2

Sobre polícia e governo…

Familiares em dor pela morte do jovem assassinado; nenhuma desculpa do governo

Familiares em dor pela morte do jovem assassinado; nenhuma desculpa do governo

A desastrada ação da Polícia Militar na ocupação de um terreno na região do Turu/Miritiua – que resultou na morte de um trabalhador, quinta-feira – abriu debate sobre a atual fase de comando do sistema de Segurança Pública do governo.

Ficou claro desde as primeiras investigações – apesar de a Secretaria de Comunicação do governo Flávio Dino (PCdoB) dizer o contrário – que houve ali erros absurdos de estratégia policial e militar, e não um fato isolado de um policial.

E um erro de estratégia é um erro de comando, de cúpula, de Sistema de Segurança, de governo, até.

E em um governo que se declara de esquerda e “aberto ao diálogo com todos os setores sociais”, quando isso ocorre, o caso ganha proporções maiores. Um “governo de esquerda” não pode se dá ao luxo de usar armas letais em ações de polícia contra populares. E foi isso o que ocorreu na desocupação do terreno.

 

Munição usada na ação

Munição usada na ação

E em um governo que se declara de esquerda e “aberto ao diálogo com todos os setores sociais”, quando isso ocorre, o caso ganha proporções maiores. Um “governo de esquerda” não pode se dar ao luxo de usar armas letais em ações de polícia contra populares. E foi isso o que ocorreu na desocupação do terreno”

 

Mas o pior é que a tragédia parecia anunciada.

Uma semana antes da desocupação do terreno no Miritiua, o comando do Sistema de Segurança e da Polícia Militar já haviam dado sinais de que algo de errado estava acontecendo com a tropa. Policiais do Choque agiram com violência e usaram gás de pimenta, bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral contra manifestantes que protestavam por moradia.

Uma das imagens mostra, inclusive, quando um policial atinge uma mãe com uma criança no colo com uma dessas bombas.

Nada foi feito para corrigir rumos e ordenamentos militares no intervalo entre as duas ações .

E o resultado foi o assassinato de um jovem na manhã de quinta-feira…

Da coluna EstadoMaior, de O EstadoMaranhão
Imagens (Biaman Prado)

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Seu comentário encontra-se certo em parte. Veja bem temos uma polícia preparada no Maranhão isso é fato tivemos anos e anos de capacitação com este servidores, tivemos em 2013/2014 na UEMA o Curso de Especialização em Segurança Pública em que vários servidores da segurança pública frequentaram então temos sim o pessoal qualificado. Agora o que na minha opinião não temos e concordo com seu post é a execução de ações preventivas em eventos como este que demandam lhe da r com pessoas que estão ali atras de chão para moradia e outros que estão ali apenas para atrapalhar e nossa Polícia tem condições de separar este e efetuar um bom serviço. Lembro que esta polícia é a mesma do governo passado o que mudou foi as peças de Comando tanto na corporação bem como na cúpula da Segurança Pública, que até o momento não informou nada sobre a operação. #GESTÃO NA SEGURANÇA PÚBLICA.

  2. O erro e do desgovernado, que confude violência policial com manutenção da autoridade do estado. Lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *