Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Conguarás discute controle social na região dos Lagos…

Amaury Almeida demais membros do consórcio ouvem palestra sobre controle social

O Consórcio de Desenvolvimento Regional da Baixada Ocidental e Floresta dos Guarás (Conguarás), realizou no município de Mirinzal, uma assembleia na última quinta-feira, 19, para tratar sobre o Projeto de Controle Social na Região dos Lagos Maranhenses, que compõe a revisão das leis e a criação dos conselhos municipais de saúde, criação de câmaras temáticas do estatuto desses conselhos, bem como definir as ações nas áreas de tecnologia da informação e saneamento ambiental, e ainda, propor alternativas para o Tratamento Fora Domicilio – TFD.

De acordo com a técnica do Consórcio da Região dos Lagos Maranhenses, Magda Gonçalves, a aprovação das sétimas câmaras temáticas são necessárias para que possam produzir propostas de agrupamentos a serem desenvolvidos nos municípios.

O preidente do Conguarás com os participantes do encontro

– Esse resultado hoje só foi possível devido a união dos prefeitos, pois juntos podem conseguir recursos estaduais e federais para todas as áreas do município pertencente ao Consórcio – explicou o diretor Executivo do Conguarás, Nilson Castro .

O presidente do Conguarás, Amaury Almeida, se sente satisfeito com o resultado final da assembleia.

– Tudo que foi discutido aqui, e votado, será agora colocado em prática – afirmou.

Os palestrantes e diretores reunidos

 O próximo encontro será em Brasília, 8 de dezembro, onde os Prefeitos e os Secretários Municipais terão um encontro com o Ministro da Saúde, Marcos Castro.

Estiveram presentes no evento o Presidente do Conguarás, Amaury Almeida (Prefeito de Mirinzal), os prefeitos pertencentes ao Consórcio, Donária Rodrigues (Serrano do Maranhão), Fernando Cuba (Cedral) e Telino Gonçalves (Central do Maranhão) acompanhados de seus secretários municipais e vereadores de alguns municípios, e ainda, Janderson Gusmão (Gestor de Saúde do Estado) e o Fabio Secretario de Saúde de Pinheiro.

Da Ascom/Mirinzal
Sair da versão mobile