5

Conhecendo o inferno…

eliz1Acompanhado de colegas da Câmara Federal, os deputados maranhenses Eliziane Gama e Weverton  Rocha estiveram ontem no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. E conheceram, in loco, a realidade do presídio.

eliz2Consta que o governador Flávio Dino (PCdoB) não teria gostado da presença dos deputados em terras maranhenses e chamou os aliados ás falas no Palácio dos Leões.

wevertonDe lá, do palácio, saiu release da Secom afirmando que os parlamentares “constaram melhorias no complexo”. Os deputados dizem, no entanto, que a situação ainda é de terror em Pedrinhas.

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Marco, eu queria vê era essas autoridades entrarem lá sem esse estardalhaço todo, travestidos de monitores, funcionários do sistema prisional ou de agentes penitenciários, ai sim eles iriam realmente saber quem são esses presos, assim fica fácil, engravatados, anunciados aos 4 cantos, todos eles parecem as melhores pessoas do mundo. Desafio os mesmos a chegarem de surpresa vestidos de monitores e se dirigirem até os presos

  2. Pelos relatos de agora, não diferentes dos anteriores, sempre se soube que o presídio de Pedrinhas funciona como um depósito de criminosos. Alguns recuperáveis; outros, jamais.
    A ideia que se tem do complexo penitenciário de Pedrinhas, e isso não é de hoje, mas de todas as administrações estaduais passadas, é de uma réplica da desumana prisão “Sona”, no Panamá, mostrada na série americana de TV, Prison Break. Ou seja, mais uma completa escola de como se especializar na prática dos mais diversos crimes, infringindo todos os dispositivos do Código Penal.
    Não conheço o planejamento estratégico do novo governo para mudar esse quadro de horror das prisões medievais, de norte a sul do país, que também se viu no filme “Conde de Monte Cristo”, ou de similares como mostrado na série “Guerra dos Tronos”.
    Vendo registros anteriores sobre o histórico do complexo de Pedrinhas, descubro que em passado recente era chamado de penitenciária agrícola. Então, é o caso de se perguntar: por que os presos não mais cultivam hortifrutigranjeiros para sua própria alimentação?
    Acabou definitivamente essa atividade agrícola atribuída ao complexo de Pedrinhas? Vale lembrar que além da atividade física para o bem-estar de saúde, estariam desenvolvendo uma atividade produtiva. Sim, porque o pior para o criminoso encarcerado é o ócio, que já foi apelidado de oficina do crime.
    Portanto, a alternativa é um planejamento estratégico não só para reduzir o número de mortes dentro do presídio, como para se prevenir a criminalidade aqui fora. E é essa que está em ascensão rápida demais para a segurança da população.
    FRED TORREMOLINOS

  3. Se eles ñ quisesse passar por essa situação era só ñ ter feito uq fizeram para estar em pedrinhas, o governo devia colocar era eles em uma Pedreira para passar o dia todo quebrando pedra!

  4. Gilberto, fico envergonhado com tanta hipocrisia da Eliziane gama, tentando fazer palanque com a desgraça alheia. Essa senhora, vazia de conteúdo e boa de blá blá blá trouxe a CPI ao Maranhão com fins eleitoreiros. Os grandes responsáveis pelas mazelas no sistema penitenciário sao os que politizaram a política publica penitenciaria com fins de conseguirem cargos e espaços. Aí cabem tambem o judiciário , mas precisamente o juiz Douglas Melo que indicou atual secretario mineiro e agora esta na Espanha fazendo dois anos de doutorado sendo pago sem trabalhar.
    Esse mesmo juiz, mentiu em um relatório so CNJ dizendo que mulheres de presos estariam sendo estuporadas em pedrinhas. Fato que nunca foi comprovado. Tudo isso com o inteiro de denegrir a imagem da ex governadora Roseana Sarney. Esse dito cujo, junto com Fernando Mendonça sonham dia e noite em serem desembargadores. O atual comando da sejap é feito por ex roseanistas. Tem um frei que é do Diabo, que persegue todo mundo, so nao os meninos dele. E a Camila Neves que ex pau mandado da Ana Grazziela. O Murilo ta mais por fora que rabo de pavão. Ou seja. Nada mudou. E o que mudou foi pra pior. Eliziane , essa mulher montada e hipócrita , proselitista e preconceituosa deve procurar o que fazer pq a mascara dela vai cair.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *