4

De olho na janela…

casetloss

Eliziane, Castelo, Andrea e Bira: quatro que podem mudar de partido

A janela partidária aberta quinta-feira pelo Congresso Nacional, período de 30 dias no qual qualquer deputado ou vereador pode trocar de partido sem que seja punido pela Lei da Fidelidade Partidária, deixou em estado de alerta pelo menos quatro pré-candidatos a prefeito de São Luís.

Ainda não têm consolidação de seus nomes nos partidos em que estão hoje os pré-candidatos Eliziane Gama (Rede), João Castelo (PSDB), Andrea Murad (PMDB) e Bira do Pindaré (PSB). E qualquer um deles poderá mudar de partido até o dia 20 de março, quando a janela se fechará para as eleições de 2016.

E a promulgação da emenda movimentou o quadro eleitoral nos últimos dois dias.

A Rede Sustentabilidade, partido de Eliziane Gama, por exemplo, apressou-se em reafirmar sua candidatura a prefeito, descartando que ela saia da legenda. Mas o próprio presidente do PSDB, vice-governador Carlos Brandão, revelou que a sua legenda está em negociações com a deputada.

E vem do PSDB também o outro movimento pós-janela de transferência partidária. Ontem, o deputado federal João Castelo reafirmou que será candidato a prefeito. Os tucanos têm resistido a apoiar a candidatura do ex-prefeito, mas agora ele sente-se livre para entrar na disputa. Pelo PSDB ou por outro partido.

Também fica livre para negociar nova legenda o deputado estadual Bira do Pindaré, ora no PSB. Controlado no Maranhão pelo senador Roberto Rocha, que já demonstrou antipatia pública pela candidatura de Bira, o PSB poderá negar legenda ao ex-petista, que namora exatamente a sigla antiga. Ele tem 30 dias para se decidir a pular a janela.

Este movimento também poderá ser feito pela deputada estadual Andrea Murad (PMDB). Ela anunciou interesse de ser candidata a prefeita em meados de janeiro.

E deixou claro que poderia disputar pelo PMDB ou por outra legenda.

Agora é a hora de se decidir…

Da coluna Estado maior, de O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Eliziene Gama, até um dia desses, era do PPS. Pulou para o tal Rede de Esgoto e já quer sair? É por isso que esse país é um draga mesmo. Nunca iremos pra frente com esse tipo de político fisiologista.

  2. Desses ai, talvez Bira consiga chegar em segundo, pois nenhum tem força pra ultrapassar Edivaldo.

  3. Esse ai podem ir pro partido que quiserem que não vencerão as eleições. ahhahaha..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *