4

Eliziane Gama e o início da campanha em São Luís…

Ainda liderando a corrida eleitoral e à frente de todos os adversários em eventual segundo turno, candidata do PPS precisa corrigir rumos, superar dogmas – políticos e religiosos – e cobrar posicionamento dos partidos aliados para recuperar força eleitoral

Eliziane tem força e carisma, mas precisa corrigir erros

Eliziane tem força e carisma, mas precisa corrigir erros

A deputada Eliziane Gama (PPS) é um fenômeno de carisma e de empatia popular, o que se reflete na sua força pessoal no confronto com os seus dois principais adversários na disputa de um segundo turno pela Prefeitura de São Luís.

Pelo menos é o que revelam não só a pesquisa Exata, mas todas as demais já divulgadas.

Mas Eliziane, mesmo assim, precisa corrigir os rumos políticos para manter a competitividade nesta fase da campanha.

Alguns erros do grupo da deputada levaram à situação de luz amarela que se apresenta na campanha. E precisam ser corrigidos imediatamente.

A própria presença de Wellington na disputa – que tirou boa parte do eleitorado da deputada – é resultado direto da dificuldade que Eliziane Gama tem de formar grupo e valorizar aliados.

Wellington é aliado da candidata pepessista desde as eleições de 2010 – inclusive filiado ao próprio partido dela – mas sempre foi tratado com certo distanciamento.

E foi esse distanciamento que levou o deputado a deixar o PPS e se abrigar no PP.

Partidos aliados

Eliziane também precisa exigir mais dos aliados partidários..

Na relação com o PSDB, por exemplo, cabe a ela estabelecer quando – e como – se dará a escolha do seu companheiro de chapa, evitando crises e desgastes de disputas internas entre tucanos, que precisam, inclusive, estar prontos para abrir mão da indicação em troca de um nome mais importante para o projeto..

O PSB também já deveria ter-se posicionado definitivamente em relação à deputada.

Os socialistas não podem mais empurrar a decisão para tomá-la apenas em um ponto de não-retorno, dentro da conveniência partidária e não da candidata.

Até porque, nesta relação, a dependência do projeto de Roberto Rocha ao projeto de Eliziane é bem maior que a dependência dela ao projeto dele.

Dogmas e vices

Eliziane precisa também superar dogmas – políticos e religiosos – que afastam a classe política e o eleitor mais qualificado do ponto de vista intelectual.

A deputada precisa reabrir diálogo efetivo com partidos como o PR, por exemplo, que tem no vereador Astro de Ogum uma de suas principais lideranças.

A cultura religiosa de Astro não pode ser empecilho à cultura religiosa da candidata.

A mesma questão deve ser levada em conta na relação com PMDB e PV, legendas vinculadas politicamente ao chamado grupo Sarney.

Eliziane não pode temer patrulha anti-sarneysista se o próprio prefeito Edivaldo Júnior (PDT) está cercado por partidos sarneysistas – como DEM, PTB, PSD, Pros e PSC – e nunca foi pressionado pelos aliados do governador Flávio Dino a abrir mão dessas legendas.

Qualquer um destes partidos poderiam dar à candidata do PPS um vice consistente do ponto de vista político-eleitoral, entre eles o próprio Astro, o deputado Adriano Sarney (PV) ou mesmo o vereador Fábio Câmara (PMDB).

Para os especialistas em pesquisas eleitorais, inclusive,  a chapa Eliziane/Fábio Câmara sempre foi classificada como uma chapa de dois candidatos, dada à sua representatividade em São Luís.

Eliziane Gama é a favorita na disputa eleitoral na capital maranhense, e isto a própria pesquisa Exata também mostrou.

E cabe apenas a ela própria definir o seu destino…

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. DEsculpem aos que apoiam eleiziane, mas ela já demonstrou claramente que não tem capacidade, firmeza e senso de autoridade para comandar uma cidade coo São Luís.

  2. Eliziane que sujou sua própria imagem. Se ele não teve capacidade de ajustar suas alianças políticas é de responsabilidade dela e de mais ninguém. Como o próprio comentário anterior diz que Jackson teve coragem de blindar certaz alianças, por que Eliziane corre pra tentar apoio de nomes sujos no cenário nacional político como Aécio Neves e Waldir Maranhão? Acho que quem tem desvio de caráter é essa senhora Eliziane Gama.

  3. MUITO BOM ESSA E A ANALISE DO JOGO , O ¨TIME ¨E MUITO IMPORTANTE, NAO SE PODE TOMAR FORA DO PONTO , PODE CUSTAR A ELEICAO . #DIRETOAOPONTO

  4. Muito boa a abordagem Marcos. De fato há um verdadeiro patrulhamento em relação a deputada eliziane patrocinado claro pelos lacaios ligados a prefeito que no mais completo desespero tentam minar a candidatura de eliziane. Edvaldo já demonstrou ser capaz de tudo para se reeleger basta ver a postagens extremamente ofensivas e caluniadoras que a midia por ele orientada tenta jogar a população com objetivo de macular a imagem de eliziane. Mesmo que ocorra uma improvável vitória edvaldo levará consigo o eterno peso na consciencia de ter feito ou patrocinado atos que sempre condenou e foi vitima na eleição passada. Talvez nem tenha responsabilidade por isso mas ao não se posicionar ou mesmo proibir mostra entre outras coisa a fraqueza de caráter e de condução do processo politico voltado a sua reeleição. Alianças com partidos ligados a determinados grupo são muitos naturais basta lembrar o ocorrida na eleição de prefeito de são luis no auge da guerra fria entre o grupo sarney e oposição liderada por jackson lago. Naquela época Roseana lider do PFL apoiou a candidatura de JACKSON que não recusou o apoio , ao contrário , até brindou a aliança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *