4

Os 30 anos de oposição em São Luís..

O blog inicia hoje uma série para analisar as três décadas de domínio da oposição na Prefeitura da capital maranhense. Com base em fatos que se podem comprovar a olhos vistos e dados históricos, o blog vai abordar desde os resultados práticos deste domínio, passando pela “obra” de cada um dos oito prefeitos, e discutir como seria São Luís sem o que foi realizado pelos governadores. Abaixo, o primeiro da série de três posts

 

Grandes obras, como a Via Expressa, são todas feitas pelos governadores

Grandes obras, como a Via Expressa, são todas feitas pelos governadores

A oposição maranhense completa neste 2014 nada menos que 30 anos de controle da Prefeitura de São Luís.

À exceção de um curto período de três anos em que coincidiram os mandatos dos governadores José Reinaldo (PSB) e Jackson Lago (PDT) com o do prefeito Tadeu Palácio (ex-PDT, hoje no PP), todos os eleitos na capital maranhense – de Gardênia Gonçalves (antigo PDS) a Edivaldo Júnior (PTC) – fizeram e fazem oposição ao Governo do Estado, e sobretudo ao grupo Sarney.

Mas o resultado prático deste controle oposicionista é quase nulo, em termos de obras estruturantes.

Nenhum dos oito prefeitos fez qualquer obra que pudesse ser considerada como importante para o desenvolvimento futuro da cidade. Nem Jackson Lago, que passou três vezes pela prefeitura.

Tudo o que São Luís tem em obras de mobilidade urbana, melhoramento de trânsito, abertura de avenidas, construção de hospitais e saneamento básico foi feito pelos prefeitos anteriores a estes oposicionistas – aliados exatamente a Sarney – ou pelos governadores José Sarney, João Castelo, Epitácio Cafeteira, Edison Lobão, João Alberto de Souza e Roseana Sarney.

Absolutamente tudo mesmo.

O que os prefeitos fizeram nestes 30 anos, mal e porcamente, foi apenas a manutenção  do que já existia ou do que foi feito pelos governos. A inoperância é tamanha que se vê aberrações como as de Holandinha, que distribui farto material publicitário e de comunicação para anunciar operações tapa-buracos.

Apesar do fracasso da mulher, Gardênica, castelo é uma honrosa exceção entre os prefeitos

Apesar do fracasso da mulher, Gardênica, castelo é uma honrosa exceção entre os prefeitos

A honrosa exceção é feita a João Castelo (PSDB), coincidentemente, também um governador realizador.

Ele construiu ou recuperou em quatro anos de mandato, pelo menos quatro importantes avenidas da capital – Santos Dumont, Estrada da Vitória, Mário Andreazza e Santo Antonio do Calhau; também construiu a Avenida Mauro Bezerra e uma outra, que liga, a Santos Dumond à Guajajaras, por dentro do João de Deus.

Além disso, iniciou a recuperação dos canais que cortam São Luís e o prolongamento da avenida Litorânea.

Os demais prefeitos se preocuparam em aperfeiçoar apenas serviços básicos, deixando as grandes e importantes obras apenas para os governadores que eles próprios diziam combater.

Como será mostrado nos próximos posts…

Publicado originalmente em  06/02/2014

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Nunca foi feito tantas obras com o nestes últimos tempos. desça é bloqueiro lascado sem moral kkkkk

  2. Kkkkkk esse Carlos é uma graça, deve andar todo dia na via expressa “inacabada”, ainda fica reclamando. talvez possa ir la no palácio pedir pra FD fazer uma rua, mas toma cuidado que ele pode cortar teu salario.

  3. VOCÊ QUIS DIZER OBRAS PORCAMENTE REALIZADAS, COMO A VIA EXPRESSA, COM MAIS DE 2 ANOS DE ATRASO E ENTREGUE INACABADA, A ESTRADA DA RAPOSA QUE PIOR IMPOSSIVEL, A ESTRADA DE RIBAMAR QUE TUA DIGNISSIMA ROSEANA NUNCA TAPOU UM BURACO, AS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO QUE NUNCA FUNCIONARAM, APESAR DAS GRANDES MERDAS QUE ELA FEZ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *