4

Aonde está o índio Messias?!?

Sousa mostrou na tribuna como Dino tratava os índios e como trata hoje

Sousa mostrou na tribuna como Dino tratava os índios e como trata hoje

A pergunta acima foi feita hoje pelo deputado estadual Sousa Neto (PTN), em duro discurso na Assembleia Legislativa. O parlamentar condenou a forma arbitrária e antidemocrática com que estão sendo tratados os indígenas que estão em protesto desde a semana passada. 

Messias Providência Guajajara está desaparecido desde a semana passada, quando participava dos eventos de protesto ao lados dos companheiros. Sousa Neto quer empenho da Ssecretaria de Segurança na localização do indígena.

Durante o discurso, o parlamentar foi taxativo ao afirmar que o secretário Márcio Jerry ofereceu propina ao líder indígena para que parassem com a manifestação, coisa repudiada pelo líder.

– Tenho provas. O Márcio Jerry ofereceu propina ao líder indígena, que recusou porque suas reivindicações são de todas as tribos e que ele não poderia receber sozinho, quando isso não seria justo e que precisaria de conversar com todos os líderes – disse Sousa Neto.

Acorrentados na galeria do plenário da Assembleia e em greve de fome  como forma de protesto às reivindicações ainda não atendidas pelo governo do estado, cerca de 200 indígenas também estão há mais de uma semana em frente ao Palácio dos Leões e representam aldeias de Barra do Corda, Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava, Amarante e Arame.

Sousa Neto solicitou ainda que o presidente da Assembleia Legislativa liberasse a entrada dos outros índios que foram barrados no Portão da Assembleia.

– Aqui sempre liberaram para outros manifestantes, como professores, policiais (classe que defendo) e bombeiro, agora estão barrando os índios, mesmo os que estão usando calça, seguindo o regimento da Casa. Senhor presidente, no Maranhão a democracia é ver os índios acorrentados – questionou Sousa Neto.

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Ei pessoal ta bom né! Vamos parar com esse circo. Todo mundo já sabe o real interesse dessa manifestação dos índios. Não adianta, os empresários não vão abocalhar os 50 milhões de reais dos cofres públicos.
    Chega!

  2. (…)

    Obs.: Comentário retirado por conter agressões, ofensas ou não se enquadrar no contexto do post.

  3. Não conheço o Deputado nem tenho nada contra o Marcio Jerry. Porém lendo este post do Jornalista Marco Deca não posso deixar de comentar:
    1 – Aonde encontra-se, o Índio Messias;
    2 – Não acredito que o Secretário ofereceu dinheiro a liderança indígena, a resposta do indígena é duvidosa pois fala que não poderia receber sozinho, por que as reivindicações não eram só dele, pergunto se fosse só dele poderia receber a propina, muito duvidoso;
    3 – O Deputado tem razão a casa do povo deve ser aberta sim a este segmento, pois vários, outros foram recebidos na Assembléia inclusive saíram dela com seus problemas resolvidos e com direito a foto com alguns deputados e o Presidente da casa;
    4 – Finalmente observo que nosso órgão central de segurança deve fazer um esforço e localizar, o índio sumido, pois no Rio de Janeiro sumiram com o AMARILDO e as coisas complicaram para um bom Oficial da Polícia Militar que era Comandante da UPP da Rocinha espero que Ministério Público, Defensoria, Ouvidoria, Comissão de Direitos Humanos de todas as entidades estejam atentos, pois o Maranhão não sai do noticiário nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *