3

São Luís tem segundo turno garantido, diz pesquisa…

Levantamento do Instituto Escutec divulgado nesta segunda-feira mostra que, apesar da liderança da deputada Eliziane Gama. qualquer um dos candidatos tem condições de chegar a uma segunda rodada de votações

O cenário principal da disputa, com todos os candidatos

O cenário principal da disputa, com todos os candidatos

Pesquisa do Instituto Escutec divulgada nesta segunda-feira mostra que a deputada Eliziane Gama (PPS) mantém a liderança na corrida eleitoral em São Luís, com índices que variam de 21,9% a 26,4%, dependendo do cenário.

Mas a margem de erro do levantamento, de 3 pontos percentuais, permite dizer que tanto ela quanto os adversários Edivaldo Júnior (PDT) ou João Castelo (PSDB) têm condição de chegar ao segundo turno.

Edivaldo registra índices entre 15,5% e 16,9%; Castelo vai de 15,6% a 15,7%.

O trunfo de Eliziane em relação a Castelo e Edivaldo é o índice de rejeição; enquanto a parlamentar apresenta 3,1% de rejeição, o tucano chega a 23,9%.

O prefeito  registrou 39,3% de eleitores que não votam nele em hipótese alguma.

A rejeição dos candidatos: trunfo de Eliziane

A rejeição dos candidatos: trunfo de Eliziane

No pelotão dos candidatos abaixo dois dois dígitos, o destaque são Wellington do Curso (PP), que registra índices que variam entre 5,5% e 8,6%, com rejeição de 1%; Rose Sales (PMB), variando entre 6,5% e 8,8%, com rejeição de 1,8%, e, sobretudo, o vereador Fábio Câmara (PMDB), que registrou índices de 5,7% e 6,6%, dependendo do cenário, com a menor rejeição dentre todos os candidatos, na casa de 0,9%.

O índice de rejeição permite dizer que todos estes candidatos têm potencial de crescimento, levando-se em conta a baixa rejeição registrada.

Presente em todos o cenários, João Bentivi (PHS), registrou índices entre 1,1% e 1,8%, com índice de rejeição de 3,2%.

A pesquisa mediu ainda a intenção de votos para os candidatos Andrea Murad (PMDB), Neto Evangelista (PSDB) como substitutos de outros nomes de seus partidos, em alguns cenários. Os índices de Andrea variaram entre 3,7% e 4,2%, com índice de rejeição de 4,4%. Evangelista, por sua vez, registra 3,3% e 3,7% nos dois cenários em que aparece. Seu índice de rejeição é de apenas 0,9%.

Foram ouvidos 1001 eleitores na capital maranhense, entre os dias 5 e 7 de abril. A pesquisa Escutec foi registrada pelo sistema Pesqele do Tribunal Superior Eleitoral, no dia 5 de abril, sob o número MA-01393/2016, com liberação para divulgação a partir de 11/04/2016.

Com informações de O EstadoMaranhão

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Só de colocar Castelo com 15% e Elizengana com mais 21% já sei que a pesquisa não deve ser levada a sério, com certeza é tendenciosa!

  2. Essa pesquisa é do mesmo intituto que dava como certa a ida para o segundo turno de Lobão Filho? kkkkkkkk… Não acredito nem a pau!

    resp.: Tsc, tsc, tsc, tsc, tsc, tsc, tsc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *