6

A bancada federal e o impeachment de Dilma…

Dino chefia três ou quatro; Sarney liera a maioria da bancada

Dino chefia três ou quatro; Sarney liera a maioria da bancada

Por Ribamar Corrêa

Independente do que venha a acontecer com o futuro do governo – que está ameaçado no Legislativo e na Justiça -, a maioria da bancada maranhense no Congresso Nacional vai se posicionar ao lado da presidente Dilma Rousseff, mesmo que no fechar das contas, ela seja mandada para casa.

Mas, ao contrário de outras, a representação maranhense nas duas Casas congressuais não seguirá uma direção única, pelo simples fato de que não segue a orientação de um líder maior.

Deputados federais e senadores do Maranhão estão divididos em três grupos, sendo um deles ligado ao governador Flávio Dino (PCdoB), outro afinado com o ex-presidente José Sarney, e um terceiro, que se movimenta de maneira independente, ora alinhando-se ao primeiro grupo, ora se ombreando com o segundo, e ora divergindo entre si.

Na divisão da bancada, o governador Flávio Dino lidera a menor fatia.

Sob sua orientação estão os deputados Rubens Jr. (PCdoB), Rosângela Curado (PDT), Waldir Maranhão (PP) e José Carlos da Caixa (PT). É esse cacife que faz com que o governador Flávio Dino se mantenha cuidadoso em relação ao tamanho do apoio que ele pode assegurar à presidente Dilma Rousseff na Câmara Federal. Vale destacar que o governador não pode assegurar votos à presidente da República no Senado, pois nenhum dos três senadores maranhenses segue a sua orientação.

O Grupo Sarney, ao contrário, dispõe de um cacife expressivo na Câmara Federal, à medida que os deputados federais João Marcelo (PMDB), Hildo Rocha (PMDB), Alberto Filho (PMDB), Sarney Filho (PV), Victor Mendes (PV), Juscelino Filho (PRB), André Fufuca (PEN), Júnior Marreca (PEN) e Aluísio Mendes (PSDC) seguem, com maior ou menor frequência, as orientações do grupo liderado pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

Esse alinhamento não é exatamente automático, mas a menos que rompa com o grupo e migre para a bancada comandada pelo governador, esse grupo se posicionará de acordo com a orientação do ex-presidente José Sarney (PMDB), que até aqui será a favor da presidente Dilma Rousseff. Continue lendo aqui…

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. O mais coerente se existem mesmo esses três grupos que você citou, é o terceiro, tendo em vista que a democracia de desenvolve mediante as divergências de opiniões. Não tem sentido num estado democrático, que busca seu amadurecimento político, seguir grupos ou líder que não representa a vontade do povo.

  2. Caro DEÇA, esse Flávio Dino tinha que sair também… o Maranhão não aguenta mais esse comunista. FORA DINO E SUA TURMA DE DESPREPARADOS!!!!

  3. O Maranhão, quando da independência do Brasil, estava a favor da antiga metrópole. Agora, às vésperas do fim de direito da era PT (o fim de fato já foi há algum tempo), tem em seus líderes políticos (situação ou oposição no estado) uma subserviência insana à mandatária que não manda. Pobre Maranhão, sempre na hora errada, no lugar errado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *