5

30 anos de oposição em São Luís: o legado de Edivaldo Júnior…

Se, em dois anos, o prefeito não conseguiu fazer uma grande obra em São Luís, ele tem tudo para transformar a modernização do trânsito em sua marca como gestor da capital maranhense

 

jaracaty

Novo traçado e alargamento das avenidas no Jaracaty acabaram com a cauda nos retornos

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) passou dois anos praticamente parado como gestor de São Luís, isso é uma absoluta verdade.

Até 2015, não se tinha nada que pudesse ser visto como a marca da gestão Holandinha, o que gerou, inclusive, duras críticas deste blog.

Mas não há dúvidas, também, de que o prefeito conseguiu dar uma virada neste ano pré-eleitoral, e tem imposto um novo ritmo em seu mandato.

Novo trânsito

De todas as ações do prefeito, as mudanças que ele vem implantando no trânsito da capital, por intermédio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), têm tudo para se transformar na grande obra de Edivaldo.

Nenhuma intervenção feita no sistema de trânsito da capital nos últimos 15 anos surtiram tantos efeitos positivos quanto às implantadas pelo secretário Canindé Barros em trechos como o Anel Viário do Bacanga; Avenida dos Africanos, no Coroado; avenida Colares Moreira, no Renascença; e a mais recente delas, a correção das idas e vindas no Jaracaty.

fluidez

No Bacanga, o trânsito agora é livre para qualquer lado

No Bacanga, a prefeitura conseguiu corrigir um problema que parecia impossível, garantindo fluxo intenso de veículos durante todo o dia. Esta obra já foi, inclusive, elogiada por este blog, ainda em fevereiro, no post “Uma obra tanto da gestão de Holandinha…”

Na avenida dos Africanos e na Colares Moreira, outras intervenções – com a criação de retornos de quadra e fechamento de pequenos retornos no meio-fio – que também garantiram fluxo contínuo, acabando com as gigantescas caldas em horários de pico.

A última dessas intervenções ocorreu no Jaracaty.

A princípio, alguns motoristas criticaram a mudança, por que não haviam entendido o traçado, ainda sem sinalização. Após colocação de placas e pinturas das pistas, tudo ficou mais fácil. (Veja vídeo abaixo)

Há obras respeitáveis de Edivaldo Júnior também na Curva do 90 e na Ponta do Farol, ambas com excelentes resultados. E ainda falta a conclusão das mudanças na Daniel de LaTouche, na altura da Cohama, que podem reforçar a marca do prefeito como o homem dos avanços na mobilidade urbana.

Legado de cada um

Como jornalista, o titular deste blog acompanha as gestões na capital desde 1992 e conhece o legado de cada gestor.

Conceição Andrade, por exemplo, foi a prefeita que implantou o sistema de Transporte Integrado. Jackson Lago era o homem da Educação. Tadeu Palácio (PP) conseguiu boa marca no setor de coleta de lixo,  limpeza urbana e paisagismo; e Castelo deixou como marca a recuperação e construção de algumas das grandes avenidas.

holandinha2

Edivaldo começa a colher os frutos de suas obras, sobretudo as do trânsito

Edivaldo Júnior ainda não tinha nenhuma marca como gestor, apesar de ter intensificado setores como asfaltamento, limpeza urbana e ações sociais.

Mas é na qualidade do trânsito que ele tem um legado para chamar de seu.

Basta saber como capitalizar esta obra…

Publicado originalmente em 13/08/2015

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. É meu caro blogueiro parece q nossa cidade estar no rumo certo quem diria que algum dia iria ver um elogio nesse blog sobre nosso jovem e humilde Prefeito Edhg-Holanda Junior como o Sr mesmo chamava nosso Prefeito, o q estar parecendo é q o Sr vai chupar essa bolinha mais uma vez,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  2. Infelizmente, como tudo na política, a maquiagem fala mais alto. Eles instalaram o retorno de quadra mas não asfaltaram as vias do retorno. Está completamente esburacada e às escuras. Assim acontece também em algumas vias do Turu, onde há os retornos de quadra instalados.
    Você já fez esse retorno de quadra na av. dos Africanos no Coroado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *