7

O dia seguinte…

O pós-impeachment deve trazer fortes desdobramentos políticos no Maranhão, sobretudo após o fracasso da articulação do governador Flávio Dino, que só conseguiu um voto a favor de Dilma Rousseff

 

Flávio Dino no plenário da Câmara; tietagem e pouca efetividade no convencimento

Flávio Dino no plenário da Câmara; tietagem e pouca efetividade no convencimento

É pouco provável que a presidente Dilma Rousseff (PT) consiga reverter no Senado a derrota do impeachment que sofreu na Câmara.

Sobretudo por que já demonstrou a incapacidade de governar sem base, já que não alcançou sequer 1/3 dos votos dos deputados federais.

E o futuro governo Michel Temer (PMDB) influenciará diretamente a política no Maranhão nos próximos anos.

O governador Flávio Dino indispôs-se com o Judiciário, com a classe política mais poderosa de Brasília e com o próprio Temer, numa tentativa de salvar o moribundo governo Dilma.

E fracassou.

Nos últimos dias antes da votação, até parecia que Dino iria conseguir levar votos a favor de Dilma, mas foi apenas impressão.

Tecnicamente, Dino só conseguiu 1 voto a favor de Dilma na bancada maranhense – o de Waldir Maranhão (PP) – e sabe-se lá a que preço.

Todos o demais votos a favor de Dilma foram dados por convicção própria dos deputados, independentemente da ação de Flávio Dino. Eles votariam assim estivesse Dino ou não no comando do estado.

E o governador ainda perdeu o voto daquele que é o principal símbolo de sua aliança, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), seu principal fiador na política maranhense.

Sem qualquer ação efetiva no Senado, Flávio Dino deixa a articulação do impeachment derrotado. E volta para o Maranhão desgastado popularmente e com um futuro sombrio nas relações com Brasília.

Para alguém que conseguiu reverter, para pior, todos os índices sociais e econômicos do estado, é um cenário de pouca perspectiva até 2018.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Resumindo, Flávio Dino, ao comportar-se como menino de recados de Dilma, um verdadeiro menino do buchão, acaba de decretar o fim da carreira política dele. Será um governador de um só mandato. A primeira taca será em Ed-H. A segunda, será em 2018. Oh, 2018, venha logo!!!

  2. Perfeita a sua avaliação Marco.
    Eu não tenho bandeira política aqui no estado e sim torço para o crescimento.
    Flávio Dino é disparado o pior governador que este estado ja teve, e a tendência é piorar e muito.
    Assim como colocamos ele em 2014 vamos tirá-lo em 2018 tranquilamente.

  3. Os Leões estão se preparando para penalizar o Dep. Federal Zé Reinaldo por sua posição independente nesse último domingo na Câmara Federal. Em contrapartida, O Dep. Federal João Marcelo(filho de João Alberto) , votaram contra o impeachment, ignorando totalmente sua ligação com a família Sarney, assim como o fato de ser PMDB, o que ocorreu? E o que pode-se se ver é que abriu-se muitas portas para 2018….enquanto uns desandaram, outros deram passam largos.

  4. Tanta luta, tanto cartuxo gasto, tantos votos de eleitores que antes votavam no governador Flavio Dino e agora não votam mais, será se valeu a pena advogar para presidenta Dilma e virar às costas para tantos maranhenses ? E agora? Governador Flávio Dino mostrou grande fraqueza em Brasília, falta de articulação no Maranhão e fraqueza com seus “aliados”. Esse acontecimento diz muito para todos, tanto para a população que na primeira oportunidade que o Governador tem de mostrar que se preocupa com a opinião popular, afinal ele é político e o governador, ele ignora tudo e todos, em segundo..refletirá diretamente nas eleições 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *