1

Roseana e os cenários eleitorais…

ROSEANA SARNEY, É CONFIRMADA CANDIDATA A REELIÇÃO PARA O GOVERNO DO ESTADO EM CONVENÇÃO QUE REUNIU 15 PARTIDOS ENTRE ELES O PT CRÉDITOS: BIAMAN PRADO

Roseana se prepara para ações em municípios

A ex-governadora Roseana Sarney monitora as chances do PMDB nos principais colégios eleitorais do Maranhão.E aproveitou o período de Carnaval para, também, analisar o quadro pré-eleitoral nesses municípios, que ela pretende visitar nos próximos meses.

Roseana acha que o partido tem amplas chances de vitória – com candidato ou coligado – em Imperatriz, Pinheiro, Bacabal, Timon, Santa Inês, Barra do Corda e Codó.E entende que terá disputas duras, mas também com chances, em São Luís, Caxias, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Balsas.

É com o mapa eleitoral dos principais colégios eleitorais que Roseana analisa os cenários para 2016, projetando o futuro do PMDB, e dos seus aliados, para as eleições de mais adiante. Tanto que pretende percorrer, já a partir do primeiro semestre, a maioria dos municípios onde terá aliados nas disputas municipais, projeto que alimenta desde o fim de 2015.

O PMDB tem como aliados preferenciais nos municípios partidos como PV, PSD, DEM, PSC, e algumas pequenas legendas, como PTN, PSDC, PRP.

A ex-governadora entende que a eleição de membros orgânicos do seu grupo político – e de aliados consistentes – criará as condições para um projeto de poder a partir de 2018.

Na sucessão do governador Flávio Dino, além da disputa do próprio governo, haverá duas vagas de senador, também estratégicas para os projetos de longo prazo. Os dois senadores eleitos em 2018 serão, faltamente, nomes naturais nas eleições de 2022, quando, de fato, começarão a se desenhar os novos momentos políticos no estado pós-vitória de Dino em 2014.

E é para esse momento, também, que Roseana Sarney projeta o futuro do PMDB e dos seus principais aliados.

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *