7

O valor inconstante da rejeição eleitoral…

É óbvio que um candidato rejeitado hoje pode, perfeitamente, recuperar-se amanhã, a ponto de se ovacionado pelo eleitor;  o quesito antipatia em uma pesquisa eleitoral deve ser analisado conjuntamente com outro, o do “grau de conhecimento do candidato”

 

A receptividade popular a Edivaldo não pode ser confundida com apoio do eleitor ao candidato

A receptividade popular a Edivaldo não pode ser confundida com apoio do eleitor ao candidato

Editorial

Nos últimos dias, duas teses sobre pesquisas eleitorais – ambas simplórias – surgiram nas notícias e análises  sobre as eleições de outubro em São Luís.

A primeira aponta que o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) está liquidado por causa da altíssima rejeição, que hoje supera a casa dos 50% – sendo 40% de rejeição pessoal, somada à desaprovação de sua gestão.

A tese que tentou rebater a primeira surgiu no fim de semana, em blogs alinhados ao prefeito.

Segundo esta tese, a rejeição de Edivaldo registrada em pesquisas é um mito, por que não corresponde à receptividade que ele experimenta quando sai às ruas.

Como se disse, as duas teses são simplórias se analisadas isoladamente.

O cientista político Adriano Oliveira, do site “Cenário Inteligência”, ensina que  a variável do quesito “Rejeição” não deve se limitar somente a ela.

– A variável rejeição deve ser compreendida a partir da sua relação com a variável Nível de Conhecimento. Sendo assim, quanto mais um candidato é conhecido, mais plausível é a sua rejeição observada. O contrário também é verdadeiro – diz Oliveira. (Leia mais aqui)

No caso específico de Edivaldo Júnior, o que precisa ser medido conjuntamente com sua rejeição é o tamanho de seu grau de conhecimento no eleitorado; e as pesquisas mostram que, dentre todos os candidatos, o prefeito é o mais conhecido.

Eliziane é menos ou mais conhecida que Edivaldo? Se a resposta for "mais", ela teria qeu ser mais rejeitada também, caso contrário...

Eliziane é mais conhecida que Edivaldo? Se “sim”, ela teria que ser mais rejeitada, caso contrário…

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, considerado um dos maiores especialistas em leitura de pesquisas eleitorais, também vai na mesma linha sobre a relação entre rejeição e conhecimento do candidato.

– O índice de rejeição deve ser visto apenas como quem não está indeciso em relação a esse ou aquele, por ter decidido seu voto apontando para outro oponente. Numa eleição em dois turnos, onde se passa para o segundo turno com 15% a 20%, isso tem pouco significado – diz Maia. (Leia aqui)

A resposta para a situação de Holandinha no cenário eleitoral de São Luís estará, portanto, na análise conjunta de seus índices negativos e positivos, comparada à dos demais candidatos.

Sem deixar de levar em conta, contudo, a reação própria do eleitor durante a campanha eleitoral.

E esta ainda nem começou…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. A verdae é que dentre todos candidatos Edivaldo é o mais preparado. Mostra trabalho, noa se envolve em polemicas, tem nome limpo, administra a prefeitura de maneira limpa, e isso, pra mim, que sou eleitor é o que importa. O resto é conversa fiada de candidato que ta mais sujo que pau de galinheiro.

  2. o JOAO DASMACENO falou tudo:
    Se ele se reeleger a famosa ilha rebelde, deixa de ser rebelde e torna-se ignorante.
    Mas acho que ele não vai nem para o segundo turno, falhou tanto quando Castelo e o eleitor de São Luis não perdoa.

  3. Esse índice é o oposto do que vem acontecendo nas ruas de São Luis. É nítido a aceitação do prefeito nas ruas da cidade. E, ele continua sendo um forte nome para continuar no poder.

    Resp.: Não se iluda com abraços e tapinhas nas costas, minha cara. A cientificidade das pesquisas diz que Edivaldo é rejeitado não apenas pela questão da rejeição em si, mas por que reprovam sua gestão em todos os níveis. uma coisa é gosta\r dele, achá-lo um “bom menino. Outra, é ver como sua gestão é incompetente e eficaz.

  4. Um texto muito inteligente e muito interessante. Concordo planamente, já o estão enterrando antes mesmo de morto. Ainda temos uma chão até outubro, por ser popular, obviamente o índice de conhecimento e rejeição estão lado a lado.

    Resp.: o pior é que a turma dele – o chamado grupo do Batista – acha mesmo que por causa de araços e tapinhas nas costas ele não está rejeitado coisa nenhuma

  5. Exatamente, a eleição ainda nem começou… as pesquisas podem apontar um alto índice de rejeição, mas as pessoas ainda não sabem os argumentos de Edivaldo, o que ele virá a apresentar de novo o que ainda se unirá com o que ele já vem apresentando de trabalho nos últimos tempos. Eu acredito que Edivaldo tem tudo para ser reeleito.

    Resp.; os argumentos de Edivaldo, meu caro, foram dados em 2012. Agora ele vai ter é que se explicar por que não cumpriu o que prometeu. E a rejeição só tende a aumentar. mas a turma do batista continua dizendo a ele que está tudo bem, tudo maravilhoso.

  6. Esses dados relativos demais , vamos aguardar o inicio da propaganda de Tv , onde o prefeito irá disparar .

  7. A verdade é que ficou claro que o prefeito sentiu o golpe e viu a realidade e tenta a qualquer custo passar que as pesquisas não são reais.

    A grande verdade da historia é que o atual prefeito prometu o novo, a mudança, a melhor gestão de todos os tempos. Prometeu tudo e não fez nada. Por inabilidade de gestão ou por falta de condições? Com certeza os dois fatores, no entanto, a população não quer saber, muito menos vindo de uma campanha que afirmava retirar a cidade do abandono. Se ele se reeleger a famosa ilha rebelde, deixa de ser rebelde e torna-se ignorante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *