbigo. Cansada! Pensando em ir embora com minha família deste estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *