4

O risco PT nas eleições…

Edivaldo fez campanha pra Dilma e hoje está em um partido aliado ao PT

Edivaldo fez campanha pra Dilma e hoje está em um partido aliado ao PT

Os mais novos episódios da crise política e institucional que abate Brasília desde o fim das eleições de 2014 trouxeram um novo ingrediente à disputa eleitoral que se avizinha no país inteiro, com fortes repercussões também no Maranhão.

Trata-se do “risco PT”, uma espécie de índice para medir as chances de cada candidato e a popularidade de cada político que se expõe a ele – contra ou favor de suas lideranças.

Petistas, seus arqui-adversários tucanos, seus proto-aliados peemedebistas e os membros dos demais partidos que gravitam em tornos destes vão usar o “Índice PT” à exaustão nas eleições.

Em São Luís, por exemplo, os petistas navegam daqui-pra-ali-e-de-lá-pra-cá  em busca de um candidato que possa aceitá-lo no palanque.

Como moribundos, têm sido rechaçados – aberta ou veladamente – por todos.

Tentaram aliança com Edivaldo Júnior (PDT), mas foram solenemente ignorados. Apesar de declarar-se aliado de Dilma, Edivaldo evita relação com o PT, principalmente em São Luís.

Eliziane também já esteve com petistas, embora faça oposição a Dilma

Eliziane também já esteve com petistas, embora faça oposição a Dilma

Tentaram também Eliziane Gama (Rede), mas a simples aparição dela com algumas figuras petistas gerou saraivada de críticas que a fez repensar suas relações – até por que, Eliziane faz parte da oposição formada também por PSDB, DEM e PPS desde antes de ser deputada.

Mas o PT de Dilma e de Lula, ora expostos no país, tem como principal aliado no Maranhão o governador Flávio Dino (PCdoB).

É Dino quem tem dito, desde o início da crise, que a tentativa de cassar Dilma é “um golpe”.

Foi Dino quem gritou, sexta-feira, contra a Polícia Federal – a mesma que agiu igualzinho contra seus adversários do Maranhão – que levou Lula para depor.

Dino, Eliziane, Edivaldo, todos têm o PT à suas portas.

Como agirão, Diante do risco PT em 2016?

É uma pergunta que a própria campanha irá responder…

Da coluna EstadoMaior, com ilustrações do blog

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. É que o PT já está sendo visto, desde 2014, no pós-eleição, como uma doença infecto-contagiosa, capaz de liquidar qualquer um que se junte a esse partido. Daí todos os candidatos estarem fugindo dele como o diabo da cruz…
    Simplels assim, não é mesmo?

    Afinal, quem é que quer ser contaminado por dengue, febre chikungunya ou zica vírus.. Vá de retro, satã!…

    Zeca

  2. O candidato a prefeito que estiver com o PT vai sentir a rejeição na pele , onde tiver PT e PCdoB o povo vai estar bem longe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *