13

Fábio Câmara denuncia fraude na licitação dos transportes…

De acordo com vereador, proposta de subsidiária da empresa Edeconsil apresentou garantias fora das regras do próprio edital, mas foi classificada pela comissão, o que mancha todo o certame, vendido como “transparente” pelo prefeito Edivaldo Júnior

 

Abertura dos envelopes das concorrentes na licitação, quinta-feira, 12: proposta irregular da EdeconVias

Abertura dos envelopes das concorrentes na licitação, quinta-feira, 12: proposta irregular da EdeconVias

exclusivo

O vereador Fábio Câmara (PMDB) acompanhou, com emissários, a primeira fase da Licitação no setor de Transportes de São Luís, na última quinta-feira, 12.

E, segundo ele, foi constatada pelo menos uma irregularidade, que pode caracterizar cartas marcadas. 

– Mandei um técnico de minha inteira confiança para confirmar a transparência, a legalidade e a correção da licitação do transporte de São Luís, ocorrida quinta-feira, na FIEMA. Causou estranheza o comportamento da Comissão Permanente de Licitação na Audiência Pública. O Consórcio “Nova Ilha”, do qual faz parte a construtora Edeconsil, falhou na elaboração de sua proposta – aponta Câmara.

A Edeconsil, na verdade, participou da concorrência com a sua subsidiária, a EdeconVias, que atua no setor de transportes.

Segundo o vereador, o Edital prevê que parte da proposta é feita através de garantia bancária de financiamento dos projetos das empresas. E se a empresa ou Consórcio fizer a garantia na forma da Carta-Fiança, o banco fiador, necessariamente, deve ser um dos 30 maiores bancos do país.

– Ocorre que o consórcio “Nova Ilha” obteve Carta-Fiança em um banco chamado Pottencial, que, segundo dados oficiais do Banco Central, é o 109º maior banco do país. Ou seja, está 79 posições abaixo do limite permitido pelo edital – revelou o parlamentar.

Fábio Câmara fez questão de assegurar ser a favor da licitação. Mas ponderou que, desde o início do processo tem alertado para o fato de que a concorrência está dirigida e sem a transparência pregada pelo prefeito Edivaldo Júnior (PDT).

– Todos os concorrentes, sem exceção, registraram o erro do consórcio Edeconsil; a CPL, desesperada, como que se tivesse por obrigação tornar o “Consórcio da Ilha” vencedor a todo custo, parou por mais de um hora a audiência, entre ligações e mensagens de texto, atordoados por não ter solução para o caso, e tomaram a decisão: ignorar este “pequeno detalhe” do Edital de Licitação – contou o vereador.

A lista do Banco Central com a posição do fiador da EdeconVias: 109º colocado no ranking

A lista do Banco Central com a posição do fiador da EdeconVias: 109º colocado no ranking

A Edenconsil, dona da EdeconVias, é a principal empresa que presta serviços ao governo Flávio Dino (PCdoB) na região da Grande São Luís. Tem feito trabalhos questionáveis do ponto de vista técnico, como o asfaltamento da região do Barramar. (Leia aqui)

Mesmo assim, ganha todas as obras do programa “Interbairros” – parceria entre governo e prefeitura.

A licitação dos transportes foi questionada pelas empresas detentoras das atuais linhas e pelo próprio Sindicato da Empresas, o SET, que chegou a ir à Justiça contra o certame.

Na última quinta-feira, o prefeito Edivaldo Júnior comemorou em suas redes sociais o fato de ter vencido a pressão e a opressão das empresas, garantindo a realização da licitação. (Releia aqui)

Fábio Câmara também comemorou a possibilidade de modernizar o setor na capital maranhense. Mas percebeu, durante a audiência, as suspeitas de que tudo está desenhado para acontecer do jeito que alguém quer que aconteça.

– É de arrepiar os cabelos que uma proposta com esta falha ao menos esteja apta a participar desta licitação. Um processo vendido como limpo, correto, está manchado pela ilegalidade e favorecimento; e viva a Edeconsil; e viva Edvaldo! – ironizou Fábio Câmara.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. Isso nada mais é do que um jogo, pra garantir interesses pessoais, feito pelo “ilustríssimo” vereador para anular a licitação… Não nos deixemos enganar…

  2. Eu acho engraçado a pessoa sair procurando a fundo algo que pudesse barrar a licitação e ainda diz que é a favor. Nós já percebemos que ta todo mundo tentando boicotar a licitação, e não adianta tentar se esconder depois ou tentar cantar vitória quando tudo tiver funcionando

  3. Como esse cara quer ser prefeito sendo advogado desses empresários de ônibus e ficando contra o bem do povo?! Sinceramente, é cada um que aparece.

  4. Fabio Camara, o vereador resmungão! Ele nao trabalha e n deixa ninguem trabalhar. a LICITACAO VEM PRA BENEFICIAR A POPULACAO INTEIRA DE SAO LUIS e ele vem com esse papo furado. Para com isso, vereador! Vai trabalhar!

  5. Fábio Câmara desde sempre esteve contra o processo de licitação, ele e Rose Sales, agora vem com essa historinha que está totalmente a favor, me compre um bode vereador!

  6. Um tecnico da inteira confiança do vereador Fabio Camara(PMDB) KKKKKKKKK esse tecnico aí nao é de confiança! Ele tava muito quieto, Fabinho! Vai procurar o que fazer, nobre vereador! A populacao de Sao Luis quer licitacao. A populacao quer progresso!

  7. É sintomático que a EDECONSIL também esteja participando doa licitação do ferry. Eu vi a sacola com …..no Luzeiros que o bambino foi levar. Quando perguntado, sobre o conteúdo da sacola, falou: Quem tem boca . tem fome.

  8. Desculpe o Vereador mais ele podia terolar ficado calado se foi só isso ele tá equivocado com seu emissário essa cláusula cai facilmente na justiça.

  9. Esse imbecil com mandato nao conhece principios, muito menos os principios que regem uma Licitacao Publica, e as siglas TCU devem ter outro significado pra ele !! Pra ser mais sucinto possivel aqui: os Tribunais de Contas determinam q nunca se restrinja o carater competitivo em um Certame, que as decisoes das Comissoes devem ser SEMPRE pautadas n sentido de que haja numero maior de participantes e concorrentes. Em um primeiro momento nao parece correto a exclusao de uma empresa que APRESENTOU a cauçao exigida, de um Banco no qual seus concorrentes alegam q n esta entre os 30 maiores de um Ranking oficial q n existe mais a 2 anos pelo BC !! Ora senhores, o intuito da licitacao é obter a Proposta Mais Vantajosa e nao seria a decisao mais correta dessa comissao deixar d fora de uma Licitacao tao importante para SLZ cm base na fragilidade desses argumentos por parte de concorrentes, ademais ainda poderá ser questionado no momento oportuno, em fase de recurso !! Finalizando, seria muito ingenuidade da minha parte em querer q esse “arrotador de factoides” cm mandato, soubesse algo de licitacao ou procedimentos licitatorios !!! Essa é a verdade dos fatos !!!

    • As regras existem para serem cumpridas! Se está escrito que tem que ser um dos 30 maiores bancos, é justamente para evitar que o Banco do Juquinha dê uma garantia.. Tem que ser uma instituição que banque com este valor caso seja necessário. Estranho é a Comissão “fazer vista grossa” para isso! Aliás, tá mais para “fazer vi$ta gro$$a”

  10. Interessante.. Quer dizer que, mesmo não cumprindo as regras do edital, a empresa está qualificada? Por que? Outra coisa: Não creio que seja necessário anular a licitação, mas sim desqualificar está empresa que descumpriu as regras. Mas será que farão isso, ou tem interesses maiores por trás?

  11. Ahhhhhhhh!!! Agora tá na cara: Esse vereador q se diz a favor da modernização da frota quer anular a licitação em nome do SET! Nobre vereador, por favor, em nome do povo de São Luís, largue de politicagem com assunto tão sério e não venha com seus interesses pessoais tentar melar esse fato histórico pra nossa cidade e pro nosso povo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *