3

Cargos e campanha…

Além da visível ineficiência do estado no setor, a Segurança Pública começa a ganhar críticas também políticas no governo Flávio Dino (PCdoB). Agora, são deputados estaduais e federais aliados do governo que reclamam da “campanha antecipada” do secretário Jefferson Portela.

Militante histórico do PCdoB e candidato em várias eleições, Portela sempre sonhou chegar ao parlamento – seja ele qual for – e ver no cargo de secretário o trampolim para alcançar seu objetivo. Afinal, a pasta já garantiu eleições recentes para dois titulares, os ex-secretários Raimundo Cutrim, três vezes deputado estadual, e Aluísio Mendes, este deputado federal.

É o caso, por exemplo, do próprio chefe da Articulação Política, Márcio Jerry. Ele tem cuidado pessoalmente de cada filiação ao PCdoB de interessado nas eleições de 2016. Nega qualquer interesse eleitoral, mas os aliados garantem que ele prepara uma mega-campanha de deputado federal – ou até voos mais altos

 

O problema é que Portela resolveu antecipar em quase quatro anos a campanha, e tem invadido setores de deputados estaduais e federais alinhados ao governo Flávio Dino. Até as nomeações de agentes ou policiais para os mais distantes rincões maranhenses tem que atender aos objetivos políticos do secretário. E o resultado prático é a crise da Segurança Pública vivida nestes primeiros nove meses de mandato de Flávio Dino, aliás uma gestação.

A postura de Portela é a mesma de outros membros do governo Dino. Eles parecem ansiosos demais por viabilizar-se nas próximas eleições, e geram confronto claro com deputados aliados, por invasão de bases.

É o caso, por exemplo, do próprio chefe da Articulação Política, Márcio Jerry.

Ele tem cuidado pessoalmente de cada filiação ao PCdoB de interessado nas eleições de 2016. Nega qualquer interesse eleitoral, mas os aliados garantem que ele prepara uma mega-campanha de deputado federal – ou até voos mais altos.

E a postura dos comunistas, obviamente, deixa os aliados desconfortáveis na relação com o governo.

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Diminuição de violência e dos crimes de homicídios? É não querer enxergar a realidade.? Mora onde? Então não lê jornais, escuta rádios ou vê TV!

  2. Como falar em ineficiência, se os índices medidores da violência apontam queda consolidada, principalmente no número de homicídios na região metropolitana de São Luís???? E isso com certeza e fruto da aproximação do atual secretário com as bases comunitárias, reuniões estas depois transformadas em operações policiais e que vem apresentando excelentes resultados! Talvez ai esteja o problema levantado pelo nobre jornalista! Isso com certeza deve causar preocupação e inveja nas pessoas políticas eleitas recentemente, pois, se candidatos envolvidos com crimes ou que foram um desastre na gestão da area de segurança pública, com certeza alguém que supera na gestão seus antecesdores, deve realmente causar calafrios só de pensarem em ter uma pessoa séria e competente como adversário eleitoral! É so comparar a evolução de números de homicídios entre o atual SSP e seus antecessores, e a resposta do eleitorado será óbvia! (concordo com vc que é muito cedo para levantar bandeira eleitorais, mais com certeza a questão ora levantada, tem origem no medo dos ineficazes e incompetentes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *