1

Murad diz que Jerry admite “grampo” ao tentar relacioná-lo com o caso…

Ex-secretário desafia chefe da Articulação Política do governo Flávio Dino e pede investigação no Guardião, inclusive para o período em que foi secretário

 

O ex-secretário de saúde, Ricardo Murad, afirmou ao blog que o chefe da Articulação Política do governador Flávio Dino (PCdoB), jornalista Márcio Jerry, acabou por admitir as denúncias da deputada Andrea Murad – de que grampearam o telefone dela – ao tentar relacionar o próprio Murad ao caso.

Em reposta a Andrea, Jerry afirmou: “consta que o pai dela cometia muito esta irregularidade”. (Releia aqui)

muradO ‘Primeiro Damo’ com, essa afirmação, admite que faz escuta ilegal ao afirmar que eu cometia o que para ele é apenas uma ‘irregularidade’. Como uma autoridade que divide o palácio com o governador pode dizer que eu fazia escutas ilegais sem colocar em cheque a seriedade do sistema? Se eu fui capaz de fazer, por que não Flávio e Jeferson [Portela, secretário de Segurança] com esse estado policialesco e de exceção que implantaram?”, questionou Murad

Para o ex-secretário, a deputada Andrea Murad deve mesmo pedir perícia, inclusive estendendo a investigação ao período do próprio pai.

Murad disse que, quando exerceu, por 30 dias, o posto de secretário de Segurança, sequer conheceu o sistema Guardião, responsável pelas interceptações telefônicas.

– O que sei, e isso sim é grave, é que Flávio Dino trocou a equipe inclusive deslocando da chefia o ex-secretário Marcos Affonso. Essa afirmação de Jerrry é grave e requer uma investigação geral para averiguar se escutas ilegais foram ou estão sendo feitas – concluiu o ex-secretário.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Marco, o que é o “guardião”?
    Trata-se de uma plataforma de comutação com facilidades para gravações de coversações entre assinantes A e B.
    A plataforma que atende a Sec. de Segurança é de fabricação DIGITRO, de segunda geração , e é uma plataforma mal mantida e que, muito provavelmente NÃO SERVE como prova contra nada , pois com certeza vários parâmetros técnicos não são atendidos ( Alto FIT, ruídos eletrônicos etc.).
    Só o GUARDIÃO, não “grampeia” nada, é preciso que a informação chegue até ele, e essa informação quem manda são as OPERADORAS. Manda como?
    Ou através de par metálicos ou através de fibra óptica ( como acontece atualmente).
    No grampo legal, o Juiz determina os telefones a serem monitorados ( grampo, pois o jumper eram feitos com conectores po “grampo” ) e a concessinária disponibiliza a facilidade para a autoridade policial. Como é feita a disponibilização das facilidades?
    “Jampeando” o terminal ( na central telefônica) ao sistema que leva a informação para o “GUARDIÃO”.
    Claro , há outras maneiras de se grampear, ou utilizando as caixas aéres ou nos armários.
    Para gravar conversas de ETAS ( estação terminal de assinantes, vulgarmente conhecidas como “celulares” ) é preciso qe o “grampo” seja feito na CCC ( central de comando e controle), DENTRO da central telefônica da concessionária..
    Grampear”celular” não é tão facil assim, muito embora em certos casos, as “malas de testes” o façam, mas sem passsar pelo Guardião.
    O resto é bobagem.

    Resp.; Agradeço, amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *