Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

O que dizem os números da exata?!?

Levantamento divulgado pela TV Guará revela, principalmente, o bom momento do prefeito Edivaldo Júnior, a consolidação da deputada Eliziane Gama como sua principal adversária e a força eleitoral do deputado João Castelo

 

Eliziane, Edivaldo e Castelo: é com eles que o cenário se manterá

Há três pontos definidos em relação às eleições de 2016 em São Luís:

1 – o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) vive o seu melhor momento eleitoral, com a população respondendo às ações de asfaltamento e tapa-buracos em bairros da capital;

2 – a deputada Eliziane Gama (PPS), mesmo com o flagrante bombardeio do governo Flávio Dino (PCdoB) para isolá-la e tirá-la do páreo, mantém-se como a principal adversária do prefeito;

3 – o deputado federal e ex-prefeito João Castelo (PSDB) consegue se manter competitivo mesmo afastado da mídia, mesmo sem o controle do partido e mesmo com todas as ações para impedi-lo de ser candidato.

E, ao que parece, o pleito de 2016 na capital maranhense vai girar em torno destes três fatos.

O principal cenário da disputa, mas ainda pouco provável

Exageros à parte (a Exata chega a apontar-lhe crescimento de 10 pontos percentuais em relação à última pesquisa), é óbvio que o prefeito cresceu com as obras nas ruas e com a massificação de sua mídia para além do gueto que tinha até o início do ano.

E o crescimento fortalece seu nome como o principal candidato a uma vaga no segundo turno das eleições de 2016, se conseguir manter o ritmo das ações.

No sentido oposto a Holandinha, Eliziane sofre com a falta de grupo político e, principalmente, com o isolamento que vive desde que trocou a Assembleia pela Câmara Federal, em Brasília, afastando-se do debate. E sofre, principalmente, pressão implacável do governo Flávio Dino para esvaziar sua candidatura.

Mesmo assim, Eliziane mantém-se à frente do prefeito em todos o cenários estimulados, ainda que a diferença tenha reduzido drasticamente – exageros à parte, repita-se.

A Exata testou apenas um cenário com João Castelo – exatamente o mais improvável, que inclui Roseana Sarney (PMDB), Bira do Pindaré (PSB), e Neto Evangelista, que é tão tucano quanto o ex-prefeito – e ele manteve-se em terceiro lugar, com 14%.

O outro cenário testado é ainda mais inverossímil, numa disputa com apenas Holandinha e Castelo, em que o prefeito vence por 41% a 31%, com 28% de brancos, nulo e indecisos.

É preciso levar em consideração também que a pesquisa não incluiu nomes já certos na disputa, como Ricardo Murad (ainda no PMDB), e um candidato do PSTU e do PSol, que influenciam diretamente na divisão do tempo.

Também não estão definidas as candidaturas de Bira do Pindaré, Neto Evangelista e, muito menos, de Roseana Sarney (PMDB), que, juntos, somaram 22% no principal cenário.

Há quase um ano do pleito, a eleição de 2016 começa a desenhar seus principais cenários.

Mas está tão aberta quanto há três anos atrás.

É simples assim…

Sair da versão mobile