3

Othelino destaca transferência de pacientes do Socorrão I para a Santa Casa…

othelinoO deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) destacou, na sessão desta segunda-feira,02, a transferência de todos os pacientes do Socorrão I – que estavam em macas e nos corredores – para a Santa Casa.

“É claro que isso deveria ter acontecido há muito tempo, mas nem por isso nós deveremos ou poderíamos deixar de fazer referência a este avanço que humaniza mais o atendimento no Socorrão I”, disse o parlamentar.

Othelino destacou que essa transferência está acontecendo desde o final de semana. Segundo o deputado, isso só foi possível por meio de um convênio entre a Prefeitura de São Luís e a Santa Casa com a aquisição de 60 leitos, que estão sendo utilizados não só para casos de urgência e emergência, mas para pacientes clínicos crônicos, que precisam ainda de cuidados.

“Não é apenas um ganho no aspecto de humanizar o atendimento, de fazer com que o paciente que precise do atendimento do Socorrão fique bem acomodado, melhor assistido, mas também vai permitir, ao passo em que resolve o problema da superlotação, que comprometia, no geral, a qualidade do atendimento, que o Socorrão cumpra mais sua finalidade específica que é o atendimento de urgência e emergência”, enfatizou Othelino Neto.

Segundo o deputado, o Socorrão I – que tem uma grande demanda – vai se tornar um hospital mais humanizado e irá qualificar o seu atendimento, além de possibilitar mais conforto aos pacientes.

“É um avanço que merece o registro porque são dezenas de pessoas que ficavam numa situação difícil. Além de já estarem doentes, ainda ficavam mal acomodadas. E agora passaram a ficar num leito de hospital e também mais bem assistidos pelas equipes médicas”, comentou.

Transferência

Na tribuna, Othelino destacou também que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi pessoalmente acompanhar a transferência dos pacientes, acompanhado da secretária Helena Duailibe, a quem ele fez referências, durante o pronunciamento, pelo trabalho que, apesar das graves dificuldades financeiras, ela tem conseguido desenvolver no sentido de melhorar o atendimento público no município de São Luís.

“Evidentemente que ainda precisaria avançar mais para que o atendimento ficasse do jeito que a população espera, mas são com essas conquistas, firmando um convênio com a Santa Casa, pois há mais de um ano que o segundo andar já não tinha mais pacientes no corredor, que esse quadro vai mudando. Isso foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado que cedeu uma parte da Maternidade Benedito Leite para acomodação da pediatria que antes ficava no Socorrão I”, disse.

Segundo o deputado, são parcerias que permitem com que problemas graves, crônicos, sejam resolvidos.

“Essa é a nova realidade da cidade de São Luís, que outrora era abandonada pelo governo do Estado, mas que agora tem a parceria do Executivo e o esforço, cada vez maior, apesar das limitações financeiras, do prefeito para ir corrigindo essas distorções e construindo assim um sistema de saúde pública que possa atender com qualidade e com equipes médicas que agora poderão se dedicar mais à urgência e emergência”, concluiu.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. É inegável a melhoria da saúde pública em São Luís, prova disso foram os certificados de excelência que alguns hospitais da capital receberam. Espero que de agora em diante esse seja o padrão da nossa saúde.

  2. Tem que destacar mesmo, pois se formos comparar essa situação com a do restante dos hospitais públicos do país, perceberemos que infelizmente isso é um exceção, pois a regra são hospitais lotados e com macas nos corredores.

  3. Pq não fizeram isso antes, agora vésperas das eleições ?
    Na Santa Casa não tem estrutura para receber esses pacientes
    Falar nisso, já pagaram o pessoal da limpeza que está 4 meses sem receber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *