13

O legado de Edivaldo Júnior…

Se, em dois anos, o prefeito não conseguiu fazer uma grande obra em São Luís, ele tem tudo para transformar a modernização do trânsito em sua marca como gestor da capital maranhense

 

Muanças no traçado e alargamento das avenidas no Jaracaty deram maior fluidez ao trânsito e acabaram com a cauda nos retornos

Novo traçado e alargamento das avenidas no Jaracaty acabaram com a cauda nos retornos

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) passou dois anos praticamente parado como gestor de São Luís, isso é uma absoluta verdade.

Até 2015, não se tinha nada que pudesse ser visto como a marca da gestão Holandinha, o que gerou, inclusive, duras críticas deste blog.

Mas não há dúvidas, também, de que o prefeito conseguiu dar uma virada neste ano pré-eleitoral, e tem imposto um novo ritmo em seu mandato.

Novo trânsito

De todas as ações do prefeito, as mudanças que ele vem implantando no trânsito da capital, por intermédio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), têm tudo para se transformar na grande obra de Edivaldo.

Nenhuma intervenção feita no sistema de trânsito da capital nos últimos 15 anos surtiram tantos efeitos positivos quanto às implantadas pelo secretário Canindé Barros em trechos como o Anel Viário do Bacanga; Avenida dos Africanos, no Coroado; avenida Colares Moreira, no Renascença; e a mais recente delas, a correção das idas e vindas no Jaracaty.

No Bacanga, o trânsito agora é livre para qualquer lado

No Bacanga, o trânsito agora é livre para qualquer lado

No Bacanga, a prefeitura conseguiu corrigir um problema que parecia impossível, garantindo fluxo intenso de veículos durante todo o dia. Esta obra já foi, inclusive, elogiada por este blog, ainda em fevereiro, no post “Uma obra tanto da gestão de Holandinha…”

Na avenida dos Africanos e na Colares Moreira, outras intervenções – com a criação de retornos de quadra e fechamento de pequenos retornos no meio-fio – que também garantiram fluxo contínuo, acabando com as gigantescas caldas em horários de pico.

A última dessas intervenções ocorreu no Jaracaty.

A princípio, alguns motoristas criticaram a mudança, por que não haviam entendido o traçado, ainda sem sinalização. Após colocação de placas e pinturas das pistas, tudo ficou mais fácil. (Veja vídeo abaixo)

Há obras respeitáveis de Edivaldo Júnior também na Curva do 90 e na Ponta do Farol, ambas com excelentes resultados. E ainda falta a conclusão das mudanças na Daniel de LaTouche, na altura da Cohama, que podem reforçar a marca do prefeito como o homem dos avanços na mobilidade urbana.

Legado de cada um

Como jornalista, o titular deste blog acompanha as gestões na capital desde 1992 e conhece o legado de cada gestor.

Conceição Andrade, por exemplo, foi a prefeita que implantou o sistema de Transporte Integrado. Jackson Lago era o homem da Educação. Tadeu Palácio (PP) conseguiu boa marca no setor de coleta de lixo,  limpeza urbana e paisagismo; e Castelo deixou como marca a recuperação e construção de algumas das grandes avenidas.

Edivaldo começa a colher os frutos de suas obras, sobretudo as do trânsito

Edivaldo começa a colher os frutos de suas obras, sobretudo as do trânsito

Edivaldo Júnior ainda não tinha nenhuma marca como gestor, apesar de ter intensificado setores como asfaltamento, limpeza urbana e ações sociais.

Mas é na qualidade do trânsito que ele tem um legado para chamar de seu.

Basta saber como capitalizar esta obra…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. A Jerônimo de Albuquerque continua a mesma porcaria, teria que rasgar parte do São Domingos pra corrigir. Tinha que aproveitar logo agora que eles estão em obra. Vcs não podem ser cegos, a prefeitura ta fazendo um trabalho porco, imundo, misturando asfalto de várias cores, pintando buraco e outras coisas mais. É só observar com mais atenção.

  2. Já alguns dias este blog vem mudando pouco a pouco como trata o prefeito da capital. Sei não! O que está acontecendo?

    Resp.: Você não concorda com a avaliação do blog? O blog está errado? E mesmo que o prefeito comece a acertar, o blog tem que continuar a detoná-lo, por quê? No Maranhão, vocês criaram uma ideia de que tem que ser de lado ]A ou lado B, e este blog não tem lado algum. basta entender isso e irá entender o blog.

    • Eu também destacaria o legado de Batista Matos, à frente da SECOM municipal, que tem se esforçado dia e noite para dobrar os miranteanos.

      Rsp.: Só para seu esclarecimento: Batista é meu amigo-irmão há pelo menos 20 anos.Não é pouca coisa, não!

  3. OK! MAS…… E A DUPLICAÇÃO DA S. LUIS REI DE FRANÇA COM AQUELA CALÇADA ESTÚPIDA DE GRANDE? E AS PASSARELAS NO LUGAR DAS FAIXAS DE TRANSITO EM GRANDES AVENIDAS COMO A HOLANDESES?
    VAMOS CONTINUAR ENTUPINDO A CEIDADE DE SEMÁFOROS? OK, MELHOROU MAS EM PARTE……….

    Resp.: A duplicação da Rei de França tem pelo menos 15 anos. E aquilo não é calçada, mas uma ciclovia.

  4. a postura do blogueiro mudou kkk algo tá acontecendo dinheiro na conta caiu.

    Resp.: Por que? Vc não concorda com o que eu disse? E alguém só pode dizer se tiver sendo pago? É isso?

  5. Melhorou muito. E os gastos não devem ter sido muito grande. Tem que ser exercitada a criatividade, novas idéias, quebrar paradigmas. Concordo com o seu post.

  6. ele conseguiu superar,fora que o estado esta ajudando também,porque ele não tinha muito apoio por Roseana,mas ainda bem que tudo está indo pra frente.

  7. Isso é verdade, nota-se inclusive que muitas coisas na cidade melhoraram, as vias estão ótimas para transitar.

  8. Nada disso, em horário de pico continua a mesma coisa.
    Ele teria que colocar era agentes de transito em locais de passagem de pedestre, locais estes que não tem ninguém para atravessar e o sinal nas principais avenidas ficam fechados sem necessidade. Ex Avenida em frente ao cohafuma, Beira mar depois do cassino maranhense.

Deixe um comentário para Carlos Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *