0

Lago da Pedra: prefeitura leva mutirão da hanseníase ao Povoado Lagoa Seca…

Especialista aplica injeção em paciente

Especialista aplica injeção em paciente

A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate a hanseníase no município por causa do aumento no número de casos da doença.

Nesta quarta-feira, 15, a equipe da Estratégia Saúde da Família, que atua no Povoado Lagoa Seca, realizou um mutirão e fez busca ativa de pacientes em tratamentos e consultas médicas para o diagnóstico da doença. As ações se concentraram no povoado Lagoa Seca, mas atendeu também a moradores dos povoados Floresta, Cajazeiras, Centro dos Baixinhos e Palmeira.

O médico Francisco das Chagas, explicou que o aumento de casos de hanseníase preocupa e alertou as pessoas sobre a importância de procurar a unidade de saúde ao sentir qualquer sintoma suspeito da doença.

– É fundamental que as pessoas busquem atendimento médico para que possamos fazer o diagnóstico e encaminhar para o tratamento, pois o quando tratamento é feito no início a pessoa se recupera totalmente, sem sequelas – disse o médico.

As conversas com os pacientes são fundamentais

As conversas com os pacientes são fundamentais

A enfermeira Nayanna Crisbell, ministrou uma palestra dando orientações  importantes para as pessoas que participaram do mutirão, esclarecendo sobre os sintomas da doença e forma de tratamento que dispõe de medicamentos gratuitos.

– Assim como na sede em toda a zona rural a gente tem essa equipe pronta para atender a todo mundo, inclusive os casos de hanseníase com médico preparado, enfermeira, graças ao incentivo da nossa secretária e gestora que promoveram pra gente treinamentos para que pudéssemos está aptos para atender a essa população – ressaltou a enfermeira.

A lavradora N. O. de 39 anos,  está fazendo tratamento que vai ter duração de um ano, ela disse que está fazendo o tratamento de acordo com o que médico tem repassado e acredita que vai se recuperar totalmente.

– Vai ser um ano meu tratamento e tenha fé em Deus que vou ficar boa, eu vou ter vitória – disse confiante a lavradora.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *