5

Wellington denuncia descaso da prefeitura com a defesa animal…

Deputado cobrou na tribuna da Assembleia ação da Secretaria de Saúde na recuperação do Centro de Zoonoses, interditado desde a gestão Edivaldo Júnior, o que gera riscos aos animais e à população

Vigilãncia de Zoonoses vive assim na gestão de Helena Duailibe na Semus

Vigilância de Zoonoses vive assim na gestão de Helena Duailibe na Semus

O deputado Wellington do Curso (PPS) voltou a denunciar, hoje, o descaso da Secretaria Municipal de Saúde com a proteção animal em São Luís. Segundo ele, é irresponsável a forma como a vigilância de zoonoses é tratada na gestão municipal.

A proteção dos animais de rua é feito apenas por protetoras independentes

A proteção dos animais de rua é feito apenas por protetoras independentes

– O antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atual Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), foi interditado e até hoje não possui sede. Atualmente, os animais, em nossa cidade, sofrem com abandono. O Centro de Zoonoses da capital está funcionando provisoriamente em uma parte do prédio do Centro de Saúde Carlos Macieira, no bairro do Sacavém, mas no local, só funciona a parte administrativa. Como se isso não fosse o suficiente, no local percebemos ainda o abandono para com veículos que deveriam ser utilizados para atuar em defesa dos Animais. Ao invés disso, estão parados e abandonados. Enquanto isso, a Prefeitura, de forma irresponsável, tem acabado com vidas. Recentemente, tivemos mais um caso de vítima de Calazar, quando um servidor da Secretaria Estadual de Saúde morreu vítima da doença; este ano, 44 casos já foram notificados na capital. No ano passado, ocorreu apenas um óbito na capital maranhense; evidenciando o caótico cenário atual, já que somente entre janeiro e agosto a capital totaliza 10 óbitos. Temos, sim, que olhar com mais respeito para estes seres que não falam, mas têm direitos e compartilham conosco este planeta. Por isso, trago à esta Casa, mais uma vez, a denúncia quanto à desativação da UVZ e ressalto que a problemática não faz referência apenas à fauna, mas tivemos aquilo que é direito de todo cidadão: a saúde – afirmou o deputado Wellington.

O Centro de Zoonoses sob o comando da secretária Helena Duailibe já foi motivo de denúncia neste blog, inclusive por suspeita de desvios de recursos da Defesa Animal. (Releia aqui)

Wellington disse que vai cobrar, até judicialmente, se for o caso, a priorização por parte da prefeitura para a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

Leia mais sobre defesa animal em Ei, Bichinhos!

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Tenho certeza que a prefeitura de São Luís está trabalhando para que está realidade mude consideravelmente!

  2. Acho que ninguém vê o excelente trabalho que o prefeito ta fazendo por nossa capital, ele ta mostrando serviço sim. Eu tenho certeza que ainda vem um grande projeto pra o CCZ, a prefeitura ta solucionando os problemas da capital e eu tenho a certeza q ainda vem muito por ai.

  3. Está interditado é pelo fato de oferece risco a saúde humana, mas o nosso preito já esta vendo as possibilidade de reativar o controle de zoonose.

  4. Centro do Guilherme é aquele município maranhense considerado um dos mais miseráveis do Brasil? Ainda têm coragem de gastar essa grana toda com festa? Comemorar atraso!

  5. Fico me perguntando, como podem ser tão omissos, hoje me deparei com animais famintos no centro histórico de São Luís. Animais debilitados, provavelmente, doentes, nada, nada é feito para conter esse sofrimento. Prefeito, o senhor se diz um homem de fé, mas não existe fé sem obra, faça acontecer, veja possibilidade de uma parceria com a UEMA para realizar as castrações e os atendimentos. Por favor!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *