1

Júnior Verde busca construção dos diques da Baixada…

juniorPresidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, o deputado Júnior Verde (PRB) ocupou a Tribuna quarta-feira (4) para mobilizar a bancada estadual no sentido de buscar a construção dos diques da Baixada Maranhense.

O parlamentar apresentou ainda Indicação solicitando urgência na execução do projeto dos diques pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), além de Requerimento para que a Companhia repasse informações detalhadas sobre a obra à Assembleia Legislativa.

“Todos nós que militamos na política, conhecemos aquela região, sabemos das suas necessidades. A Baixada, composta por 21 municípios e conhecida pelos seus campos alagados, está vivendo uma das piores secas em mais de 30 anos. Os diques vão trazer inúmeros benefícios para a população desta importante região”, defendeu Júnior Verde.

O parlamentar lembrou do Decreto Estadual nº 31.389, de 3 de dezembro de 2015, que abre ao Orçamento do Estado, em favor da Secretaria de Estrado da Infraestrutura, crédito suplementar de R$ 43 milhões, para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente. O Decreto destina parte desses recursos para a construção e melhoramento de diques e barragens do Maranhão.

São 70 km de diques que vão desde Viana até Bacurituba, aptos a conter a água do mar, “permitindo que as águas doces dos campos sejam permanentes e possam gerar desenvolvimento na pecuária, na agricultura, na aquicultura e, acima de tudo, fazer com o que o homem do campo tenha mais oportunidades”.

A CODEVASF já possui um anteprojeto com o levantamento topográfico e mapeamento socioeconomico, e o deputado formalizará à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) sobre o licenciamento ambiental da obra, que tem recursos federais na ordem de R$ 200 milhões previstos no Ministério da Integração Nacional.

“Vamos cobrar juntos para que esta obra seja executada e fortaleça a economia do Maranhão. Precisamos nos unir para conseguir a imediata execução do projeto”, concluiu.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *