1

Hildo Rocha representa o PMDB em Sessão Solene da Câmara Federal…

Evento celebrou os 120 Anos do Tratado de Amizade e Relações Diplomáticas entre o Brasil e o Japão

 

A mesa de ab ertura dos trabalhos: homenagem

A mesa de ab ertura dos trabalhos: homenagem

O deputado federal Hildo Rocha, vice-líder do PMDB, foi escolhido para representar a liderança do partido na solenidade que marcou os 120 Anos do Tratado de Amizade e Relações Diplomáticas entre Brasil e Japão, realizada quinta-feira (05) no Plenário Ulysses Guimarães.

O príncipe japonês, Akishino, e a princesa Kiko participaram da sessão que foi presidida pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ).

Rocha disse que o evento foi uma excelente oportunidade para o partido manifestar o devido reconhecimento à comunidade de origem nipônica pelo muito que tem feito em prol do desenvolvimento do Brasil.

– Essa contribuição iniciou-se com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses a bordo do Kasato Maru que poucos, criaram raízes em diversos pontos do território brasileiro, difundiram novos métodos de cultivo e ajudaram a desenvolver a agricultura nacional – destacou.

Laços econômicos e culturais

O deputado lembrou que anos 70 os nipo-brasileiros desempenharam papel de grande importância no aumento da produtividade do cerrado brasileiro iniciando na região o plantio da soja.

– Além do impulso dado ao agronegócio, os japoneses contribuíram para dinamizar a indústria o comércio os serviços e para influenciar diversos aspectos de nossa vida cultural – declarou Rocha.

O deputado disse que o Brasil abriga a maior comunidade de origem nipônica fora do Japão. O país asiático, por sua vez, acolhe o maior contingente de brasileiros vivendo no exterior: 180 mil brasileiros vivem atualmente no Japão.

– Atualmente, o Japão figura como o segundo principal parceiro comercial do Brasil na Ásia sendo o quanto destinatário das exportações brasileiras e o sétimo receptor de produtos de origem brasileira. Atestando esse relacionamento privilegiado e essa confiança mutua o Japão foi a maior fonte de investimentos estrangeiro direto em nosso país, no ano passado – declarou Rocha.

O deputado enfatizou que a parceria entre os dois países é reforçada pela atuação de diversas empresas japonesas em território nacional e por projetos de cooperação técnica realizados em diversas áreas com apoio da Agencia de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency – Jica).

– Entretanto, os laços mais significativos a nos unir são os de amizade e respeito construídos a partir da chegada daqueles pioneiros Kasato Maru. Em nome da liderança do PMDB, expresso o desejo de que tais laços se renovam constantemente e continue a beneficias as duas nações – finalizou.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Sem dúvida, o deputado Hildo Rocha tem sido um dos mais atuantes da atual bancada federal maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *