Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Waldir Maranhão amplia base de apoio para permanecer no comando da Câmara…

Deputado maranhense recebe adesão do PSD, que havia representado contra ele no Conselho de Ética da Casa, e começa a ter influência no chamado Centrão, que reúne mais de 250 parlamentares

 

Maranhão resistiu e já é tolerado pela maioria das lideranças da Câmara

 

O deputado maranhenses Waldir Maranhão (PP) caminha para se manter no comando da Câmara Federal por tempo indeterminado – ou pelo menos até que a casa decida o futuro do presidente afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O parlamentar já tem o apoio declarado do PSD, que retirou, inclusive, o apoio à uma representação contra Maranhão no Conselho de Ética, por causa do ato de anulação da sessão do impeachment.

– Ninguém mais do que nós nos sentimos feridos com aquela equivocada é revoltante decisão, mas ele revogou o ato, pediu desculpas e aceitou se afastar da condução dos trabalhos no plenário. Muitos técnicos e juristas entendem que o objeto da ação pode ter sido prejudicado. Nós entendemos que a Câmara precisa de estabilidade e normalidade para votar as matérias que serão enviadas em breve pelo presidente Temer e as demais já em tramitação na Câmara – disse o líder do PSD, Rogério Rosso.

Para se manter no comando da Câmara, Maranhão aceitou os termos de uma gestão compartilhada na Casa, em que ele comanda todo o processo legislativo, mas não participa das sessões deliberativas.

Waldir tem conseguido anular, também, o próprio processo de expulsão do PP. Hoje, na legenda, a maioria dos deputados já desqualifica os termos da expulsão.

Além disso, o parlamentar maranhense tem recebido acenos do governo Michel Temer (PMDB), sobretudo pela ligação com Eduardo Cunha.

E assim, vai se mantendo no posto…

Sair da versão mobile