Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Eleições municipais tendem a consolidar grupos independentes ou de oposição…

Candidatos ligados ao governador Flávio Dino amargam situação difícil nos principais colégios eleitorais, o que pode dificultar o projeto de reeleição do PCdoB em 2018

 

Em Imprerriz, Ildon Marques lidera, com apoio de Roberto Rocha

De O EstadoMaranhão

As eleições municipais de outubro deverão delinear decisivamente o perfil da correlação de forças governistas, oposicionistas e independentes para as eleições de 2018. E este cenário passa, principalmente, pelas eleições nos principais colégios eleitorais.

A julgar pelas últimas pesquisas registradas, o governador Flávio Dino e seus principais aliados correm o risco de perder espaços em municípios importantes, como São Luís, Imperatriz, Caxias, Timon, Codó, Balsas e Santa Inês. Nestas cidades, são favoritos candidatos vinculados organicamente à oposição ou ligados aos grupos que, embora não se ponham em condição de oposicionistas, agem de forma independente do Palácio dos Leões.

Derrota em São Luís

Em São Luís, o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) tem reeleição improvável, e já corre risco, inclusive, de chegar a um eventual segundo turno, ameaçado que está pelo deputado estadual Carlos Wellington (PP).

Se a vitoriosa na capital for a favorita Eliziane Gama, quem se fortalece para 2018 é Roberto Rocha, e o PSDB. Se der Wellington, abre-se caminho para a formação de uma quarta via nas eleições de 2018.

Nenhum dos dois tende a se alinhar com Flávio Dino, sobretudo por causa do cenário presidencial, visto pelo PSDB – hoje principal adversário dinista no plano nacional –  como prioridade em 2018.

Consolidado no PSD, Alexandre Almeida também deve vencer em Timon

Imperatriz

Em Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, o grupo liderado pelo PCdoB também corre riscos iminentes.

O favorito a vencer a sucessão do prefeito Sebastião Madeira (PSDB), é o ex-prefeito Ildon Marques. Hoje filiado ao PSB, de Roberto Rocha, Marques tem ligações históricas também com o grupo da ex-governadora Roseana Sarney e hoje liderado pelo ministro Sarney Filho.

O principal nome do PCdoB é o deputado estadual Marco Aurélio, que ainda disputa a indicação com a suplente de deputada federal Rosângela Curado.

Desgastado, o prefeito Madeira sequer se envolve na disputa.

A oposição e os independentes são favoritos também em Santa Inês, com Vianey Bringel (PSDB); em Caxias, seja com Fábio Gentil ou com Paulo Marinho Júnior; em Balsas, com Chico Coelho, e em Timon, com Alexandre Almeida (PSD).

É preciso destacar que estes candidatos têm ligações históricas com os grupos anti-dinistas, o que torna mais difícil uma cooptação pós-eleição de outubro.

Missão que se tornará ainda mais difícil com o desgaste acentuado do governo comunista, que tende a aumentar até 2018.

Sair da versão mobile