3

Juventude apoia Thiago Diaz na disputa pela presidência da OAB/MA…

Jovens advogados reunidos com Thiago Diaz

Jovens advogados reunidos com Thiago Diaz

A Jovem Advocacia reuniu-se em massa para mais um evento do RENOVAR para Mudar (Chapa 02), chapa que concorre às eleições na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, no próximo dia 20 de novembro. Um grande número de advogados compareceu ao evento e juntos com o líder do movimento, Thiago Diaz, debateram sobre propostas e desafios do profissional no Estado.

Assunto polêmico e bastante discutido foi a questão da falta de um piso salarial para o advogado o que permite a oferta de salários de R$ 1 mil, principalmente pelos grandes escritórios.

O advogado Emerson Moreira disse que “é vergonhoso para quem oferece, quem paga e quem submete o colega a essa situação. Precisamos mudar esse cenário”.

O RENOVAR para Mudar tem como propostas a definição de um piso salarial; atualização obrigatória, com periodicidade anual, da tabela de honorários; criação da Comissão de Defesa e Valorização dos honorários; ampliação e atuação efetiva da Corregedoria da OAB/MA com fins de combater o pagamento de honorários em valores abaixo do previsto na tabela e a fiscalização de contratos de associação para evitar simulações que disfarçam a relação de trabalho.

Entre as propostas do RENOVAR a instalação dos Escritórios Digitais despertou o interesse dos jovens profissionais recém-formados. De acordo com Thiago Diaz, cerca de 30 salas climatizadas e estruturadas (mesas, cadeiras, impressora, scanner e secretária) ficarão à disposição do advogado em locais estratégicos. O objetivo é proporcionar a esses profissionais e seus clientes locais adequados, reservados e confortáveis para que possam dialogar.

–  Isso é importante para quem inicia, pois, além de uma estrutura para o cliente teremos também um apoio, uma orientação de como proceder – disse o advogado Wendel Roberto.

Outra proposta apreciada e debatida é a redução da anuidade da OAB/MA em pelo menos 15%. A redução proporcionaria ao profissional, agregados aos resultados satisfatórios de outras propostas, maior e melhor estrutura de trabalho. Além de trabalhar por uma anuidade menor, o RENOVAR (Chapa 02) propõe também o término dos requisitos para que jovens advogados façam jus aos descontos previstos no início da carreira.

– Para que ganhemos descontos é necessário cumprir uma série de requisitos como obter carga horária em cursos feitos na OAB/MA, mas nós que atuamos no interior fica difícil – disse Guto Barros, advogado.

– A OAB/MA deveria ser a casa do advogado, mas não encontrei nenhum tipo de apoio e orientação no início da minha carreira – afirmou Marizele. Para Thiago Diaz, é preciso reaproximar e devolver à OAB/MA a sua verdadeira função institucional.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Thiago Diaz precisa ainda ralar uns 15 anos na advocacia para se candidatar a presidencia da OAB, falta comer muito feijão ainda.
    Mas com os apoios que ele vem tendo, vai se queimar no caminho.

  2. Faz até pena… A imagem não tem um advogado de renome. Chapa patética! Por isso vou votar Valéria. Ninguém conhece esses advogados q são candidatos ao Conselho de Thiago. Muito fracos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *