0

Candidaturas em risco na capital maranhense…

Resolução do TSE só permite a partidos com diretórios instalados ter candidato a prefeito, o que tiraria do páreo nomes como os de Eliziane Gama, João Castelo, Wellington do Curso e Bira do Pindaré

 

Eliziane Gama e João Castelo podem ter entraves á sua candidatura

Eliziane Gama e João Castelo podem ter entraves á sua candidatura

Embora o assunto ainda não tenha sido discutido com atenção devida em São Luís, uma Resolução do Tribunal Superior Eleitoral para as eleições de outubro, baixada em dezembro, pode significar o impedimento de partidos como PSDB, PSB, Rede e PPS lançar candidatos a prefeito.

A Resolução nº 23 455 estabelece que apenas partidos com “órgãos de direção partidária” instalados até a convenção podem lançar candidatos.

Mais à frente, o documento diz que apenas diretórios municipais são considerados “órgão de direção partidária”. Para o TSE, comissões provisórias municipais, realidade da maioria dos partidos, não serão aceitas para comprovação de diretório.

A Resolução impede, por exemplo, candidaturas como as de João Castelo (PSDB), Bira do Pindaré (PSB) e até a de Eliziane Gama (Rede).

Nem o PSDB, nem PPS, nem o PSB, e muito menos a Rede Sustentabilidade têm diretório instalado em São Luís, o que, pela Resolução do TSE, os impediria de ter candidato a a prefeito.

Atualmente, apenas PMDB, PDT, PT, PCdoB e PSTU têm diretório municipal com validade para além das eleições, o que garantiria a essas legendas o lançamento de candidaturas na capital maranhense.

Em todo o país, partidos já se mobilizam para tentar derrubar a nova regra do TSE, mas em São Luís ninguém fala do assunto.

E o tempo está passando…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *