19

Para onde vai José Reinaldo?!?

Ao escrever uma espécie de desabafo no Jornal Pequeno, o ex-governador reconhece, primeiro, a incapacidade do seu afilhado comunista de mudar o Maranhão sozinho; e, depois, faz um mea culpa tardio em relação ao seu próprio padrinho. Mas seu gesto deve ser respeitado como a quebra e um paradigma político 

 

Zé Reinaldo com seu pupilo, agora governador: é preciso mais do que um homem só..

Zé Reinaldo com seu pupilo, agora governador: é preciso mais do que um homem só..

O surpreendente artigo do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB)  publicado hoje no Jornal Pequeno aponta para dois caminhos.

O primeiro, mostra um Tavares cada vez mais distante de sua criatura, o atual governador Flávio Dino (PCdoB); o outro caminho, retrata um político em busca de redenção com o seu próprio criador, de quem se afastou e amarga hoje as consequências de seus atos.

Não é mais surpresa para ninguém que José Reinaldo hoje já não tem a mesma relação com Flávio Dino – que ele inventou como candidato a deputado federal e criou como candidato a prefeito e a governador, ajudando-o, sem dúvida, a se eleger em 2014.

O distanciamento de Dino pode ser visto em um dos trechos do artigo:

– Aqui falo por mim. Não falo por mais ninguém. Portanto não se trata de qualquer tipo de barganha. Não se trata da oferta de cargos em troca de apoio. Não é, enfatizo, um pacto político. Não se trata, enfim, de troca de favores – afirma o ex-governador. (Leia a íntegra aqui)

O próprio Tavares, há um ano atrás, no mesmo Jornal Pequeno, apontava Flávio Dino como a redenção do Maranhão, o homem capaz de mudar o estado em todos os seu aspectos; o homem capaz de livrar os maranhenses do jugo da oligarquia, que ele via como nefasta.

Hoje, o ex-governador vê “momento de imensa dificuldade”, reconhece que a missão da mudança não será “tarefa fácil” e faz “um apelo ao ex-presidente e àquele político que fascinou a todos os jovens promissores que com ele trabalharam, quando governador e nele acreditaram”, como o próprio José Reinaldo.

Flávio Dino com José Sarney, em recente aceno

Flávio Dino com José Sarney, em recente aceno

Falo por mim, sem medos de patrulhas e de maus entendidos. Não serei eu a ganhar nada me arriscando assim. Será o povo do Maranhão. Mas sei que muitos entre nós pensam como eu. Não estarei sozinho e nem pregando no deserto. Nossa sociedade não perdoará a nós políticos, se não nos unirmos em torno do projeto maior que é o desenvolvimento do Maranhão. Essa é a finalidade maior de estarmos na política, com ou sem mandatos”

Mas é de Sarney que José Reinaldo Fala, não de Flávio Dino. E é este o ponto do novo caminho do ex-governador.

O “pacto pelo Maranhão” proposto por José Reinaldo já havia sido proposto também pelo outro lado.

Pelo próprio Sarney, por João Alberto, Lobão – e até por Lula e por Dilma. Todos ironizados e ridicularizados por este mesmo Tavares, e por seu afilhado comunista cheio de si.

São apenas seis meses de governo Flávio Dino.

E como este próprio blog diz, gestão é como cantiga de grilo: termina sempre do jeito que começa. E o começo do governo Dino mostra que o futuro não guarda muito alegria para o maranhense – inclusive para os que acreditaram na mudança.

Mas, ao invés de críticas, patrulhas ou desabafos, o gesto de José Reinaldo Tavares é digno, sim, de respeito. Digno de reconhecimento pela coragem de assumir um posicionamento de valor histórico imensurável.

O que ele mostra é que não há ninguém melhor que outro, não há “Professores de Deus” na terra e muito menos salvadores da pátria.

É um gesto, sem dúvida, para mudar os paradigmas da política maranhense.

E ele, certamente, não estará falando sozinho…

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. Eu acho que este Ayron deve e estar louco aonde r que o Sr> Governador esta trabalhado.

  2. Zé Reinaldo não passa de um Zumbir escorado na popularidade de Flávio Dino, como governador foi o espetáculo de incompetência, Flávio não precisa dele pra nada e muito menos de Sarney que não tem mais prestígio político pra eleger ninguém.

    Resp.: É mesmo?!? Mas vc sempre pensou assim? Até quando ZR Tavares inventou Dino como político? Até quando ele moveu céus e terras para eleger Dino deputado? Até quando ele criou as condições para Dino se eleger governador? interessante…

  3. Esse governo de FLAUDI Dino é de tamanho fracasso e incompetência, que nos faz esquecer os piores governos que já passaram por esse Maranhão, como João Castelo, Luiz Rocha , José Reinaldo , Jackson Lago e Roseana (Último mandato ) . E ainda tem gente que acredita nesse estelionatário político.

  4. Enquanto pessoas do nível desse tal de Marcio Jerry, que ninguém sabe de onde saiu, derem as cartas no governo Flávio Dino o governo do Estado vai se transformar numa Prefeitura de São Luís gigante, inoperante, cheia de gente que não sabe de nada e que não faz nada ? Infelizmente vamos ter que aturar esse enrolation comunista por mais três anos e meio. Pobre Maranhão.

  5. Vejo como louvável a atitude do nobre deputado em priorizar os interesses do povo do estado do Maranhão, e não se trata de qualquer um Ze Reinaldo a tempos é o maior articulador político da cena atual responsável por grupo sarney nas urnas depois de ter sido umilhado por eles e até preso. É verdade que Roseana após tomar covardemente o governo de lago venceu Flávio e Jackson mas utilizando-se de estelionato eleitoral prometendo até refinaria, o povo ainda paga está conta, quanto o excelentíssimo José sarney se não é responsável pelo atraso como insistem alguns em dizer no mínimo foi omisso, pois mudousse para o Amapá entregando o governo aos amigos e filhos fazerem e acontecerem. Quem achar que o Maranhão vai bem saia e vvisite outros estados a diferença é gritate. Quanto a o governo Flávio esta azarado assumir um governo em meio a uma crise financeira, institucional a nível nacional onde um mar de lama vem atona corrupção propinas praticas dita comuns pelos envolvido, onde até paises estão se dissolvendo (Grécia) vai precisar de muita habilidade para conduzir esse pacto. Mas valeu Zé Reinaldo pela ousadia sucesso o povo agradece.

    Resp.; O Flávio Dino não quer o pacto, meu caro. Ele acha que resolve tudo sozinho…

  6. Pacto com o que mesmo? Com o Maranhão? Kkkkkkkkkkkkkkk agora sim tou vendo a verdadeira politica da as caras kkkkkkkkk como pacto com alguem que nunca se preocupou com esses estado,rapaz é o que falo nenhum tem a minima preocupação com o povo,vejo comentários a favor de pacto kkkk
    Pacto tem que ser é em fazer as coisas certas,esses que comentam ou que fazem posta louvando são os que sempre quizeram que esse estado andasse para trás… Pacto com Maranhão… Mi compre um bode políticos.

  7. O tempo é a cura para todos os males.
    Vida longa ao maior político do Brasil, José Sarney!

  8. Marco, cheguei no Maranhão há cerca de 12 anos, e o governador do Maranhão era Zé Reinaldo Tavares., Ao chegar por aqui, vim com a idéia preformada de que o Maranhão era um quintal de Sarney, e que TUDO por aqui era propriedade dele.
    Naquele ano, vi uma entrevista do então Governador numa TV de Caxias , onde ele dasancava com a turma de Sarney, e já no final de seu, dele Reinaldo, governo, presenciei o enorme esforço para eleger Jakson Lago.
    Durante o governo Jakson Lago, comecei a duvidar daqueles que diziam que o grande câncer do Maranhão era Sarney pois, jamais imaginaria tanta incompetência e corrupção quento àquelas ocorridas nos dois governos “libertadores”.
    Cassaram Jakson Lago e Roseana assumiu o resto do mandato ( pouco mais de um ano e meio), tendo sido eleita governadora vencendo Dino e Jakson ainda no primeiro turno.
    Incluindo Flávio Dino, já foram nos últimos 12 anos três governadores de “oposição” com cinco anos e meio de Roseana contra cerca de seis anos dos oposicionistas Reinaldo, Jakson e Dino, Hoje, afirmo com toda convicção que , seguramente o PIOR governo que presenciei ( e estou presenciando) nesse doze anos que estou neste estado, é o do Sr Flávio Dino, onde a corrupção desmedida associa-se a profunda incompetência de um governo sem rumo.

  9. O Deputado Zé Reinaldo mostrou o seu espírito de grandeza, agora que vai coloca isso na cabeça de Márcio Jerry que só pensa em si e pesserguir que não reza na sua cartilha, Flávio só aceita se Márcio Jerry der o aval.

  10. Que discurso sem sentido algum. Pacto para quê? Eu não sei ainda o que está por trás disso, mas que tem algo, lá isso tem. O pacto que tem que ser feito é com a boa gestão. É com uma educação digna e saúde de qualidade. É fazer parcerias com os prefeitos. E não com Sarney.

  11. O que Flávio Dino esta fazendo em 7 meses de governo, Roseana Sarney não fez em 6 anos interruptos de administração.

  12. Acho que o Ze Reinaldo nesse momento desabafa como cidadao maranhense e se preocupa como politico. Louvavel seu posicionamento e o mais digno de todo esse comentario pq nao faz julgamentos do governo passado e nem do atual.Apenas demonstra uma preocupacao natural de quem quer o melhor pelo nosso Estado. Parabens Ze Reinaldo. Isso se chama Decencia!!!

  13. Acredito firmemente nessa metamorfose ambulante que somos e seremos sempre, ou até morrer. Acredito que o controle que pensamos ter de algo ou de alguma coisa o próprio Sarney já experimentou com sua filha, mas essa nova foi ótima. O porra louca do Jerry acredita em um inexistente potencial politico, que todas as outras pessoas no planeta não ver, inclusive o governador, que já o definiu como boi de piranha de seu governo. Mas que atrapalha e muito, e isso é fato, mas sabemos repletos de lucidez que a vontade do boi não sobre poe a da piranha que devora quem entra primeiro no rio afobado. Zé não esperava essa, e está reinventando e dando um tremendo show de repercussão em artigo onde devolve a surpresa ao pupilo que também não esperava. Agora é aguardar o direito de resposta, kkk… Valeu o espirito democrático.

  14. A postura de Zé Reinaldo e’ tão importante que me atrevo a comentar. Nos últimos anos nutri uma especial antipatia por Zé Reinaldo de quem fui amigo, aliado e colega na Câmara. A razão era óbvia; o Zé meu amigo tão logo assumiu o governo aderiu a meus adversários e esqueceu todo o esforço que em Caxias fizemos por ele. Agora parece que mudou… Se o conheço não se trata se retórica como muitos podem até pensar.. Diria que também não e nada combinado com ninguém… Nem com Flávio.. Nem com Sarney… Na verdade trata-se do “day after” de
    Um vencedor… Sempre disse que não foi Flavio mas a “engenharia política” de Zé Reinaldo que venceu as últimas eleições Agora, em Brasília, oscultando o
    Momento pelo qual passamos a experiência e a vontade de concluir seu projeto deve ter falado mais alto… Esse e o caminho… Quem vive aqui tem que querer o melhor para o Maranhão e os maranhenses.., e preciso lembrar que o Estado e as necessidAdes maranhenses devem se sobrepor ao tempo dos confrontos… agora Marcos cabe a Sarney.. Fazer um gesto e dar o próximo passo.. Se Flavio não entender… Pena.. Zé Reinaldo pensou grande e teve a coragem de dar o primeiro passo…

    Resp.; Perfeito, Paulo. Grato pelo honroso comentário.

    • que vc e sua laia nunca mais volte ao poder no Maranhão Bye

      Resp.: Esse “você” sou eu?”? mas quem lhe disse que eu estive no poder? E se estive, quem lhe disse que saí dele? Vc precisa se informar melhor, meu caro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *