1

Governando contra a imprensa?!?

De O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

Pasmem!

Não bastassem as muitas investidas contra a liberdade de imprensa, a crítica e o livre direito à opinião, o Governo do Estado conseguiu se superar.

Desta vez aprovou, via Fapema, pesquisa com o seguinte título: “Governando contra as notícias: o primeiro ano do governo Flávio Dino nas páginas do Jornal O Estado do Maranhão”, assinada por Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa.

Ela comemorou em rede social:

– Agora tenho dois projetos aprovados pela Fapema. Quando os dinheiros forem repassados, terei verba suficiente para montar toda a estrutura do laboratório integrado de pesquisas e práticas jornalísticas e culturais…

Chama atenção, em meio aos demais projetos aprovados pela fundação estadual, que haja um voltado especificamente para analisar a postura de um jornal frente ao atual governo. Curioso figurar entre estudos para as áreas de saúde, ciências e tecnologia uma pesquisa que (pelo título proposto) acena em direção a interesses do governo contra a imagem de um veículo de imprensa.

fapema

A pesquisa de Li Chen: governando contra as notícias? como assim?

Que o comportamento de O Estado é notícia diária para veículos de comunicação alinhados ao governo (o inverso jamais acontecerá), isso já se sabe. Mas uma chancela oficial, destinada a uso de dinheiro público, para uma pesquisa que sinaliza críticas ao jornal e flores aos Leões, isso é inédito”

Sobre os recursos públicos (vosso dinheiro, caro leitor) a serem investidos na pesquisa, a idealizadora disse à coluna que o “projeto não prevê bolsas individuais de pesquisa. Estas serão implantadas via Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq)”; e que “o edital da Fapema tem o objetivo de financiar pesquisa com verba para insumos, deslocamentos e compra de equipamentos”.

Sobre o propósito e a importância científica do trabalho, esquivou-se.

Ateve-se a dizer que o título “não é um juízo de valor”, mas “uma aferição feita em pré-pesquisa de que o jornal se comporta como opositor do governo”.

Enfim… Esse é o governo da mudança.

Trabalhando firme contra a liberdade de imprensa.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *