5

Nas mãos de um ditador…

Em qualquer lugar do mundo, quando a polícia age com violência contra seus cidadãos, há sempre um tirano por trás, tentando se impor, não pelo carisma, mas pela força do ódio

 

Editorial

Observe as imagens abaixo.

Uma bomba disparada por policiais que montam guarda no Palácio dos Leões praticamente atinge uma senhora e seu filho, que participavam de protesto por moradia na Praça Pedro II.

O protesto nem era contra o governador Flávio Dino (PCdoB), mas em busca de uma mudança na Justiça. Do governo, eles queriam apenas ajuda para impedir que suas casas sejam retiradas segunda-feira, 10, por ordem judicial.

Mas, além de sequer receber os sem-teto, o Palácio mandou a polícia expulsar os manifestantes com uma violência nunca vista na história de São Luís.

O governo da mudança torna-se dia após dia uma ditadura perversa, no moldes dos mais covardes governos totalitários do mundo.

A polícia não conversou, jogou bomba nos populares

A polícia não conversou, jogou bomba nos populares (imagem: De Jesus/O EstadoMaranhão)

Agora, no Maranhão, quem protesta contra o governo vira bandido.

Flávio Dino criminalizou um padre que criticou a violência no Presídio de Pedrinhas; Ele transformou em bandidos também os índios que protestaram contra a falta de transporte escolar em suas aldeias. E agora criminaliza o líder dos sem-teto que foram pedir ajuda ao governo.

M´~arcio Jerry no Twitter; na sua visão, Nestor agora é só mais um criminoso

Márcio Jerry no Twitter; na sua visão, Nestor agora é só mais um criminoso

As imagens que marcaram a quinta-feira são comparáveis aquelas oriundas do Oriente Médio ou da África, onde os governos impõem sua tirania ao povo, que só tem a fuga como opção.

O Maranhão caminha para se tornar uma dessas ditaduras, onde não se tem espaço para críticas e os próprios cidadãos são humilhados.

E toda ditadura sempre termina em tirania.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Porque tanto medo???

    BRAVOS E BRAVAS, O QUE ESTÁ FALTANDO PARA O GOVERNO DO ESTADO??? SERÁ SE É O MEDO QUE IMPEDE??? OU ISSO PODE SER UMA DESCULPA PARA PRIORIZAR OS INTERESSES PRÓPRIOS E TAMBÉM NA DEFESA DE ALGUÉM, E NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O POVO CARENTE???

    Bravos e bravas, são esses os comportamentos do poder público que me revoltam……
    Bravos e bravas, o porquê que o poder público tem tanto medo de implantar DENTRO DA OBEDIÊNCIA CONSTITUCIONAL, A REGULAMENTAÇÃO FUNDIÁRIA NO MARANHÃO??? ATENÇÃO PODER EXECUTIVO, ESCLAREÇA DE FEZ PARA A POPULAÇÃO O PORQUE DE TANTO MEDO…….

    Bravos e bravas, não sei se é generalizado no BRASIL, mas não é segredo pra ninguém que o MARANHÃO sempre teve sérios problemas com imóveis pelo fato de não termos uma POLITICA IMPLANTADA COM PULSO DE FERRO PARA REGULAMENTAR NA ATRIBUIÇÃO DE NOSSA CONSTITUIÇÃO, AS TERRAS MARANHENSE!!! Bravos e bravas, enquanto não tivermos um governo sério, comprometido e imparcial para fazer cumprir a lei, jamais iremos ter de fato e de direito uma RESPEITADA E TEMIDA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO MARANHÃO.

    Bravos e bravas, tenho orgulho de ser maranhense e jamais um dia no futuro pretendo dizer que não tenho orgulho do nosso querido MARANHÃO, mas são cenas como essas que nos deixam tristes. Bravos e bravas, não votei para governador nesta última eleição, mas só o fato do DINO ter repassado imensa segurança durante 06 anos via o DIALOGO PELO MARANHÃO e que continuou com os seus discursos proferidos nos programas eleitorais, jamais qualquer maranhense acreditaria que seu governo praticasse tamanha desumanidade diante de uma situação tão grave e séria que o MARANHÃO sempre enfrentou, que foi e até então continua o impasse à REGULAMENTAÇÃO FUNDIÁRIA.

    Bravos e bravas, NÃO SOU COVARDE mas das 18 vezes que fui detido nas vias públicas de nossa querida capital mais precisamente na AVENIDA DOS PORTUGUESES COBRANDO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS COMUNIDADES, MUITAS DESSAS OCASIÕES FORAM TAMBÉM PARA DEFENDER OCUPAÇÕES PARA OS NOSSOS CONTERRÂNEOS LUDOVICENSES QUEM NÃO TINHA UMA UNIDADE RESIDENCIAL, foram muitas conquistas as quais me deixam tranquilos até hoje por ter feito algo pelo meu próximo. Mas no que se refere a batalha contra os latifundiários, três pontos focados por minha família e que serviram como visões no sentido de terem me chamado atenção para que eu não perdesse minha própria vida. A 1ª – É QUE A JUSTIÇA SEMPRE FOI LENTA com isso dando intervalo de tempo suficiente para os latifundiários tentarem aparecer com tantos documentos, e ainda tentar corromper aqueles que mais precisavam, em troca de propostas para esvaziar os movimentos de massa; 2º – O governo que deveria ser o porta-voz nas negociações, foi sempre o mais burocrático numa política de caráter social tão séria; E 3º – É que alguns beneficiados após a conquista da terra, vendiam seus imóveis, claro quando isso ocorria e que fazíamos as investigações eram sempre a minoria que se filtravam se fingindo de carentes para enfraquecer um trabalho tão sério travado com muita luta ao risco de perdermos nossas vidas.

    Bravos e bravas porque que o governo sempre foi chamado popularmente de máquina administrativa??? É porque tem todas as ferramentas e quem tem todas as ferramentas, tem o poder para agir de acordo com a lei do homem material, razões que justificam a minha interrogação ao governo Dino o porquê de tanto medo para resolver de vez a regularização fundiária do Maranhão.

    Bravos e bravas, ao invés do governo querer denegrir a imagem de líderes de segmentos de massa, ele precisa entender que o MARANHÃO é republica, isso significa que o GOVERNO DINO TEM UMA BASE CONSOLIDADA QUE PODE lhe dar sustentação no PODER LEGISLATIVO, e depois deste, o JUDICIÁRIO se for o caso, está à disposição do cidadão de bem para julgar os seus direitos e resolver de vez a REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO MARANHÃO E ASSIM TAMBÉM COMO TANTAS OUTRAS DEMANDAS SOCIAIS PLEITEADOS POR VÁRIOS SEGMENTOS CONFORME TENHO ACOMPANHADO PELA MÍDIA.

  2. Não sei o que acontece com o jornalismo no Brasil, principalmente o do Maranhão, que a cada dia se vende para os políticos corruptos e publica artigos tendenciosos. A frase: “Agora, no Maranhão, quem protesta contra o governo vira bandido” chega a ser risível. Não é possível que toda a história de miséria, violência e irresponsabilidade do governo Sarney, pelos últimos 40 anos, seja esquecida.
    Ora, se há violência nas ruas, se nos sentimos inseguros, se temos índices altos de pobreza e pobres índices em educação, tudo resulta da péssima administração de governos passados. Não sou do partido de ninguém, não “torço” pra nenhum político, mas também não sou estúpida de preferir o governo dos Sarneys…
    Vamos buscar até encontrar alguém que governe com honestidade e real comprometimento o nosso estado. Vamos ser responsáveis como cidadãos: vamos escolher com sabedoria; acompanhar sua trajetória e promessas; e dispensar aqueles que não cumprirem seus papeis de administradores públicos.

    Resp.: Tudo o que você disse é exatamente tudo o que está dito no post, minha querida. O Maranhão escolheu um cara que se apresentou como salvação do Maranhão. Aos poucos, está mostrando que não é – e que, ao que parece, é pior ainda, por que intolerante. E foi só isso que o post disse. Você é quem está fazendo ilações sobre os governos passados; você é quem está levantando a hipótese de achar o ideal no futuro. Ou seja, o artigo atingiu sua consciência em cheio. E é este o objetivo do blog: fazer pensar. O restante do seu texto, sobre artigos tendenciosos, jornalismo que se vende, são apenas baboseiras ideológicas, que nem vou comentar. De resto, é o que tenho dito.

  3. Parabens, a policia pela ação exemplar em relação a esses baderneiros possivelmente massa de manobra de alguns espertos. Dialogo se faz com quem quer dialogo, fechar avenida obstruir ruas, causar um caos no transito da cidade prejudicando milhares de pessoas, trabalhadores não é atitude de quem quer dialogo. Esse grupo de arruaceiros já estão errados em ser invasores de terras, são infratores da lei e que sabemos em sua grande maioria são espertalhões que após invadirem vendem para terceiros o produto do roubo. Porém esse tipo de ação correta do Estado em proteger a população é prato cheio para jornalistas sensacionalistas que durante mais de meio seculo viveram mamando nas tetas do Estado e que usam o fato para deturpar uma ação correta da policia. Ouvi na emissora AM da Oliguarquia enquanto estava preso no engarrafamento uma pseudo manisfestante falando que seu filho autista e usuario de medicamentos controlados estava sofrendo com os efeitos colaterais do gás lacrimogênio, e o “reporter sensacionalista” em vez de perguntar por que essa irresponsável se realmente amasse seu filho por que o levou para aquele tumulto, preferiu destilar seu veneno contra o governo, se bem que essa é uma caracteristica da imprensa “marron”.

  4. Agiu certo o governador! Esse povo não tinha nada que vir de Paço do Lumiar, fechar avenida dentro de São Luís. Se eles queriam conversar com o governador, pq não fizeram isso de forma decente? Vcs estão defendendo, pq não tiveram que descer de ônibus, pra irem caminhando pra casa, pós um dia duro de trabalho,pq não tiveram parentes doentes querendo chegar em uma urgência hospitalar, e não puderam por conta de invasores, que querem se apropriar de coisas que não lhes pertencem.
    Obs. Participei de uma manifestação na época de Roseana, em frente à prefeitura, não dos leões, e fizeram o mesmo conosco.

  5. Concordo com você, marco. Foi lamentável o comportamento da Polícia. Não precisa isso tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *