1

Prefeitos farão mobilização na BR-135…

Gestores querem chamar a atenção da sociedade para a queda de recursos nas Prefeituras do Maranhão

 

Prefeitos que estarão presentes no nato público de amanhã

Prefeitos que estarão presentes no nato público de amanhã0000

Um grupo de prefeitos maranhenses – representando várias regiões o estado – vão protagonizar um ato público, nesta terça-feira, 22, na BR-135. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a situação de crise financeira vivida pelos municípios maranhenses.

A mobilização inédita acontece a partir das 8h,  nas proximidades da ponte do Estreito dos Mosquitos.

Ao mesmo tempo, prefeituras de todo o Maranhão vão fecharas portas, mantendo apenas o serviços essenciais.

Informações da Secretaria do Tesouro Nacional revelam que as Prefeituras maranhenses irão encerrar o ano com uma perda de aproximadamente R$ 195 milhões de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassado pelo Governo Federal.  

Só para ser uma ideia, no primeiro decênio do FPM deste mês de dezembro foi registrado déficit de 25,17% nos repasses em relação ao mesmo mês de 2014. Para janeiro de 2016, é esperado forte impacto negativo de 17,2%.

Durante o ato, os gestores irão apresentar dados que mostram as dificuldades pelas quais as administrações municipais estão passando para manter os serviços públicos em dias e executar novos.

Além da queda constante de recursos do FPM, prefeitos e prefeitas deverão abordar outros assuntos que, de acordo com eles, estão dificultando as gestões, dentre eles o subfinanciamento dos programas federais e judicialização das administrações municipais.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *