4

O que dizem os números da exata?!?

Levantamento divulgado pela TV Guará revela, principalmente, o bom momento do prefeito Edivaldo Júnior, a consolidação da deputada Eliziane Gama como sua principal adversária e a força eleitoral do deputado João Castelo

 

Eliziane, Edivaldo e Castelo: é com eles que o cenário se manterá

Eliziane, Edivaldo e Castelo: é com eles que o cenário se manterá

Há três pontos definidos em relação às eleições de 2016 em São Luís:

1 – o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) vive o seu melhor momento eleitoral, com a população respondendo às ações de asfaltamento e tapa-buracos em bairros da capital;

2 – a deputada Eliziane Gama (PPS), mesmo com o flagrante bombardeio do governo Flávio Dino (PCdoB) para isolá-la e tirá-la do páreo, mantém-se como a principal adversária do prefeito;

3 – o deputado federal e ex-prefeito João Castelo (PSDB) consegue se manter competitivo mesmo afastado da mídia, mesmo sem o controle do partido e mesmo com todas as ações para impedi-lo de ser candidato.

E, ao que parece, o pleito de 2016 na capital maranhense vai girar em torno destes três fatos.

pesquisa

O principal cenário da disputa, mas ainda pouco provável

Exageros à parte (a Exata chega a apontar-lhe crescimento de 10 pontos percentuais em relação à última pesquisa), é óbvio que o prefeito cresceu com as obras nas ruas e com a massificação de sua mídia para além do gueto que tinha até o início do ano.

E o crescimento fortalece seu nome como o principal candidato a uma vaga no segundo turno das eleições de 2016, se conseguir manter o ritmo das ações.

No sentido oposto a Holandinha, Eliziane sofre com a falta de grupo político e, principalmente, com o isolamento que vive desde que trocou a Assembleia pela Câmara Federal, em Brasília, afastando-se do debate. E sofre, principalmente, pressão implacável do governo Flávio Dino para esvaziar sua candidatura.

Mesmo assim, Eliziane mantém-se à frente do prefeito em todos o cenários estimulados, ainda que a diferença tenha reduzido drasticamente – exageros à parte, repita-se.

A Exata testou apenas um cenário com João Castelo – exatamente o mais improvável, que inclui Roseana Sarney (PMDB), Bira do Pindaré (PSB), e Neto Evangelista, que é tão tucano quanto o ex-prefeito – e ele manteve-se em terceiro lugar, com 14%.

O outro cenário testado é ainda mais inverossímil, numa disputa com apenas Holandinha e Castelo, em que o prefeito vence por 41% a 31%, com 28% de brancos, nulo e indecisos.

É preciso levar em consideração também que a pesquisa não incluiu nomes já certos na disputa, como Ricardo Murad (ainda no PMDB), e um candidato do PSTU e do PSol, que influenciam diretamente na divisão do tempo.

Também não estão definidas as candidaturas de Bira do Pindaré, Neto Evangelista e, muito menos, de Roseana Sarney (PMDB), que, juntos, somaram 22% no principal cenário.

Há quase um ano do pleito, a eleição de 2016 começa a desenhar seus principais cenários.

Mas está tão aberta quanto há três anos atrás.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. A IRMÃ JÁ FOI DEPUTADA POR 2 MANDATOS E TEVE OPORTUNIDADES DE AJUDAR SÃO LUIS MAIS NÃO FEZ, AGORA VAI JA PROMETER MUNDOS E FUNDOS.

  2. Prefiro deixar Edivaldo, do que voltar Castelo outra vez, o velho ja ta gaga e so vai entregar a prefeitura na mão da filha. As açoes dele serão iguais agora como deputado federal, ZERO.

  3. Prezado Marcos, no “principal cenário da disputa” conforme sua legenda apresenta algo no minimo ilusitado os nomes dos Tucanos: Dep. João Castelo e do secretário Neto Evangelista. Mascara o resultado. Afinal, Neto Evangelista afirmou que se não for ele o candidato apoia a candidatura do ex-prefeito. Abraços

    Resp.: Mas isso está dito no texto. E os outros cenários são ainda mais absurdos.

  4. TV Guará?
    Edvaldo Holanda?
    Marco, se as pessoas soubessem como são feitas as pesquisas encomendadas pela Guará e de como são feitas as linguiças, JAMAIS comeriam linguiça.
    Marco, votei em Edvaldo, mas sei que, só em são Luís, existem pelo menos umas 20 000 ( VINTE MIL ) pessoas mais capazes que Holandinha para tocarem a prefeitura de São Luis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *